RESUMO
Com base em um estudo de caso longitudinal, o artigo tem por objetivo analisar a dinâmica de aulas, o material de didático de apoio e os resultados de processo de alfabetização de pessoas adultas desenvolvido em uma escola espanhola freiriana que é referência mundial, tanto na educação de pessoas adultas, como nos processos participativos de educandos(as). Os dados foram analisados por meio das técnicas da Análise de Conteúdo e da Metodologia Comunicativa, tendo como aporte teórico os estudos da aprendizagem dialógica. As pesquisadoras concluem que os processos realizados pela escola promovem estratégias com potencial para maior engajamento dos(as) educandos(as) nas ações escolares, ampliação das aprendizagens e transformações sociais, em âmbito individual e coletivo-comunitário. A relevância da pesquisa está em apresentar processos dialógicos de aprendizagem e participação de maneira articulada, superando a contraposição que muitas vezes se faz entre sonho e ciência em educação.
Palavras-chave:
Aprendizagem-dialógica; Paulo Freire; Educação de Jovens e Adultos