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Sobre o domínio da natureza na filosofia da história de Theodor W. Adorno: uma questão para a educação

On governing of nature in Adorno's philosophy of history: a topic for education

Sobre la dominación de la naturaleza en la filosofía de la historia de Theodor W. Adorno: una cuestión para la educación

Tomando como referência fundamental o ensaio "A ideia de história natural" e o desdobramento de algumas de suas questões em Dialética do esclarecimento, mas também em outros textos que compõem o mesmo projeto crítico, o presente texto ocupa-se do tema da relação entre História e Natureza em Theodor W. Adorno. Para tanto, procura mostrar como o autor, em seu diálogo tenso com a tradição dialética, critica ambos os conceitos em sua aparência antitética, para então apresentar uma nova conceituação para segunda natureza. Ao final, mostra o entrelaçamento entre segunda natureza - como catástrofe -, técnica e educação, movimento que procura pôr em novos termos a assertiva adorniana de que Auschwitz não se repita.

Adorno, Theodor W.; educação e autonomia; filosofia da história


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