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Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira* * Texto apresentado como trabalho encomendado pelo Grupo de Trabalho "Trabalho e Educação" (GT-09), na 35ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), em Porto de Galinhas/PE, 2012.

Formación politécnica y formación integrada: enfrentamientos conceptuales, proyectos políticos y las contradicciones históricas de la educación brasileña

RESUMO

Neste artigo se discute a problemática da formação humana no contexto do ensino médio, etapa final da educação básica brasileira. Parte-se do pressuposto de que o objetivo a ser alcançado, na perspectiva de uma sociedade justa, é a formação onilateral, integral ou politécnica. A problemática se estabelece em torno da questão: é possível caminhar nessa direção em uma sociedade capitalista e periférica como a do Brasil? Trata-se de pesquisa bibliográfica que recorreu a pensadores clássicos do campo da sociologia e da educação com vistas a discutir conceitualmente os termos enunciados, notadamente "politecnia" e "formação humana integral". A partir disso, se analisa-se a possibilidade do ensino médio integrado como travessia na direção pretendida. As conclusões sinalizam que, em que pesem as dificuldades e os embates que marcam a trajetória educacional brasileira, cumpre reiterar a defesa de processos formativos emancipatórios, entre os quais se destaca a formação integral e integrada.

PALAVRAS-CHAVE:
ensino médio; formação humana integral; politecnia; ensino médio integrado

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