2.2 a) Melhoramento dos recursos especializados. |
.57 |
|
|
|
2.2 b) Mais oferta de apoios. |
.60 |
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2.2 d) Recetividade da Comunidade Escolar. |
.59 |
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2.3.1 a) Envolvimento do aluno e pais. |
.68 |
|
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2.3.1 c) Estratégias educacionais claras (conteúdos, alunos ativos, decisão). |
.57 |
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|
2.3.1 d) Perfil Competências experiências práticas. |
.63 |
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|
2.3.1 e) Opções abertas e informação clara (oportunidades de emprego, independência financeira). |
.63 |
|
|
|
2.3.2 a) Existência de uma rede de apoios (assegurar cooperação). |
.61 |
|
|
|
2.3.2 b) Definição explícita de tarefas. |
.64 |
|
|
|
2.3.2 c) Reforçar serviços de orientação vocacional. |
.47 |
|
|
|
2.3.2 d) Formação complementar. |
.62 |
|
|
|
2.3.2 e) Envolvimento dos empregadores e organizações de emprego. |
.59 |
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2.3.3 a) Construir redes (sociais e profissionais). |
.71 |
|
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|
2.3.3 b) Definir medidas criativas (estratégias p/ultrapassar). |
.69 |
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2.3.3 c) Aumentar o sistema dual (combinar teoria e prática). |
.69 |
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|
|
2.3.3 d) Organização flexível e medidas de formação (anos preparatórios, formação vocacional antes do emprego...). |
.48 |
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2.3.3 e) Melhorar comunicação sector: mercado trabalho na escola. |
.64 |
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2.3.3 f) Acompanhamento: após a passagem para o mundo laboral. |
.62 |
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|
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2.3.3 g) Medidas de Apoio: recursos pessoais, materiais, financeiros e técnicos. |
.57 |
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2.3.4 b) Orientação adequada. |
.55 |
|
|
|
2.3.4 c) Apoio flexível. |
.53 |
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2.3.4 d) Pessoa Referência/Apoio (processo de transição). |
.47 |
|
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2.3.4 e) Colaboração das famílias. |
.59 |
|
|
|
2.3.4 f) Acompanhamento. |
.64 |
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3.1 b) Aspirações e desejos dos jovens. |
.64 |
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4.3 b) Mais orientados para as NEE ligeiras do que para as severas. |
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.36 |
4.3 d) As ofertas formativas correspondem às necessidades destes jovens na transição para o mercado de trabalho. |
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.32 |
4.3 e) Inclusão dos jovens com NEE nos CEF. |
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4.3 g ) Possibilitam o prosseguimento de estudos. |
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4.3 h) Com diploma mas dificuldades em conseguir um emprego estável. |
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.48 |
4.3 i) Expectativas dos alunos sobre estes cursos são concretizadas. |
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.34 |
4.4 d) Necessita de garantir a igualdade de oportunidades no que respeita ao género, cultura e à localização geográfica. |
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.44 |
4.5.1a) Está estreitamente relacionado como PEI. |
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.44 |
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4.5.1 b) Focaliza assuntos relacionados com emprego e vida adulta. |
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.43 |
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4.5.1 c) Inclui ferramentas e métodos para a TVA adequada. |
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.36 |
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4.5.1 d) Garante igualdade de oportunidades (género, nível sociocultural e localização geográfica). |
|
|
.78 |
|
4.5.1 e) Garante um processo de avaliação justo. |
|
|
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.75 |
4.5.1 f) Promove a transição pós-escolar para o exercício de uma atividade profissional com adequada inserção profissional. |
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.75 |
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4.5.1 g) Preparado 2/3 anos antes do fim escolaridade obrigatória. |
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.72 |
|
4.5.1 h) Deve garantir um processo de avaliação, através de um profissional designado para o efeito. |
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.36 |
|
|
4.5.1 j) O aluno como parte ativa no seu processo de formação. |
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.64 |
|
|
4.5.1 k) Deve fomentar as competências profissionais e atitudinais que facilitem a sua tomada de decisão. |
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.68 |
|
|
4.5.2 a) Dados recolhidos na fase preparatória da TVA devem reproduzir |
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|
72 |
|
4.5.2 e) O aluno deverá ser parte ativa no seu processo de formação. |
.74 |
|
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.56 |
4.5.2.1 a) Competências sociais para a inserção familiar e comunitária. |
.63 |
|
|
.46 |
4.5.2.1 b) Competência para o exercício de uma atividade ocupacional. |
.75 |
|
|
.61 |
4.5.2.1 c) Competência para o exercício de uma atividade profissional. |
.53 |
|
|
.31 |
4.5.3 a) Metas a atingir e datas definidas. |
.74 |
|
|
.57 |
4.5.3 b) Ações específicas a desenvolver para que se atinjam essas metas. |
.77 |
|
|
.62 |
4.5.3 c) Identificação dos intervenientes, seus papéis e responsabilidades. |
.72 |
|
|
.60 |
4.5.3 d) Objetivos, conteúdos, estratégias e recursos vs. áreas definidas. |
.63 |
|
|
.44 |
4.5.3 e) Nível de articulação entre essas áreas. |
.66 |
|
|
.47 |
4.5.3 f ) Protocolos com instituições e/ou empresas. |
|
|
.50 |
.30 |
4.5.3 g) Critérios, instrumentos, intervenientes e momentos de avaliação. |
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|
.50 |
.35 |
5.1 b) A certificação profissional dos alunos com NEE. |
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|
.60 |
.38 |
5.1 c) Um processo deve ser iniciado na Escola. |
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|
.50 |
.35 |
5.1 d) Sensibilização do tecido empresarial local. |
|
|
.60 |
.38 |
5.1 e) Colaboração das famílias. |
|
|
.63 |
.45 |
5.2 a) Formação profissional adequada. |
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|
.63 |
.45 |
5.2 b) Articulação entre a escola e as entidades empregadoras. |
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|
.58 |
.39 |
5.2 c) Criar rede local com parceiros (escola, empregadores, famílias...). |
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|
.66 |
.55 |
5.2 e) Divulgação de projetos inovadores a nível local. |
|
|
.70 |
.54 |
5.2 f) Reforçar mecanismos de apoio para jovens desempregados e à procura do primeiro emprego para a inserção no mercado de trabalho. |
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.66 |
.49 |
5.2 g) Criar legislação laboral protetora dos trabalhadores jovens, promovendo a rápida transição para modelos contratuais mais seguros. |
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|
.53 |
.39 |
5.3 a) Aumenta hipóteses de o jovem conseguir um trabalho sustentável. |
|
|
.60 |
.42 |
5.3 b) Afere interesses, desejos, motivações, competências, atitudes e capacidades do jovem com as exigências da profissão. |
|
|
.60 |
.53 |
5.3 c) Proporciona situação de sucesso para o jovem e empregadores. |
|
.60 |
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.44 |
5.3 d) Fornece uma análise clara das possibilidades do jovem e um consequente plano de carreira profissional. |
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.75 |
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.60 |
5.3 e) Focaliza assuntos de transição sobre emprego e vida adulta. |
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.71 |
|
.53 |
5.3 f) Possibilita maior colaboração da comunidade local. |
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.81 |
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.67 |
5.4 a) Preparada dois ou três anos antes do fim da escolaridade obrigatória. |
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.67 |
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.54 |
5.4 b) Focaliza assuntos de transição sobre emprego e vida adulta. |
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.60 |
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.50 |
5.4 c) Inclui ferramentas e métodos para uma transição adequada ao jovem. |
.46 |
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.31 |
5.4 d) Necessita de garantir a igualdade de oportunidades no que respeita ao género, cultura e à localização geográfica. |
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.58 |
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.51 |
5.4 e) Deve garantir um processo de avaliação, através de uma equipa multidisciplinar designada para o efeito. |
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.70 |
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.56 |
5.4 f) As opções de formação do aluno devem ser baseadas nos interesses, capacidades e saídas profissionais. |
.58 |
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.36 |
.50 |
5.4 g) Deve fomentar as competências profissionais e atitudinais que facilitem a sua tomada de decisão. |
.50 |
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.44 |
.46 |