RESUMO
O descompasso entre os interesses e aptidões dos alunos e as carreiras que eles escolhem aumenta sua probabilidade de insucesso acadêmico no ensino superior. Procuramos descrever o estado de afinidade vocacional regional em nove municípios colombianos com populações indígenas e afrodescendentes. A amostra foi composta de 4.348 alunos de escolas públicas. Interesses e aptidões foram medidos por meio do instrumento de Montes e Herrera e foi calculado um Índice de Afinidade Vocacional (IAV) para estabelecer o grau de congruência entre a oferta departamental nos cursos de graduação e as carreiras recomendadas aos alunos. Os resultados mostram que as áreas de ocupação preferenciais se centram principalmente no Trabalho ao Ar Livre e Serviço Social, encontrando uma afinidade vocacional regional média de 36%. Conclui-se que é necessário fortalecer as ações de orientação profissional dos estudantes para a tomada de decisão sobre seu futuro ocupacional.
Palavras-chave:
Orientação Profissional; Escolha Profissional; Competência Profissional; Aptidão; Interesse (Aprendizagem)