1. |
“O mestrado profissional é, sobretudo, voltado para profissionais que querem avançar seus conhecimentos, sejam funcionários de empresa sejam professores. Ou seja, é um mestrado para quem trabalha” (Castro, 2005Castro, Cláudio de M. A hora do mestrado profissional. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 2, n. 4, p. 16-23, 2005., p. 19). |
2. |
“O que está freando o desenvolvimento do mestrado profissional é a sua estrutura atrelada à [pós-graduação] PG acadêmica que lhe tira a vida própria e os converte em prêmios de consolação ou mendigos, no Olimpo dos cursos acadêmicos” (Castro, 2005Castro, Cláudio de M. A hora do mestrado profissional. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 2, n. 4, p. 16-23, 2005., p. 17). |
3. |
“O que se requer é ação. Sem valorizar a experiência profissional, matamos no nascedouro qualquer chance de êxito de tais mestrados” (Castro, 2005Castro, Cláudio de M. A hora do mestrado profissional. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 2, n. 4, p. 16-23, 2005., p. 18). |
4. |
“Daí que seja preocupante as ciências que se preocupam com a sociedade, muitas vezes, não participarem do debate sobre como o conhecimento mais qualificado será aplicado socialmente. Daí, o empenho da CAPES em facilitar, às distintas áreas do conhecimento, sua aplicação prática para além dos muros da academia” (Ribeiro, 2005Ribeiro, Renato J. O mestrado profissional na política atual da CAPES. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 2, n. 4, p. 97-104, 2005., p. 11). |
5. |
“No MA, pretende-se pela imersão na pesquisa formar, a longo prazo, um pesquisador. No MP também deve ocorrer a imersão na pesquisa, mas o objetivo é formar alguém que, no mundo profissional externo à academia, saiba localizar, reconhecer, identificar e, sobretudo, utilizar a pesquisa de modo a agregar valor a suas atividades, sejam essas de interesses mais pessoal ou mais social” (Ribeiro, 2005Ribeiro, Renato J. O mestrado profissional na política atual da CAPES. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 2, n. 4, p. 97-104, 2005., p. 15). |
6. |
“É particularmente importante o trabalho de conclusão ou os trabalhos realizados ao longo do curso, que preferencialmente devem constituir casos de conhecimento científico ao ambiente profissional para o qual se volta o MP. Isso será tanto melhor se parte, pelo menos, do corpo docente demonstrar produção em campos aplicados no referido ambiente profissional” (Ribeiro, 2005Ribeiro, Renato J. O mestrado profissional na política atual da CAPES. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 2, n. 4, p. 97-104, 2005., p. 15). |
7. |
“Dessa forma, o curso busca formar um profissional capacitado para pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&D&I), e também capaz de atuar como multiplicador, repassando seus conhecimentos para os demais profissionais do seu campo profissional” (Quelhas; Faria Filho; França, 2005Quelhas, Osvaldo L. G.; Faria Filho, José R.; França, Sérgio L. B. O mestrado profissional no contexto do sistema de pós-graduação brasileira. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 2, n. 4, p. 8-15, 2005., p. 98). |
8. |
“À universidade, depositário do conhecimento produzido em vários campos, caberia não só buscar, mas também identificar problemas e questões, como colocar seu conhecimento à disposição dos mestrandos inscritos no mestrado profissional, orientando-os na busca dos equacionamentos esperados. Esse, por definição, seria o mestrado profissional, distinguindo-se igualmente da especialização e do mestrado voltado à formação de natureza acadêmica” (Quelhas; Faria Filho; França, 2005Quelhas, Osvaldo L. G.; Faria Filho, José R.; França, Sérgio L. B. O mestrado profissional no contexto do sistema de pós-graduação brasileira. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 2, n. 4, p. 8-15, 2005., p. 99). |