Acessibilidade / Reportar erro

O lugar da política educacional na formação continuada de professores das redes municipais de Belo Horizonte e São Paulo

The place of educational policy in the continuing education of teachers in the municipal schools of Belo Horizonte and São Paulo

El lugar de la política educativa en la formación continua de los docentes de las escuelas municipales de Belo Horizonte y São Paulo

RESUMO

Este artigo versa sobre o lugar da política educacional na formação continuada dos professores das redes municipais de Belo Horizonte e São Paulo, buscando analisar o caráter com que a temática aparece nos momentos de formação coletiva. Inscreve-se em uma abordagem qualitativa, de natureza bibliográfico-documental, que contempla a revisão da literatura, o levantamento e a análise da legislação, os dados sobre as temáticas trabalhadas nas propostas formativas nos últimos cinco anos e como elas expressam o lugar destinado aos professores no âmbito das políticas educacionais. Os resultados apontam a fragilidade do debate sobre política educacional no âmbito da formação continuada de ambas as cidades e demonstram que o espaço destinado aos professores é limitado, em geral, reduzido à capacitação para a execução de propostas, impactando a potencial participação docente na formulação de políticas educacionais.

Palavras-chave:
Formação Continuada; Política Educacional; Trabalho Docente

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br