Acessibilidade / Reportar erro

Desenho e avaliação de um recurso educacional para promover competências sociais e emocionais com jogos indie através de design-based research

RESUMO

O presente trabalho aborda as fases de desenho, implementação e avaliação de um recurso educativo dirigido a docentes de 3º e 4º anos de ensino secundário para promover as competências socioemocionais de seus alunos com o uso dos indie games. Com base na metodologia de design-based research, o trabalho recorre às fases: análise e definição do problema, desenvolvimento de uma proposta, avaliação e reflexão para a geração de princípios de desenho. Depois de revisar as oportunidades que ofereciam os jogos independentes, mostramos como o trabalho deu lugar a uma primeira versão do recurso consistente em uma parte centrada em alfabetização em jogos e cinco atividades para o jogo selecionado (Braid). Também é analisado como o recurso evoluiu para dar origem a um e-book e a um processo de formação online percebido de forma muito favorável para os docentes. Finalmente foram estabelecidos alguns princípios de desenho que permitirão um ajuste iterativo do projeto nos próximos anos.

Palavras-chave:
Videogames; Educação Emocional; Design-Based Research; Game Studies

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br