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Acolhimento de crianças pobres no interior do Brasil: o caso de uma escola salesiana em Corumbá, Mato Grosso, 1904-1927* * O presente estudo foi desenvolvido com base na dissertação de mestrado de Thais Palmeira Moraes, intitulada O atendimento à criança pobre, abandonada e sem-família em Corumbá (MT): 1904-1927, realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

ASSISTANCE FOR POOR CHILDREN IN THE INTERIOR OF BRAZIL: THE CASE OF A SALESIAN SCHOOL IN CORUMBÁ, MATO GROSSO, 1904-1927

ACOGIDA DE NIÑAS POBRES EN BRASIL: EL CASO DE UNA ESCUELA SALESIANA EN CORUMBÁ, MATO GROSSO, 1904-1927

RESUMO

Com o intento de compreender como viveu, no interior do Brasil, a população infantil pobre no início do século XX e de dar visibilidade a esse segmento e à formação educativa que a ele foi destinado, este artigo apresenta e analisa o acolhimento que crianças pobres e indígenas receberam em uma escola confessional feminina, localizada em Corumbá, Mato Grosso. As análises foram desenvolvidas com base em bibliografia e dados documentais, confrontados e completados com entrevistas a pessoas que, quando crianças, estudaram no referido colégio. Verificou-se que, nessa instituição, havia duas realidades educativas, uma para as alunas regulares, envolvidas com atividades majoritariamente escolares, e outra, educativa-assistencial, para as meninas acolhidas, que se ocupavam sobretudo com atividades domésticas.

PALAVRAS-CHAVE
escola confessional; crianças pobres; Roda de Expostos; Mato Grosso

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