RESUMO
Estudo aplicado ao contexto da avaliação externa do ensino superior do Brasil. Foram discutidas as recentes reformas no contexto do modelo de avaliação brasileiro (2016-2018). O novo cenário é explicado com base no mapeamento conceitual com um diagrama visual, permitindo a visão sistêmica da aplicação dos novos indicadores de qualidade relativos aos estudantes e do novo modelo de recrutamento de avaliadores do ensino superior. Realizou-se uma análise longitudinal de onze anos dos resultados das ações da avaliação externa do modelo (2004-2014), que antecedeu o início da reforma. A análise cruzou os dados das avaliações in loco com microdados das avaliações do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. A metodologia de investigação utilizou a triangulação, com combinação de múltiplos métodos qualitativos e quantitativos. Os resultados destacam a capacidade de resposta do modelo em um cenário massificado que apresentou uma média anual de 3.500 ações avaliativas externas envolvendo visitas de avaliadores.
PALAVRAS-CHAVE:
ensino superior; avaliação; SINAES; avaliação externa; instituições de ensino superior