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Narrativas que importam: Práticas de leitura no ensino de sociologia

NARRATIVAS QUE IMPORTAN: PRÁCTICAS DE LECTURA EN LA ENSEÑANZA DE LA SOCIOLOGÍA

RESUMO

Qual seria o lugar da literatura no ensino de sociologia? Em que medida a leitura de narrativas literárias poderia favorecer o aprendizado das relações de gênero e sexualidade em nossa sociedade? Por meio de experiências escolares com o conto O papel de parede amareloGILMAN, C. O papel de parede amarelo. Rio de Janeiro: José Olympio, 2016., de Charlotte Perkins Gilman, este artigo problematiza o potencial pedagógico do uso da literatura no desenvolvimento de consciências e sensibilidades atentas às assimetrias, desigualdades e violências inscritas no cotidiano generificado que habitamos. Por fim, as afinidades entre literatura e teorias sociais feministas são enfatizadas enquanto possibilidades metodológicas de ensino e aprendizagem que privilegiam tanto a ressignificação do mundo social quanto a reorganização de si, no aprendizado de outras maneiras de se conceber e vivenciar a diversidade sexual.

PALAVRAS-CHAVE
educação escolar; ensino de sociologia; leitura literária; gênero e sexualidade; metodologia de ensino

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