Acessibilidade / Reportar erro

TRADUÇÕES HETEROGÊNEAS DA(S) POLÍTICA(S) DE CONVIVÊNCIA ESCOLAR NO CHILE

RESUMEN

O objetivo deste estudo foi analisar como a(s) política(s) de convivência escolar se traduz(em) no campo educacional. A teoria ator-rede (TAR) foi utilizada para compreender a complexidade entre políticas centrais e práticas locais e um desenho qualitativo com ênfase em metodologias participativas por meio da técnica de conferências de consenso. Participaram duas escolas públicas que, compartilhando diretrizes semelhantes e apoio do nível intermediário (município), apresentam resultados acadêmicos e não acadêmicos diferentes. A análise de conteúdo revelou que as traduções locais, sendo heterogêneas, compartilham a importância de uma visão compartilhada da convivência escolar, da participação da comunidade escolar e de uma abordagem pedagógica da convivência. Discute-se o papel de alguns dispositivos sociotécnicos e a importância da participação de alunos e pais para passar de uma lógica organizacional punitiva para uma mais formativa.

PALABRAS CLAVE
convivência escolar; educação e política; relação escola-comunidade

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br