Acessibilidade / Reportar erro

Quando a educação se torna uma necessidade para além de um direito universal: interface entre campo acadêmico e ação coletiva camponesa na constituição da Educação Diferenciada

When education becomes a necessity beyond a universal right: an interface between the academic field and peasant collective action in the constitution of Differentiated Education

Cuando la educación se convierte en una necesidad, además de un derecho universal: la interfaz entre el ámbito académico y el actuación colectiva campesina para la constitución de la Educación Diferenciada

RESUMO

A educação diferenciada, enquanto movimento político posto em curso por povos e comunidades tradicionais, visa à aquisição da cultura escolar e científica como instrumento para fortalecer o protagonismo étnico-político na luta por direitos. Com um olhar local — a região Transamazônica e Xingu —, abordamos construção social de demandas e propostas de educação diferenciada, pari passu com a trajetória de constituição e mudanças do grupo do movimento social da região, que tem constituído formas de ação coletiva e quadros institucionais representativos do campesinato. Nessa perspectiva, fazendo uso de aportes teórico-metodológicos bourdieusianos, o artigo traz ao debate a relação entre a educação efetivada por políticas de ações afirmativas e as finalidades sociais que ela vem ganhando sobretudo quanto à incorporação daquelas às estratégias de reprodução social do campesinato, ultrapassando o previsto nas políticas públicas.

Palavras-chave:
Educação Diferenciada; Campesinato; Ação Coletiva

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br