Acessibilidade / Reportar erro

Cambios paradigmáticos en educación

Paradigmatic changes in education

Analisa dois câmbios paradigmáticos, qualitativos, que estão ocorrendo atualmente na educação e que estão afetando a comunidade de educadores. O primeiro situa-se no plano organizacional, ou seja, na forma de representar o contexto no qual funciona o sistema educativo. Trata-se fundamentalmente de entender as propostas atuais de gestão, que envolvem o conceito de qualidade, qualidade como resposta às demandas e identidade pedagógica. O segundo ocorre nos componentes da matriz disciplinar e expressa-se no nível da aprendizagem, do currículo e da avaliação. Neste último caso, afirma que se está passando de uma matriz condutivista para um matriz construtivista. Conclui afirmando que os câmbios paradigmáticos devem assumir como eixo fundamental o reposicionamento do sujeito. Isso implica, de um lado, nova compreensão de como prendem e como interagem os indivíduos com outros indivíduos. De outro lado, implica também colocar o sujeito no centro da aprendizagem, como ator ativo da construção de conhecimentos.

paradigmas em educação; mudanças em educação


ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br