RESUMO
Neste artigo são apresentados a teoria psicossocial e pragmatista erigida pelo filósofo americano George Herbert Mead (1863-1931) e seu valor para a educação escolar no presente. Mediante uma detalhada análise da obra, com apoio de comentadores, Mead é situado no contexto acadêmico de sua época, delineando-se os preceitos de seu pensamento e a idiossincrasia entre seus pares. Seu legado consiste num arcabouço teórico multidisciplinar - tratando-se de psicologia, sociologia e educação, interligados -, em uma linguagem clara e acessível, tendo sempre como princípio norteador a mediação e a construção do self, por intermédio da interação simbólica. O presente trabalho também se baseou em comentadores brasileiros e estrangeiros que estudaram Mead, mas oferece um enfoque diferente de como as ideias do filósofo poderiam ser úteis em elucidar questões pertinentes à educação escolar, tais como inclusão, bullying e papel social da escola.
PALAVRAS-CHAVE G. H. Mead; pragmatismo; educação; interacionismo simbólico