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Formação ética de graduandos/as em Pedagogia em tempos de "ideologia de gênero": um estudo transversal utilizando o Defining Issues Test-2 (DIT-2)

Formación ética de estudiantes de pregrado en pedagogía en tiempos de "ideología de género": un estudio transversal utilizando el Defining Issues Test-2 (DIT-2)

RESUMO

Neste artigo, resultado de uma pesquisa que se ateve à dimensão ética do trabalho do/a pedagogo/a com os temas de gênero e sexualidades na escola, objetiva-se analisar a formação ética, do ponto de vista do desenvolvimento moral, de graduandos/as em Pedagogia de uma universidade pública paulista. A amostra foi composta de 165 sujeitos matriculados nos anos inicial e final do curso que ambientou a pesquisa. Para a mensuração de sua formação ética, recorreram-se às abordagens kohlberguiana e neokohlberguiana do desenvolvimento moral e utilizou-se o Defining Issues Test 2 (DIT-2). Os resultados demonstraram que a formação ética dos/as graduandos/as se mantém estagnada e, até mesmo, indica certa regressão ao longo do curso. Além disso, o baixo desempenho dos/as participantes esteve fortemente relacionado com seu vínculo religioso, inferindo-se que o vínculo e a formação religiosa podem deslegitimar e coibir sua formação ética.

Palavras-chave:
Ética; Desenvolvimento Moral; Pedagogia; Formação Inicial Docente; DIT-2

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