RESUMO
O texto apresenta os resultados de um estudo em que se procurou perceber que práticas de desenvolvimento profissional são reconhecidas por docentes do ensino superior, em particular para a dimensão do ensino. Visou-se ainda compreender como esses atores percecionam a formação pedagógica. Inscrevendo-se em uma abordagem mista, com recurso à técnica de entrevista e de questionário, auscultaram-se académicos afiliados a três escolas superiores de educação da região de Lisboa e Vale do Tejo. Os resultados revelam uma tendência para processos de aprendizagem de cariz artesanal, sendo valorizado o autoestudo e a socialização. No entanto, verifica-se um reconhecimento da relevância da formação pedagógica, em especial para quem não detém formação qualificante para outros níveis de ensino, surgindo como crença perfilhada a ideia de que as aprendizagens pedagógicas adquiridas para outros contextos de educação e ensino podem ser transferidas para a atuação docente no nível do ensino superior.
PALAVRAS-CHAVE:
pedagogia do ensino superior; desenvolvimento profissional; formação pedagógica; ensino superior