Acessibilidade / Reportar erro

Narrativas biográficas na formação docente do campo: memórias e experiências do curso Escola da Terra Capixaba

NARRATIVAS BIOGRÁFICAS EN LA FORMACIÓN DOCENTE DEL CAMPO: MEMORIAS Y EXPERIENCIAS EN EL CURSO ESCOLA DA TERRA CAPIXABA

RESUMO

O artigo discute a dimensão das narrativas biográficas na formação de professoras-educadoras do campo, por meio do curso Escola da Terra Capixaba, ocorrido em sua segunda edição nos anos 2017 e 2018, no Espírito Santo. Coloca em cena o debate da educação do campo e a formação docente a partir das experiências dos sujeitos que, no registro de suas biografias amalgamadas à vida, trabalho e formação, compartilham experiências e produzem processos formativos, o que provoca diálogos consigo, com o outro e com o mundo. Como resultados, depreende-se que as narrativas biográficas das professoras-educadoras do campo visibilizam os saberes e fazeres de suas experiências e fertilizam as aprendizagens a partir das reflexões e tensionamentos que provocam no sujeito narrador e no coletivo da escuta. O trabalho resulta ainda como propulsor de outras racionalidades teórico-metodológicas no âmbito da formação continuada de professoras-educadoras do campo.

PALAVRAS-CHAVE
biografias; narrativas; experiências docentes; formação docente do campo

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br