RESUMO
O Diretor é um ator central e o líder formal das escolas. O modelo de gestão de escolas públicas (MGEP) influencia seu estilo e comportamento de liderança. Este estudo teve como objetivo analisar o desempenho do Diretor como líder à luz do atual MGEP, bem como quais são os aspetos positivos e negativos do modelo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas exploratórias em uma amostra sistemática aleatória de 30 Diretores, com experiência de, pelo menos, 4 anos. Os resultados mostraram que os Diretores procuram encontrar um equilíbrio entre o seu papel de líder e gestor, privilegiando a delegação e a colegialidade na coordenação da equipe, discordando da atual configuração do Conselho Geral e sublinhando a importância dos valores e da ética na gestão escolar. Eles exigem mais tempo para gestão e monitorização pedagógica, maior autonomia e menos burocracia, e denunciam a falta de recursos para a gestão de pessoas, instalações, equipamentos e serviços.
PALAVRAS-CHAVE
modelo de gestão das escolas públicas; liderança; diretor