Acessibilidade / Reportar erro

Conhecimento profissional docente e formação de professores

PROFESSIONAL TEACHING KNOWLEDGE AND TEACHER EDUCATION

CONOCIMIENTO PROFESIONAL DOCENTE Y FORMACIÓN DE PROFESORES

RESUMO

Este artigo encontra-se dividido em três partes. Na primeira parte, argumenta-se que a questão central da formação de professores reside num “terceiro género de conhecimento”, designado por conhecimento profissional docente. Na segunda parte, ensaia-se a definição desse conhecimento, com base nos conceitos de contingente, coletivo e público, e retiram-se consequências para a formação de professores nos planos institucional, profissional e público. A terceira parte é dedicada à análise dessas consequências, referindo-se à necessidade de um “terceiro lugar” institucional, de um reforço do coletivo docente e de uma projeção pública dos professores. Numa breve conclusão, reitera-se que os novos modelos de formação de professores devem assentar no conhecimento profissional docente.

PALAVRAS-CHAVE
conhecimento profissional docente; desenvolvimento profissional docente; formação de professores; profissão docente

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br