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Múltiplos sentidos da inclusão da pessoa com deficiência intelectual em processo de envelhecimento: narrativas familiares1 1 Apoio: Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)/ Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Processo nº 302973/2022-2.

Múltiples sentidos sobre la inclusión de personas con discapacidad intelectual en el proceso de envejecimiento: narrativas familiares

RESUMO

Pessoas com deficiência intelectual estão vivendo mais e, em alguns casos, envelhecendo com os seus pais. O estudo objetivou analisar como as trajetórias de inserção social dos filhos, narradas pelos pais, contribuem para a defesa dos processos de inclusão em seus múltiplos sentidos. Materialidades empíricas foram geradas por meio de entrevistas narrativas com mães e um pai de pessoas com deficiência intelectual com mais de 53 anos, e a analítica foi inspirada na análise do discurso em Foucault. O estudo demonstra que cada momento histórico articula distintas noções de verdade às formas como pessoas com deficiência intelectual foram tratadas, desde a exclusão da escola, do trabalho, da vida afetiva e, mais recentemente, o movimento pela inclusão. A fragilidade da maioria dos pais entrevistados, em forma de saúde, de proteção, de segurança, aponta para a importância de políticas públicas de apoio a essa população, para que estes sujeitos possam viver e envelhecer com maior dignidade.

Palavras-chave:
Educação Especial; Deficiência Intelectual; Envelhecimento; Famílias; Inclusão

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