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Entre emancipação e regulação: (des)encontros entre educação popular e movimentos sociais

Between emancipation and regulation: (mis)matches between popular education and social movements

Entre emancipación y regulación: (des)encuentros entre la educación popular y movimientos sociales

Resumos

O artigo analisa a dupla face da educação popular na sua relação com os movimentos sociais na América Latina, como subsidiária e promotora destes. Por um lado, pode-se dizer que a educação popular é a expressão pedagógica dos movimentos e como tal é aliada na conquista de direitos políticos e civis. Ao mesmo tempo, enquanto processo pedagógico, ela é também uma instância formadora e orientadora da sociedade e dos próprios movimentos sociais. Analisam-se as mudanças nas relações entre a educação popular e os movimentos sociais especialmente a partir da década de 1990, quando entram em cena novas forma de regulação e controle. São destacados dois temas neste estudo: os territórios de resistência e as respectivas pedagogias, e a questão da nova governabilidade e as implicações para a educação popular.

educação popular; movimentos sociais; Paulo Freire; América Latina


The article analyzes the double face of popular education in its relation with social movements in Latin America, functioning both as subsidiary and as their promoter. In this sense, one can say that popular education is the pedagogical expression of social movements and, as such, is an ally in the struggle for political and civil rights. At the same time, popular education, as a pedagogical process, fulfils a formative and directive role within society and for the very social movements. In this article, emphasis is placed on analysis of the changes in the relation between popular education and social movements, especially after 1990, when new forms of regulation and control are developed. Two related themes are highlighted in this study: the territories of resistance and their respective pedagogies, and the quest for new forms of governance and their implications for popular education.

popular education; social movements; Paulo Freire; Latin America


Este artículo analiza la faz dupla de la educación popular en su relación con los movimientos sociales en América Latina, como subsidiaria y promotora de estos. Por un lado, se puede decir que la educación popular es la expresión pedagógica de los movimientos y como tal está aliada en la conquista de los derechos políticos y civiles. Al mismo tiempo, como proceso pedagógico, ella es también una instancia formadora y orientadora de la sociedad y de los propios movimientos sociales. Se estudian las mudanzas en las relaciones entre la educación popular y los movimientos sociales especialmente a partir de la década de 1990, cuando entran en escena nuevas formas de regulación y control. Son destacados dos temas en este estudio: los territorios de resistencia y las respectivas pedagogías, y la cuestión de la nueva gobernabilidad y las implicaciones para la educación popular.

educación popular; movimientos sociales; Paulo Freire; América Latina


ARTIGOS

Entre emancipação e regulação: (des)encontros entre educação popular e movimentos sociais* * Trabalho originalmente preparado para integrar o painel "Educação popular e movimentos sociais: tensões e desafios na América Latina", na 32ª Reunião anual da ANPEd, realizada de 4 a 7 de outubro de 2009. O projeto do qual se origina este artigo conta com apoio do CNPq.

Between emancipation and regulation: (mis)matches between popular education and social movements

Entre emancipación y regulación: (des)encuentros entre la educación popular y movimientos sociales

Danilo R. Streck

Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Pós-Graduação em Educação

RESUMO

O artigo analisa a dupla face da educação popular na sua relação com os movimentos sociais na América Latina, como subsidiária e promotora destes. Por um lado, pode-se dizer que a educação popular é a expressão pedagógica dos movimentos e como tal é aliada na conquista de direitos políticos e civis. Ao mesmo tempo, enquanto processo pedagógico, ela é também uma instância formadora e orientadora da sociedade e dos próprios movimentos sociais. Analisam-se as mudanças nas relações entre a educação popular e os movimentos sociais especialmente a partir da década de 1990, quando entram em cena novas forma de regulação e controle. São destacados dois temas neste estudo: os territórios de resistência e as respectivas pedagogias, e a questão da nova governabilidade e as implicações para a educação popular.

Palavras-chave: educação popular; movimentos sociais; Paulo Freire; América Latina

ABSTRACT

The article analyzes the double face of popular education in its relation with social movements in Latin America, functioning both as subsidiary and as their promoter. In this sense, one can say that popular education is the pedagogical expression of social movements and, as such, is an ally in the struggle for political and civil rights. At the same time, popular education, as a pedagogical process, fulfils a formative and directive role within society and for the very social movements. In this article, emphasis is placed on analysis of the changes in the relation between popular education and social movements, especially after 1990, when new forms of regulation and control are developed. Two related themes are highlighted in this study: the territories of resistance and their respective pedagogies, and the quest for new forms of governance and their implications for popular education.

Key words: popular education; social movements; Paulo Freire; Latin America

RESUMEN

Este artículo analiza la faz dupla de la educación popular en su relación con los movimientos sociales en América Latina, como subsidiaria y promotora de estos. Por un lado, se puede decir que la educación popular es la expresión pedagógica de los movimientos y como tal está aliada en la conquista de los derechos políticos y civiles. Al mismo tiempo, como proceso pedagógico, ella es también una instancia formadora y orientadora de la sociedad y de los propios movimientos sociales. Se estudian las mudanzas en las relaciones entre la educación popular y los movimientos sociales especialmente a partir de la década de 1990, cuando entran en escena nuevas formas de regulación y control. Son destacados dos temas en este estudio: los territorios de resistencia y las respectivas pedagogías, y la cuestión de la nueva gobernabilidad y las implicaciones para la educación popular.

Palabras clave: educación popular; movimientos sociales; Paulo Freire; América Latina

Exatamente em benefício daquilo que é novo e revolucioná-

rio em cada criança é que a educação precisa ser conser-

vadora; ela deve preservar esta novidade e introduzi-la

como algo novo em um mundo velho, que, por mais revolu-

cionário que possa ser em suas ações, é sempre, do ponto

de vista da geração seguinte, obsoleto e rente à destruição.

Arendt, 1992, p. 243

Introdução

A educação popular tem como uma de suas marcas acompanhar o movimento de classes, grupos e setores da sociedade que entendem que o seu lugar na história não corresponde aos níveis de dignidade a que teriam direito. Isso pode significar a reivindicação de espaço na estrutura existente, mas pode também representar o engajamento na luta por rupturas e pela busca de novas possibilidades de organização da vida comum. O elemento definidor, neste caso, não é tanto o projeto final, mas a disponibilidade para sair do lugar, o mover-se em direção a um horizonte que apenas deixa entrever sinais do que Paulo Freire chamou de inéditos viáveis. Quer definamos a educação popular com base nos objetivos, no método, no conteúdo, no contexto ou nos sujeitos, sempre haverá dúvidas sobre o que ela é de fato. Acredito que nisso reside uma de suas virtudes e é um dos motivos pelos quais ela não se dissolve como outras modas pedagógicas dispostas a trazer soluções mais ou menos definitivas.

Isso tem a ver com a sua origem. Há unanimidade entre os historiadores da educação popular de que ela se forma no movimento da sociedade. Se temos nomes que servem de referência é porque pessoas se dispuseram e tiveram a habilidade de captar a pedagogia que se realizava nesse movimento. No entanto, enquanto processo, ela é maior que cada um desses nomes e continua sendo recriada nesse movimento da sociedade. Uma das contribuições das teses e dissertações nos programas de pós-graduação é o desvelamento de pedagogias invisibilizadas pelo projeto pedagógico hegemônico,1 1 O Grupo de Trabalho de Educação Popular da Associação Nacional de Pesquisa em Educação (ANPEd) é um espaço no qual são visibilizadas algumas dessas pedagogias no trabalho com reciclagem de resíduos sólidos - de tecelãs, de prostitutas -, de preservação do meio ambiente, entre outras. Ver também as experiências reunidas no livro Participação e práticas educativas: a construção coletiva do conhecimento (Herbert et al., 2009). preocupado com estatísticas e resultados que habilitam os alunos a serem econômica e socialmente competitivos no cenário posto. Ao consenso de Washington, na economia, parece ter se sucedido um consenso pedagógico gerado com base nos centros de poder (Streck, 2007).

Neste artigo, proponho-me a discutir a relação entre a educação e os movimentos sociais, tendo como pressuposto que a origem da educação popular está nos movimentos sociais e que, na medida em que os movimentos sociais se reconfiguram no cenário regional, nacional e internacional, também a educação popular precisa perguntar-se pelo lugar de onde faz a sua leitura de mundo e a sua intervenção. O desafio é o mesmo que Paulo Freire coloca no início de Pedagogia do oprimido, quando diz: "Mais uma vez os homens, desafiados pela dramaticidade da hora atual, se propõem, a si mesmos, como problema. Descobrem que pouco sabem de si, de seu 'posto no cosmos', e se inquietam por saber mais" (1981, p. 29). Acredito ser esta uma tarefa que se coloca para cada geração e que ela precisa responder lançando mão das ferramentas disponíveis em seu tempo.

Na primeira parte do artigo, analiso brevemente como a educação popular surge no seio dos movimentos sociais, tendo como parâmetro a obra de Paulo Freire. Uma das características desse pensador é que ele soube reinventar a si mesmo e a pedagogia em meio ao movimento da sociedade.A pedagogia do oprimido se alonga em pedagogia da pergunta, pedagogia da esperança, pedagogia da autonomia, pedagogia da indignação e outras mais. Na segunda parte, detenho-me na relação atual entre os movimentos sociais e a educação popular com base em dois temas que emergem da análise: os territórios de resistência e as respectivas pedagogias; e a questão das novas governabilidades e as implicações para a educação popular.

Os conceitos do título remetem à obra do sociólogo Boaventura de Sousa Santos (2000), para quem o conhecimento na modernidade se assenta em dois pilares: a regulação e a emancipação. Houve, segundo ele, ao longo dos dois últimos séculos, um desequilíbrio a favor da regulação e uma consequente submissão do pensamento a uma ordem reducionista. Na medida em que faz sentido um discurso de pós-modernidade de oposição, o desafio estaria em buscar uma assimetria em favor da emancipação. O argumento neste artigo está fundado na crença de que os movimentos sociais e a educação popular, como forças distintas e complementares, desempenharam e podem continuar desempenhando um importante papel na promoção de desequilíbrios e na busca de transformações e novas regulações.

A origem no movimento

A história da educação popular geralmente é contada a partir da década de 1960, que no Brasil coincide com uma forte mobilização popular na qual se encontrava inserida a educação, em especial a alfabetização de adultos. A referência mais marcante desse movimento pedagógico-político-cultural é o projeto de Paulo Freire em Angicos, no Rio Grande do Norte, em 1963. Dentre os movimentos implantados no Nordeste, todos no início da década de 1960, podem ser citados o Movimento de Cultura Popular (MCP), criado na Prefeitura de Recife; a campanha "De pé no chão também se aprende a ler", instituída pela Prefeitura de Natal; e o Movimento de Educação de Base (MEB), criado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil em convênio com o governo federal. Em sua análise desse período, Scocuglia (2000, p. 51) conclui que "embora continuassem sob o patrocínio do Estado, sob seu financiamento, esses movimentos transcenderam o controle estatal e imiscuíram-se na sociedade civil, aprofundando suas raízes". Uma das razões para isso teria sido a visão da educação como integrada à cultura enquanto expressão criativa de homens e mulheres.

Há, nesse sentido, uma coincidência com experiências em outros lugares do mundo: o movimento estudantil naquela época reivindicava uma democratização das relações nas universidades e escolas; as mulheres deixavam os seus lugares tradicionais, nas casas, para reclamar uma participação igualitária em todos os setores da sociedade; o movimento dos direitos civis colocava em xeque a dominação baseada na cor da pele; as ainda existentes colônias africanas declaravam a sua emancipação. Essa relação dos movimentos sociais no contexto internacional com o surgimento da educação popular está expressa na nota de rodapé de Paulo Freire, em Pedagogia do oprimido:

Os movimentos de rebeldia, sobretudo de jovens, no mundo atual, que necessariamente revelam peculiaridades dos espaços onde se dão, manifestam, em sua profundidade, esta preocupação em torno do homem e dos homens, como seres no mundo e com o mundo. Em torno do

que

e do

como

estão sendo. Ao questionarem a "civilização do consumo", ao denunciarem as "burocracias" de todos os matizes; ao exigirem a transformação das Universidades, de que resulte, de um lado - o desaparecimento da rigidez nas relações professor-aluno; de outro - a inserção delas na realidade; ao proporem a transformação da realidade mesma para que as Universidades possam renovar-se; ao rechaçarem velhas ordens e instituições estabelecidas, buscando a afirmação dos homens como sujeitos de decisão, todos estes movimentos refletem o sentido mais antropológico do que antropocêntrico de nossa época. (1981, p. 29-30)

Essa citação contém elementos que compõem a compreensão de Freire sobre os movimentos sociais e que coincidem com grande parte das definições que encontramos em autores que estudam o tema. Os movimentos sociais:

a) são ações coletivas, com certo nível de organização;

b) são portadores de uma rebeldia que impulsiona as mudanças na sociedade;

c) são localizados, respondendo a desafios específicos de uma classe, de um grupo social, de uma questão social emergente;

d) são ao mesmo tempo portadores de uma preocupação essencial, de caráter universal, que no caso seria a busca de humanização;

e) são lugares de constituição do homem e da mulher como sujeitos;

f) da atualidade indicam a ultrapassagem de uma visão antropocêntrica em direção a uma visão antropológica.

Para o nosso trabalho importa destacar o fato de que a educação popular, em sua origem, praticamente se encontra fundida com os movimentos sociais populares.2 2 Ver o artigo "Uma pedagogia em movimento: os movimentos sociais na obra de Paulo Freire" (Streck, 2009). Na medida em que ela corresponde a uma pedagogia do oprimido (e não para ele), a fonte de inspiração será o próprio movimento da sociedade. Os movimentos sociais populares são considerados por Freire como a grande escola da vida. Neles, a ação por melhorias concretas no bairro ou das condições de vida anda de mãos dadas com a reflexão sobre o entorno e sobre estratégias de luta. "É por esse caminho, diz Freire, que o Movimento Popular, vai inovando a educação" (Freire & Nogueira, 1989, p. 66). Eles são uma força instituinte nas práticas educativas.

A ação dos movimentos, por outro lado, não gera a sua pedagogia em um vazio teórico. Nesse contexto pode-se apenas lembrar que existe uma rica tradição pedagógica pouco integrada na reflexão teórica, mas que funciona como um manancial subterrâneo que alimenta as novas experiências. Talvez a figura mais expressiva seja José Martí, com sua insistência na formação de homens e mulheres para o que ele chamava de nossa América, uma educação que reconhecesse as peculiaridades deste subcontinente e que formasse cidadãos e governantes para as jovens nações que aqui nasciam. Há uma longa lista de nomes que merecem ser trazidos à luz das discussões, entre eles José Mariátegui (Peru), José Pedro Varela (Uruguai), Nísia Floresta (Brasil), Elizardo Pérez (Bolívia) e Gabriela Mistral (Chile). O caminho para uma refundamentação consistente passa pela apropriação crítica dessa memória submersa e subversiva.3 3 Compete, nesse sentido, recuperar o sentido revolucionário da transmissão. Baseado em Walter Benjamin, Ricardo Forster (2008, p. 182) declara: "Por eso deseo reivindicar la tarea de la transmisión, acentuar su carácter iconoclasta, su intensidad subversiva em uma época ausentada de sus raíces, huérfana del pasado".

O estado da discussão

Verifica-se nos últimos anos uma preocupação crescente em torno do tema da educação popular e dos movimentos sociais. Os motivos para isso são diversos, mas destacaria como o principal deles a necessidade de reencontrar-se com práticas sociais que hoje traduzem efetivas perspectivas de transformação. Como assinalado por Pedro Pontual (2008, p. 3) na apresentação de um número especial da revista La Pirágua inteiramente dedicado ao tema em pauta, com o título de capa Educación Popular y movimientos sociales hoy: nuevos retos y compromisos: "Los movimientos sociales son el sujeto político protagonista de las mas sustantivas transformaciones históricas em nuestro continente y de las prácticas de educación popular". Ou seja, há em sua visão uma coincidência entre ações transformadoras na sociedade e na educação popular, ambas impulsionadas pelos movimentos sociais.

Na abertura de outra obra que reúne reflexões de pesquisadores brasileiros e portugueses, encontramos ainda de maneira mais explícita a busca de lugares que estejam fora ou na margem do âmbito da institucionalidade das políticas de educação dirigidas a públicos adultos e que se conforma aos ditames da nova economia. Nas palavras de Rui Canário, no prefácio do livro Educação popular e movimentos sociais (2007, p. 8):

Transitou-se de uma perspectiva de "humanização" do desenvolvimento e de promoção social, imagem de marca do movimento de educação permanente impulsionado pela UNESCO, para uma clara subordinação funcional da formação de adultos a uma racionalidade econômica, em que impera a lógica e o poder das empresas multinacionais.

O objetivo da publicação por ele referida é, por um lado, questionar essa compreensão estreita da educação de adultos e, por outro, identificar potencialidades de emancipação na ação transformadora. Mais uma vez, o olhar se volta para os movimentos sociais.

Um terceiro livro inicia com uma referência à exaustão do modelo de organização social que não mais corresponde às "mais generosas aspirações dos Humanos e do Planeta". Afirma Callado (2008, p. 10), prefaciador do livro Educação popular e movimentos sociais: aspectos multidimensionais na construção do saber: "Os Movimentos Sociais Populares com projeto alternativo de sociedade emergem como protagonistas principais, no atual cenário socio-histórico". A possibilidade de uma outra sociedade estaria vinculada a uma efetiva organização dos núcleos ativos que se encontram na base.

A coincidência dos títulos4 4 Ver também Educação popular e movimentos sociais (Scocuglia ; Jezine, 2006) e Educação e movimentos sociais: novos olhares (Jezine; Almeida, 2007); Movimientos sociales: la emergencia del nuevo espiritu (DRI, 2008); Globalização, educação e movimentos sociais: 40 anos da Pedagogia do oprimido (Mafra et al., 2009). sinaliza que se está diante de um tema prioritário para a educação popular. Tendo a leitura do mundo como um de seus axiomas básicos, esta preocupação corresponde à experiência de ter que redefinir o lugar de onde é feita essa leitura. Consultam-se então os cientistas sociais para compreender a dinâmica dos movimentos sociais e encontram-se ali surpresas nas discussões. Por exemplo, quem não ouviu falar dos novos movimentos sociais? Ou dos novíssimos? Vejamos o que diz Follari (2008, p. 21) a esse respeito:

Los "nuevos movimientos sociales" no siempre son nuevos; como en el caso de los indígenas o los grupos cristianos, resulta absurdo denominarlos así. Lo que siempre es nuevo, es su descubrimiento por parte de los intelectuales, que apelaron a ellos cuando se quedaron sin discurso propositivo em los años noventas, trás la caída del socialismo real. A falta de sociedad alternativa, bueno resulto hablar de la sociedad civil.

O mesmo autor desmistifica a relação maniqueísta entre os bons movimentos sociais e as más instituições políticas. Segundo ele, ambos cumprem funções diferentes e são necessários na sociedade. Os movimentos sociais não podem funcionar como partidos políticos e governos, nem desempenhar o papel destes; da mesma forma, se a racionalidade dos movimentos sociais - que por natureza tem um foco de ação restrito - prevalecesse, perder-se-ia a tensão entre as singularidades dos movimentos e as políticas gerais.

Com base no que sabemos sobre a relação entre movimentos sociais e educação, os estudos podem ser divididos em dois grandes blocos, que na realidade são as duas faces do mesmo fenômeno. Por um lado, procura-se compreender a pedagogia dentro do movimento, no sentido de potencializar os processos ali desenvolvidos e extrapolar as lições para outros lugares pedagógicos, com base no pressuposto de que ali ocorrem aprendizagens que podem servir de referência para outros contextos pedagógicos. Por outro lado, outra dimensão dos estudos é o movimento, em si, como um momento pedagógico para a sociedade.

Dentre as aprendizagens nos movimentos podem ser destacados os seguintes: a) o redimensionamento do popular, ampliando o seu significado para além da tradicional visão classista; b) o enraizamento como uma necessidade para uma educação que se propõe a reconstruir identidades; c) ao mesmo tempo, a ruptura e a insurgência como parte da pedagogia dos movimentos sociais; d) a participação como um princípio metodológico, uma vez que a solidariedade entre os integrantes de um movimento é constitutiva do próprio movimento; e) uma nova compreensão de sujeito, como emergência na ação e não como instância fixa; f) a produção de saberes específicos da área de atuação dos movimentos sociais, tais como ecologia, direitos humanos, a questão da terra e moradia; g) a relação com o poder, devendo este ser recriado em função tan-to da eficácia da ação quanto da solidariedade interna; f) o redimensionamento do local e do global.5 5 Uma análise mais detalhada destes encontra-se no artigo "Práticas educativas e movimentos sociais na América Latina: aprender nas fronteiras" (Streck, 2006).

Em termos de significado para a sociedade, os movimentos sociais se caracterizam por introduzir o conflito como um elemento pedagógico. A mídia desempenha um papel fundamental nesse "ensino" baseado nos movimentos sociais. Há, hoje, uma forte tendência nos meios de comunicação hegemônicos à criminalização dos movimentos sociais, classificando os seus integrantes como perturbadores da ordem e, portanto, sujeitos à repressão policial (Seone, 2008). Em contrapartida, os próprios movimentos criam estratégias pedagógicas muito efetivas. A prática do Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) de visitar cidades e estabelecer diálogo com igrejas, entidades e órgãos públicos certamente contribuiu para que, apesar das repressões, se encontrasse disseminado na opinião pública um reconhecimento de justiça na causa da luta dos trabalhadores sem-terra. Hoje, cada vez mais, a Internet ajuda a construir redes de informação alternativas que fazem o contraponto à opinião emanada em meios de comunicação, aos quais o povo só tem acesso como espectador ou coadjuvante nos programas das tardes de domingo.

A agenda dos movimentos sociais e da educação popular

A tendência anteriormente indicada de reencontro da educação popular com os movimentos sociais indica também que houve um distanciamento, quando não um divórcio. Um dado importante é que a crise dos movimentos sociais, associada à queda do muro de Berlim, em 1989, coincide, na educação popular, com a busca de refundamentação ou, como querem alguns, de refundação. Passada a avalanche neoliberal, o momento atual parece traduzir-se exatamente por esse reencontro numa luta já com contornos um pouco mais definidos. Roberto Leher (2007, p. 20) aponta que "as contradições ensejadas pelas políticas de ajuste estrutural neoliberal provocaram relativa ascensão das lutas sociais, assim como recolocaram na agenda dos movimentos sociais a necessidade de repensar suas estratégias". Por isso, segundo ele, "é possível verificar um extraordinário revigoramento da educação popular e, em particular, da formação política".

O revigoramento referido por Leher talvez corresponda mais propriamente a um deslocamento de foco e uma visão mais clara do panorama que se coloca diante de nós. Analisamos, a seguir, dois aspectos deste panorama, cruzando na discussão a perspectiva dos movimentos sociais e da educação popular. São eles: a configuração de novos territórios de resistência e suas pedagogias; e as novas governabilidades e suas formas de regulação.

Os territórios de resistência e suas pedagogias

O Fórum Social Mundial, cuja primeira edição ocorreu em 2001 e que retornou a Porto Alegre em 2010, revelou que, em paralelo à globalização do mercado, existe também uma confluência de movimentos que buscam novas formas de regulação coletiva e democrática. O livro Mundialización de las resistencias (Amin & Houtart, 2004) dá um panorama desses movimentos em todos os continentes em que pesem as diferenças decorrentes das especificidades do contexto social, econômico e cultural, há ampla convergência expressa no slogan do Fórum Social Mundial: "Um outro mundo é possível". Desde a luta dos Dalits na Índia aos movimentos indígenas e campesinos na América Latina, começa a haver a construção de uma agenda comum como sinal do reconhecimento da necessidade de superar a clássica fragmentação dos movimentos sociais em busca da construção de um mundo no qual, na bela expressão dos zapatistas, caibam todos.

O mapa dos movimentos sociais na América Latina também surpreende pela quantidade e variedade. Em resumo, segundo o estudo de Caccia Bava e Santos (2008), as regiões apresentam as seguintes características: a) no México, na América Central e no Caribe, o estudo aponta o grande esforço para garantir direitos; b) na zona andina, em virtude da maior polarização entre direita e esquerda, luta-se por uma refundação democrática, de caráter mais radical; c) no cone sul, onde a institucionalidade democrática foi capaz de integrar novos atores políticos, o conflito se processa por meio de canais de participação dentro de uma proposta de caráter reformista. Trata-se de um mapa em permanente mudança, segundo a própria dinâmica reativa e propositiva dos movimentos sociais em relação aos desafios da conjuntura.

Nessa visão panorâmica da sociedade merece atenção a ideia de território, por sua vez associado com a luta de resistência. Um movimento social é, por princípio, a busca de um outro lugar social. Ele se dá a partir daqueles que rompem a inércia e se negam a continuar vivendo no lugar que historicamente lhes estava designado. Partindo desse mover-se, formamse territórios que se orientam por uma lógica distinta da hegemônica. Conforme a definição de Zibechi (2008, p. 31): "El território es entonces el espacio donde se despliegan relaciones sociales diferentes a las capitalistas hegemónicas, aquellos lugares en donde los colectivos pueden practicar modos de vida diferenciados". O autor comenta a seguir que a ideia de território introduzida pelos povos indígenas unida às noções de autonomia, autogoverno e autodeterminação significa uma verdadeira revolução teórica e política, porque pressupõe a possibilidade de uma nova distribuição do poder, rompendo a centralização exclusiva no Estado-nação.

No caso da Bolívia, esse novo território é construído pela revolução democrático-popular que se realiza e ganha novo ímpeto com a eleição do primeiro presidente indígena, Evo Morales. Uma novidade dessa revolução é ser entendida essencialmente como um processo cultural, que traz novas visões e outros valores para conformar a organização social. Trata-se nada menos do que do desafio de estruturar a sociedade para que todas as culturas tenham espaço em um Estado plurinacional e pluricultural. Engana-se, no entanto, quem imagina que essa conquista surge do nada. Ela se dá tanto no contexto de lutas recentes pela água e pelos minerais, quanto pela memória de experiências revolucionárias como Warisata, uma escola idealizada e desenvolvida dentro da comunidade indígena, com base nela e com ela.6 6 Elizardo Pérez (1892-1980) realizou uma experiência de escola que marcou um novo momento na educação dos povos indígenas na Bolívia e em outros países. Trata-se do projeto conhecido como Warisata, nome de um pequeno povoado nas proximidades do Lago Titicaca. A escola foi fundada sobre o princípio de que a educação indígena deve acontecer no contexto social e cultural no qual vive o povo e, com base na sua forma de vida e organização social, buscar as mudanças que possibilitem uma vida digna como parte do mundo de seu tempo, mas sem perder as suas raízes. Elizardo Pérez define assim essa tarefa da escola: "O espírito do índio sobreviveu; a missão da escola indígena é dar-lhe nova vitalidade, modernizar sem abandonar a sua tradição, civilizá-lo sem destruir sua velha cultura nem suas instituições. Só assim cumprirá um papel histórico, salvando um dos povos mais admiráveis do passado, essência e medula do futuro da América" (Pérez, 1992, p. 56). Há, no caso, uma importante ressignificação do sentido de indígena, como explicado nesta passagem:

Lo indígena no es tanto un retorno al pasado o a la vivencia de una tradición ancestral, sino ante todo, lo indígena desde la perspectiva política es un proyecto de sociedad en construcción, que apela a la raíz ancestral y elige del pasado (o crea) elementos simbólicos y discursos relevantes para el presente y el futuro. (CENPROTAC, 2006, p. 25)

Também os zapatistas compreendem que não existe apenas uma forma de governo e que, com base na autonomia, é possível encontrar múltiplas alternativas de organização e administração da sociedade.7 7 Ver a dissertação de mestrado de Cheron Zanini Moretti (2010). O seu mandar obedecendo quebra a lógica da autoridade vertical e propõe uma compreensão de poder como serviço baseado na condição indígena e revolucionária. Seu ideal revolucionário não é transformar o México num território zapatista, mas a construção de uma sociedade na qual haja lugar para todos. "Por trabajar nos matam, por viver nos matam. No hay lugar para nosotros en el mundo del poder. Por luchar nos matarán, pero así nos haremos un mundo donde nos quepamos todos y todos nos vivamos sin muerte en la palabra" (Quarta Declaración de la Selva Lacandona. In: Caparó, 2001, p. 314).

Do ponto de vista pedagógico, o reconhecimento desses territórios de resistência e de experimentação política é importante porque implica o encontro com pedagogias distintas nesse multiforme e cambiante mapa de territorialidades.8 8 "En nuestro continente existen territorios heterogéneos porque los pueblos de nuestro continente resistieron y resisten la dominación, sustentando y creando territorios donde pueden habitar los modos de vida no hegemónicos. Ni la diferencia sociocultural, ni los territorios que las hospedan, son datos de la realidad sino construcciones cotidianas. Lejos de ser esencias se trata de creaciones y re-creaciones permanentes" (Zibechi, 2008, p. 79). A pedagogia do oprimido desdobra-se em pedagogias, no plural: de grupos juvenis, de direitos humanos, de ecologia, dos sem-teto, da terra e muitas outras. A educação popular passa a ser uma espécie de metapedagogia que abriga essas diferenças, tendo como desafio manter, na expressão cara a Paulo Freire, a unidade na diversidade. Alfonso Torres Carrillo (2007, p. 117) expressa bem essa função pedagógica da educação popular, quando diz que "las organizaciones y los movimientos sociales se convierten en espacios de socialización y educación política, en la medida en que desde las experiencias y procesos que generan, efectuan representaciones y alimentan nuevas identidades y utopias".

A tarefa não consiste na pretensão de educar os movimentos no sentido de enquadrá-los num mesmo esquema, mas permitir a emergência de novas possibilidades pedagógicas. Para isso é necessário afinar o olhar. "Si persistirmos en una mirada ilustrada, letrada y desde arriba, o sea masculina, blanca e intelectual, seguiremos subestimando acciones nacidas y realizadas por los de abajo" (Zibechi, 2008, p. 57). São inúmeros os exemplos de práticas educativas que se valem de estratégias diferenciadas e que a partir disso enriquecem o já vasto campo da educação popular.

As novas governabilidades

A América Latina se caracteriza no cenário mundial por ter sido o lugar de experimentação das políticas neoliberais, implantadas sob o peso de ditaduras. Paradoxalmente é também o lugar onde mais cedo se verificaram os movimentos de resistência. Um exemplo importante da mobilização popular para participar nas decisões de sua cidade é o Orçamento Participativo implantado em Porto Alegre no ano de 1989 pela Administração Popular, representando o acúmulo de muitas outras experiências de participação popular que estavam ocorrendo no Brasil. A América Latina é também o continente que abrigou o Fórum Social Mundial, um fato emblemático na busca de alternativas ao pensamento único fomentado pela globalização com base nos interesses do mercado.

Nos últimos anos, o mapa político revela uma forte inclinação para a esquerda com a eleição de governantes identificados, em graus diferenciados, com políticas que introduzem atenuantes ao neoliberalismo dominante em décadas anteriores. Isso tem algumas implicações importantes para os movimentos sociais e para a educação popular. Por um lado, seria contraditório não reconhecer que a presença desses governos se deve à intensa mobilização da sociedade, com conflitos que custaram a vida de muitos concidadãos. A eleição de Lula no Brasil, de Evo Morales na Bolívia, de Fernando Lugo no Paraguai, de Rafael Correa no Equador e de José Mujica no Uruguai, apesar das diferenças, foi festejada como uma vitória de forças que foram construindo sua participação no poder ao longo de décadas. Por outro lado, paira no ar um sentimento de que as mudanças estão muito aquém do esperado. Da tensão entre a conquista pelos movimentos sociais e da força das elites para manter o seu poder, surge o que Zibechi (2008, p. 103) chama de novas governabilidades:

Son el punto de intersección entre los movimientos (no como instituciones sino como capacidad de mover-se) y los estados, y a partir de ese "encuentro", en el proceso de encontrar-se, van naciendo las nuevas formas de dirigir estados y poblaciones. Más que punto o puntos de encuentro, quiero dar la idea de algo móvel y en construcción y re-construcción permanente. O sea, que las nuevas governabilidades no son ni una construcción unilateral ni un lugar fijo, sino una construcción colectiva y en movimiento.

Já não estaríamos no contexto de Estados de bem-estar social, nem de Estados neoliberais num sentido estrito, mas em Estados que procuram manter a sobrevivência das políticas existentes com novas formas de legitimação e com novas estratégias de governar os movimentos de baixo. Exemplos disso são as políticas compensatórias, os muitos tipos de bolsa que interferem de forma direta na vida das pessoas e, embora não alterando substancialmente o quadro das desigualdades, ensejam certo grau de mobilidade social.

Dentro dessa discussão merece destaque o papel das organizações não governamentais, que proliferaram nas últimas décadas, e a prática de parcerias. Embora haja controvérsias sobre a função que as organizações não governamentais desempenham na atual conjuntura política, parece haver um certo consenso de que passaram de um papel contestatório a um papel de colaboração, impulsionando a participação em escala local, mas sem intervir nas políticas macroeconômicas. Essa adaptação ao sistema está vinculada sobretudo ao surgimento de organizações não governamentais de segundo grau, ou seja, aquelas destinadas a canalizar a ajuda ao desenvolvimento. Zibechi (2008, p. 109) traz um exemplo do Chimborazo, uma região do Equador de população predominantemente indígena: com 28 mil habitantes, a região tinha 158 organizações de primeiro grau e 12 de segundo grau.

No contexto dessa nova governabilidade, muitos movimentos sociais se transformaram em organizações não governamentais ou se associaram àquelas que os apoiavam. Deixou-se de lado o caráter de protesto e reivindicação e passou-se à linguagem dos projetos e programas. Segundo a análise de Maria da Glória Gohn, criou-se uma nova gramática, sujeita a prazos e resultados de projetos, mesmo que estes atendessem apenas uma pequena parcela da população. "O militante foi se transformando no ativista organizador das clientelas usuárias dos serviços sociais" (Gohn, 2007, p. 37). Sua análise coincide com a de Zibechi (2008, p. 110), quando este denuncia o caciquismo que se forma com base nessas organizações, sendo a capacidade dos dirigentes avaliada não pela qualidade política, formativa e organizativa do movimento, mas pela habilidade de captar recursos. Trata-se, como argumentou um dirigente de uma organização, de uma questão de escala. Em outras palavras, o mundo está mais ou menos em ordem, basta que se ampliem os projetos existentes.9 9 Sobre os efeitos despolitizadores da ação das organizações não governamentais diz Forster (2008, p. 99): "Simplemente se desativó su presencia; su voz, se lo devolvió al silencio de quien carece de subjetividad, de quien es apenas objeto de conmiseración y caridad, pero ya no de expectativa o temor, dueño de uma habla fecundada por el húmus de la memória y las resistencias". Ver também Jorge Orduna (2005), O.N.G.: Las mentiras de la ayuda.

Deve ser dito que não se trata de negar a seriedade do trabalho das organizações não governamentais ou o seu direito de conquistar recursos para seus projetos por meio de parcerias. O trabalho realizado nessas instituições é tão digno como aquele que se realiza em escolas e universidades, e em algumas regiões representa a possibilidade de emprego para profissionais de várias áreas, desde agrônomos a pedagogos. No entanto, as análises chamam atenção para o fato de que elas também ajudam a educar os movimentos, no sentido de adaptá-los à racionalidade hegemônica, integrando-os de forma subalterna. Nesse processo são amplamente usadas as metodologias de educação popular, passando estas a instrumentos para perpetuar a dominação. É o feitiço que se volta contra o feiticeiro.

Outra questão relevante dentro do tema das novas governabilidades são as parcerias, dentre as quais citamos aqui a relação entre o estado e o MST na realização de seus programas de formação. Para compreender o contexto, deve ser dito que o MST resiste à ideia de escolarização dentro do sistema de ensino dito regular, mesmo que seja na zona rural, uma vez que o objetivo é preparar as crianças e os jovens para o trabalho no campo, mas também para a continuidade da luta pela justiça social. Os números são expressivos: os assentamentos contam hoje com 1.800 escolas públicas de ensino fundamental, nas quais estudam 160 mil crianças e trabalham 3.900 educadores (Vendramini, 2007, p. 135).

Ao analisar dois cursos resultantes da parceria entre a Secretaria de Educação do Piauí e o MST, um de formação de educadores e educadoras da reforma agrária (2004-2007) e o outro de escolarização de jovens e adultos da reforma agrária (2004-2005), Medeiros (2010) conclui que a parceria não precisa ser necessariamente um processo de cumplicidade e de cooptação, desde que o movimento social consiga manter a sua proposta de transformação social, como foi o caso do MST estudado. Ao lado, pois, de uma parceria de consenso, haveria a possibilidade de uma parceria dissidente, esta com potência de refazer o Estado como um espaço público.

Esses são alguns exemplos que mostram que estamos diante de um mapa cambiante que exige incorporar a leitura do mundo como prática cotidiana na educação popular. Quer sejam os piqueteros que ocupam as ruas em Buenos Aires, ou as tribos indígenas que lutam pela demarcação de suas terras na Amazônia, a emergência desses sujeitos sociais mostram que vivemos em uma sociedade cujo movimento muitas vezes passa despercebido, especialmente porque não é noticiado pela grande mídia.

É importante lembrar que, na acepção freiriana, a leitura de mundo pressupõe um posicionamento epistemológico. Paulo Freire nunca se vangloriou de ter criado um sistema de alfabetização milagroso, capaz de tirar as massas da ignorância pelo ingresso no mundo letrado. Ler o mundo e ler a palavra é, ao mesmo tempo, um ato político e um ato de conhecimento que pode valer-se de muitas técnicas, válidas à medida que integradas no processo de apreensão da realidade em transformação, em diálogo com o outro, com o mundo e consigo mesmo. O fato de determinado método de ensino ter sua origem em um contexto progressista e revolucionário não garante, por isso, que sua aplicação e seu efeito sejam automaticamente promotores de consciência crítica e de emancipação. O ser mais se realiza com base na autoconsciência da inconclusão como ser humano e da visão da história como possibilidade para a instauração de inéditos viáveis. É nesse chão comum que a educação popular e os movimentos sociais se encontram para a recriação de territórios e formas de convivência.

Conclusão

Em recente livro, Emir Sader (2009) usa a metáfora da toupeira para referir-se à América Latina. A toupeira, explica ele, remete a processos ocultos e imprevistos, mas sempre persistentes e em amadurecimento, que de repente vem à luz, muitas vezes de forma surpreendente. Creio que é uma metáfora que pode ser estendida para a educação popular em sua relação com os movimentos sociais. Há simplesmente muitas coisas que não vemos e conhecemos porque os movimentos sociais e os processos pedagógicos não são entidades fixas que podem ser dissecadas.

A epígrafe de HannahArendt no início deste texto pode, em princípio, soar estranha no contexto de um discurso pedagógico que se assume como progressista. Creio, no entanto, que a filósofa aponta para uma dimensão importante na educação, que é a impossibilidade de conhecer o novo que vem ao mundo com cada nascimento. É o nascimento de cada criança e é também o nascimento que ocorre nos movimentos sociais que se gestam onde a vida é ameaçada. O caráter conservador - e por isso talvez revolucionário - da educação consiste em cultivar a possibilidade de o novo não ser abortado ou ser enquadrado nas relações existentes que o asfixiam.

Freire (1982, p. 7) fala da dialética entre paciência e impaciência. "Se alguém enfatiza a paciência, cai no discurso tradicional que diz: 'Tem paciência, meu filho, porque será seu o reino dos céus'. O ativismo esquece que a história existe, não tem nada a ver com a realidade, pois está fora dela." Ele diz ter aprendido isso com Amílcar Cabral, um grande líder revolucionário da Guiné Bissau. É essa também a lição de muitos movimentos sociais que com suas ações, às vezes pequenas, constroem um novo que não podemos ver e tocar. A educação popular se dá nessa aposta e possibilidade, entre a paciência e a impaciência.

Recebido em outubro de 2009

Aprovado em março de 2010

DANILO R. STRECK, doutor em educação pela Rutgers University (New Jersey, Estados Unidos), é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Realizou estudos de pós-doutorado na Universidade da Califórnia (UCLA), em Los Angeles, e atuou como professor visitante no Doutorado Internacional de Educação na Universidade de Siegen (Alemanha), no Ontarío Institute of Studies in Education da Universidade de Toronto (Canadá) e na Universidade Javeriana (Colômbia). Atua também como editor do International Journal of Action Research. Publicações recentes: Educação para um novo contrato social (Vozes, 2003); Rousseau & Educação (Belo Horizonte: Autêntica, 2008); José Martí & Educação (Belo Horizonte: Autêntica, 2008); Pedagogia no encontro de tempos: ensaios inspirados em Paulo Freire (Petrópolis: Vozes, 2001). Também organizou e apresentou a coletânea Educação em Nossa América (Ijuí: Unijuí, 2007) e coordenou o projeto do Dicionário Paulo Freire (Belo Horizonte: Autêntica, 2010). Pesquisa atual: "A educação popular frente às mudanças estruturais e culturais na América Latina (1989-2009)". E-mail: dstreck@unisinos.br

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  • *
    Trabalho originalmente preparado para integrar o painel "Educação popular e movimentos sociais: tensões e desafios na América Latina", na 32ª Reunião anual da ANPEd, realizada de 4 a 7 de outubro de 2009. O projeto do qual se origina este artigo conta com apoio do CNPq.
  • 1
    O Grupo de Trabalho de Educação Popular da Associação Nacional de Pesquisa em Educação (ANPEd) é um espaço no qual são visibilizadas algumas dessas pedagogias no trabalho com reciclagem de resíduos sólidos - de tecelãs, de prostitutas -, de preservação do meio ambiente, entre outras. Ver também as experiências reunidas no livro
    Participação e práticas educativas: a construção coletiva do conhecimento (Herbert
    et al., 2009).
  • 2
    Ver o artigo "Uma pedagogia em movimento: os movimentos sociais na obra de Paulo Freire" (Streck, 2009).
  • 3
    Compete, nesse sentido, recuperar o sentido revolucionário da transmissão. Baseado em Walter Benjamin, Ricardo Forster (2008, p. 182) declara: "Por eso deseo reivindicar la tarea de la transmisión, acentuar su carácter iconoclasta, su intensidad subversiva em uma época ausentada de sus raíces, huérfana del pasado".
  • 4
    Ver também
    Educação popular e movimentos sociais (Scocuglia ; Jezine, 2006) e
    Educação e movimentos sociais: novos olhares (Jezine; Almeida, 2007);
    Movimientos sociales: la emergencia del nuevo espiritu (DRI, 2008);
    Globalização, educação e movimentos sociais: 40 anos da
    Pedagogia do oprimido (Mafra
    et al., 2009).
  • 5
    Uma análise mais detalhada destes encontra-se no artigo "Práticas educativas e movimentos sociais na América Latina: aprender nas fronteiras" (Streck, 2006).
  • 6
    Elizardo Pérez (1892-1980) realizou uma experiência de escola que marcou um novo momento na educação dos povos indígenas na Bolívia e em outros países. Trata-se do projeto conhecido como Warisata, nome de um pequeno povoado nas proximidades do Lago Titicaca. A escola foi fundada sobre o princípio de que a educação indígena deve acontecer no contexto social e cultural no qual vive o povo e, com base na sua forma de vida e organização social, buscar as mudanças que possibilitem uma vida digna como parte do mundo de seu tempo, mas sem perder as suas raízes. Elizardo Pérez define assim essa tarefa da escola: "O espírito do índio sobreviveu; a missão da escola indígena é dar-lhe nova vitalidade, modernizar sem abandonar a sua tradição, civilizá-lo sem destruir sua velha cultura nem suas instituições. Só assim cumprirá um papel histórico, salvando um dos povos mais admiráveis do passado, essência e medula do futuro da América" (Pérez, 1992, p. 56).
  • 7
    Ver a dissertação de mestrado de Cheron Zanini Moretti (2010).
  • 8
    "En nuestro continente existen territorios heterogéneos porque los pueblos de nuestro continente resistieron y resisten la dominación, sustentando y creando territorios donde pueden habitar los modos de vida no hegemónicos. Ni la diferencia sociocultural, ni los territorios que las hospedan, son datos de la realidad sino construcciones cotidianas. Lejos de ser esencias se trata de creaciones y re-creaciones permanentes" (Zibechi, 2008, p. 79).
  • 9
    Sobre os efeitos despolitizadores da ação das organizações não governamentais diz Forster (2008, p. 99): "Simplemente se desativó su presencia; su voz, se lo devolvió al silencio de quien carece de subjetividad, de quien es apenas objeto de conmiseración y caridad, pero ya no de expectativa o temor, dueño de uma habla fecundada por el húmus de la memória y las resistencias". Ver também Jorge Orduna (2005),
    O.N.G.: Las mentiras de la ayuda.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      02 Set 2010
    • Data do Fascículo
      Ago 2010

    Histórico

    • Recebido
      Out 2009
    • Aceito
      Mar 2010
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