1 |
O envio e o recebimento de mensagens, realizados desde o início do curso, contribuem para aproximar colegas e professores/tutores. |
,585 |
|
|
|
|
1 Estratégias de ensino |
α = 0,75 |
3 |
As questões propostas nos fóruns de discussão conduzem à observação, à análise e à reflexão dos conteúdos propostos e da minha prática profissional. |
,596 |
|
|
|
|
4 |
Compartilhar, nos fóruns de discussão, minhas experiências profissionais com colegas e professores, a partir dos conteúdos trabalhados no curso, contribui para novos aprendizados. |
,544 |
|
|
|
|
5 |
O retorno às minhas dúvidas e solicitações ocorre em tempo adequado e favorece a compreensão dos conteúdos e a realização das atividades. |
,614 |
|
|
|
|
6 |
Relatar, no diário de bordo, as estratégias que utilizo no curso para a compreensão de novos conhecimentos contribui para refletir sobre minha aprendizagem. |
,572 |
|
|
|
|
7 |
Os feedbacks avaliativos enviados pelo tutor/professor, referentes às atividades que realizo, são claros, precisos e orientadores. |
,595 |
|
|
|
|
8 |
As conversas realizadas nos chats (bate-papo) são essenciais para a interação com colegas e professores. |
,373 |
|
|
|
|
9 |
Orientações para o uso adequado do material e das ferramentas do ambiente virtual, disponibilizadas no início das atividades, facilitam a familiarização com a dinâmica educacional do curso. |
,564 |
|
|
|
|
10 |
A seleção e a organização dos conteúdos e atividades propostas no decorrer do curso evitam a sobrecarga de informações e de tarefas. |
,554 |
|
|
|
|
36 |
Procuro interagir com colegas e professores e fazer uso dos conteúdos disponibilizados no ambiente do curso porque, para mim, estudar é uma satisfação. |
|
,470 |
|
|
|
2 Motivação autônoma |
α = 0,64 |
39 |
Participo desse curso on-line porque estudar é importante para mim. |
|
,681 |
|
|
|
40 |
Estou inscrito nesse curso porque acredito que esse estudo trará contribuições para minha competência profissional. |
|
,584 |
|
|
|
43 |
Estou realizando esse curso porque considero que estudar é um privilégio. |
|
,602 |
|
|
|
44 |
Participo desse curso porque sei que preciso atualizar meus conhecimentos para realizar minha prática profissional. |
|
,653 |
|
|
|
21 |
Participo dos debates e discussões propostos no fórum de discussão porque sou avaliado. |
|
|
,574 |
|
|
3 Motivação controlada |
α = 0,68 |
22 |
Participo de cursos virtuais porque conseguirei uma elevação salarial. |
|
|
,614 |
|
|
23 |
Comento durante os chats (bate-papo) e fóruns de discussão porque é o que esperam de mim. |
|
|
,601 |
|
|
27 |
Realizo as atividades de leitura dos textos indicados porque sou obrigado. |
|
|
,544 |
|
|
32 |
Realizo comentários nos encontros realizados nas salas do chat porque quero evitar que me considerem um aluno ausente ou improdutivo. |
|
|
,606 |
|
|
35 |
Participo das atividades, dos debates e dos encontros virtuais porque quero receber um certificado. |
|
|
,621 |
|
|
28 |
Eu sinto que realmente não sei por que estou realizando esse curso. |
|
|
|
,585 |
|
4 Desmotivação |
α = 0,63 |
29 |
Ingresso em cursos virtuais porque acredito que não terei muitas tarefas a realizar. |
|
|
,366 |
,356 |
|
37 |
Acredito que participar desse curso é perder tempo. |
|
|
|
,654 |
|
41 |
Honestamente, não sei por que ainda estou acessando a página desse curso. |
|
|
|
,711 |
|
19 |
Percebo que tive dificuldade para a compreensão dos conteúdos trabalhados no curso. |
|
|
|
|
,719 |
5 Monitoramento da aprendizagem |
α = 0,66 |
20 |
Percebo que encontrei dificuldade para elaborar comentários sobre os temas discutidos nos fóruns ou chats.
|
|
|
|
|
,782 |