RESUMO
O objetivo deste artigo foi analisar, por meio da incidência de temas, conceitos e referências, a produção historiográfica sobre currículo no Brasil. Como metodologia, foram utilizadas estratégias da pesquisa bibliométrica e metapesquisa. O trabalho foi organizado em três etapas: revisão sistemática da literatura; análise dos títulos e resumos de teses e dissertações; e análise de referências bibliográficas e palavras-chave de artigos científicos. A análise dos objetos de estudo das teses e dissertações demonstrou que a produção acadêmica pode ser distribuída em quatro eixos temáticos que dizem respeito tanto ao contexto escolar como ao contexto acadêmico: cursos, disciplinas, políticas e teorias-práticas. Já as redes formadas pelas referências bibliográficas e palavras-chave indicadas nos artigos revelaram que a base epistemológica dessa produção acadêmica está intrinsecamente relacionada às duas principais áreas de pesquisa: história da educação e estudos do currículo.
PALAVRAS-CHAVE:
história do currículo; história da educação; estudos do currículo; análise bibliométrica; metapesquisa