Perceções sobre a avaliação no contexto de ensino e da aprendizagem |
A- Perceções sobre avaliação e sua integração no ensino e na aprendizagem |
1- Perceções sobre avaliação |
|
|
2- Perceções sobre a relação - ensino, avaliação e aprendizagem |
-
a) Processo de ensino, avaliação e aprendizagem centrado no professor.
-
b) Processo de ensino, avaliação e aprendizagem dependente da intervenção dos alunos.
|
a) Processo de ensino, avaliação e aprendizagem centrado no professor. |
3- Perceções sobre o papel dos alunos e do professor no processo de avaliação |
|
a) Cabe ao professor ensinar e avaliar e aos alunos aprender. |
Estratégias de ensino |
B-Dinâmicas de sala de aula |
1- Atividades, modalidades de trabalho e recursos didáticos utilizados em sala de aula |
-
a) Atividades: exercícios do manual escolar, fichas de trabalho, atividades laboratoriais e atividades lúdicas.
-
b) Modalidades de trabalho: trabalho individual e por pares.
-
c) Recursos didáticos: manual escolar, apresentações em powerpoint, vídeos e acetatos.
|
-
a) Atividades: questões-aula, atividades laboratoriais, exercícios do manual escolar, fichas de trabalho, análise de imagens e questionamento oral.
-
b) Modalidade de trabalho: trabalho em grupo, por pares e individual.
-
c) Recursos didáticos: audiovisuais como apresentações em powerpoint, transparências, manual escolar, fichas de trabalho e jogos.
|
2- Atividades que promovem a participação, autonomia e a aprendizagem dos alunos |
-
a) Participação: correção oral de exercícios, apresentação de trabalhos e revisões de conteúdos anteriores.
-
b) Autonomia: trabalhos práticos e laboratoriais.
|
-
a) Participação: correção oral de exercícios.
-
b) Autonomia: atividades práticas laboratoriais, trabalhos de grupo, questões-aula, fichas de trabalho e exercícios do manual escolar.
|
Estratégias de avaliação |
C-Planificação da avaliação |
1- Planificação dos momentos de avaliação |
a) Avaliação prevista para momentos formais. |
a) Avaliação efetuada em momentos formais e no final de cada período. |
D- Avaliação efetuada a partir dos diferentes instrumentos de avaliação |
1- Instrumentos de caráter sumativo |
|
a) Fichas de avaliação sumativa. |
2- Instrumentos de caráter formativo |
a) Fichas formativas, questões-aula e exercícios do manual escolar. |
a) Fichas formativas, trabalhos de grupo, trabalhos de casa, exercícios do manual, questões-aula e atividades laboratoriais. |
3- Avaliação efetuada a partir de instrumentos de avaliação formativa |
-
a) Trabalhos de grupo e relatórios experimentais.
-
b) Metodologia de avaliação formativa é do conhecimento dos alunos.
-
c) Resultados da avaliação formativa integrados na grelha de avaliação.
|
a) Avaliação formativa confinada a questões-aula, relatórios e trabalhos de grupo. |
4- Utilização dos resultados da avaliação para regular as práticas de ensino |
a) Práticas de ensino adaptadas de acordo com os resultados da avaliação dos alunos. |
|
5- Critérios de avaliação |
a) Critérios de avaliação enquadrados na legislação. |
-
a) Critérios de avaliação conhecidos e compreendidos pelos alunos.
-
b) Critérios de avaliação aplicados através de fichas de avaliação, fichas de trabalho, trabalhos de grupo, participação, empenho e atitudes e valores.
-
c) Critérios de avaliação importantes na avaliação.
-
d) Atribuição da classificação na área atitudes e valores desconhecida pelos alunos.
|
E- Feedback
|
1- Feedback oral associado aos diferentes instrumentos de avaliação |
a) Feedback oral associado à correção das fichas de avaliação sumativa. |
a) Feedback oral associado à correção oral das fichas de trabalho/formativas. |
2- Feedback escrito associado aos diferentes instrumentos de avaliação |
b) Feedback escrito associado a chamadas de atenção ou à correção do erro, nas fichas de avaliação sumativa e nos relatórios experimentais. |
a) Feedback escrito pouco útil. |
F-Participação dos alunos na avaliação |
1- Envolvimento dos alunos na avaliação |
a) Participação dos alunos na autoavaliação no final do período e no final do ano letivo. |
a) Participação dos alunos na autoavaliação no final do período e no final do ano letivo. |
G-Dinâmicas de avaliação |
1- Avaliação diagnóstica |
a) Avaliação diagnóstica escrita e oral. |
a) Avaliação diagnóstica, escrita e oral. |
2- Autoavaliação e heteroavaliação |
a) Auto e heteroavaliação efetuada oralmente no final de cada período. |
|
3- Frequência da avaliação formativa |
a) Avaliação formativa frequente através de fichas formativas, trabalhos de grupo e questões orais. |
|
H- Importância da avaliação sumativa e formativa e sua articulação |
1- Avaliação sumativa e avaliação formativa |
|
-
a) Avaliação sumativa como sendo a soma das notas de todas as fichas de avaliação sumativa efetuadas ao longo do ano letivo.
-
b) Avaliação formativa como contributo para as aprendizagens.
-
c) Avaliação sumativa e formativa estão relacionadas e ambas são importantes.
|
2- Integração da avaliação formativa e da avaliação sumativa |
a) Avaliação formativa pouco integrada na avaliação final. |
|