O abandono do magistério: vínculos e rupturas com o trabalho docente |
Lapo e Bueno (2002)LAPO, Flavinês Rebolo; BUENO, Belmira Oliveira. O abandono do magistério: vínculos e rupturas com o trabalho docente. Psicologia USP, v. 13, n. 2, p. 243-276, 2002. https://doi.org/10.1590/S0103-65642002000200014 https://doi.org/10.1590/S0103-6564200200...
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Psicologia (USP) |
Delimitar e caracterizar o fenômeno da evasão de professores e compreender sob um ângulo específico as relações entre os vários determinantes desse fenômeno. |
Levantamento de dados obtidos da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. (1990–1995). Aplicação de questionários e entrevistas com 16 professores sobre a história de vida profissional. |
Professores, desencanto com a profissão e abandono do magistério |
Lapo e Bueno (2003)LAPO, Flavinês Rebolo; BUENO, Belmira Oliveira. Professores, desencanto com a profissão e abandono do magistério. Cadernos de Pesquisa, n. 118, p. 65-68, mar. 2003. https://doi.org/10.1590/S0100-15742003000100004 https://doi.org/10.1590/S0100-1574200300...
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Cadernos de Pesquisa |
Compreender de que modo o processo de abandono do magistério público é tecido ao longo da vida e da experiência profissional dos professores. |
Levantamento sobre a exoneração de professores efetivos de São Paulo (1990–1995). Aplicação de um questionário a um grupo de 158 ex-professores e entrevistas com 16 ex-professores. |
Egressos da licenciatura em matemática abandonam o magistério: reflexões sobre profissão e condição docente |
Souto (2016)SOUTO, Romélia Mara Alves. Egressos da licenciatura em matemática abandonam o magistério: reflexões sobre profissão e condição docente. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 4, p. 1077-1092, out.-dez. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/S1517-9702201608144401 http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022016...
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Educação e Pesquisa |
Identificar as dificuldades encontradas pelos egressos do curso de matemática no exercício da docência na escola básica e os motivos para o abandono da profissão. |
Utilizou-se uma abordagem qualitativa. Trata-se do estudo de caso dos egressos da licenciatura em matemática da UFSJ. Amostra de 114 egressos até julho de 2012. Utilizou questionário com perguntas abertas e fechadas. |
Motivos para abandono e permanência na carreira docente em educação física |
Favatto e Both (2019)FAVATTO, Naline Cristina; BOTH, Jorge. Motivos para abandono e permanência na carreira docente em educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 41, n. 2, p. 127-134. https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.05.004 https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.05.0...
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Revista Brasileira de Ciências do Esporte |
Analisar os motivos que influenciam os professores de Educação Física a permanecer e abandonar a docência no início da carreira. |
Pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Foram entrevistados 16 professores que tinham até quatro anos de magistério. A análise do conteúdo foi empregada para sistematizar as entrevistas. |
Intenção de abandono profissional entre professores: o papel dos estressores ocupacionais |
Carlotto, Câmara e Oliveira (2019)CARLOTTO, Mary Sandra; CAMARA, Sheila Gonçalves; OLIVEIRA, Michelle Engers Taube de. Intenção de abandono profissional entre professores: o papel dos estressores ocupacionais. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 24, e240028, 2019. https://doi.org/10.1590/S1413-24782019240028 https://doi.org/10.1590/S1413-2478201924...
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Revista Brasileira de Educação |
Identificar o poder preditivo dos estressores ocupacionais para a tendência ao abandono profissional em professores. |
Participaram 376 professores de escolas municipais de Porto Alegre. Utilizou-se um questionário de dados sociodemográficos e laborais, uma escala de avaliação de tendência ao abandono e um questionário de estressores ocupacionais. |