Acessibilidade / Reportar erro

Desinteresse escolar: revisão de literatura (2007–2021) em teses, dissertações e artigos de periódicos da América Latina

Lack of school interest: literature review (2007–2021) in theses, dissertations and scientific journals from Latin America

Desinterés escolar: revisión de la literatura (2007–2021) en tesis, disertaciones y artículos de revistas de América Latina

RESUMO

O artigo tem o objetivo de apresentar a revisão de literatura sobre desinteresse escolar na América Latina no período 2007–2021, mapeando teses, dissertações e artigos de periódicos na língua portuguesa e espanhola nos portais Scientific Electronic Library Online (SciELO), Google Acadêmico, RedALyC e no catálogo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A busca resultou em 188 trabalhos que problematizam o desinteresse escolar, os quais foram classificados em nove categorias: resgate histórico do conceito; desinteresse por área do conhecimento; metodologias para o enfrentamento do desinteresse; sentidos da escola para os jovens; relação entre professor e aluno; representações docentes; implicações do desinteresse na atividade docente; desinteresse associado ao fracasso escolar; desinteresse ligado a aspectos sociais. Foi possível inferir que o desinteresse envolve múltiplas dimensões que demandam a proposição de currículos que levem em consideração a realidade e diversidade dos estudantes.

Palavras-chave:
Evasão Escolar; Interesses do Aluno; Currículos

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br