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INCLUSÃO LITERÁRIA: AUDIOBOOK COMO RECURSO PARA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTUDANTES COM DISLEXIA

LITERARY INCLUSION: AUDIOBOOK AS A RESOURCE FOR PORTUGUESE LANGUAGE LEARNING FOR STUDENTS WITH DYSLEXIA

RESUMO

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que consistiu em analisar o uso do audiobook como recurso tecnológico de ensino para estudantes com dislexia na área de língua portuguesa. A pesquisa contemplou uma abordagem qualitativa, caracterizada como descritiva, da qual participaram 53 estudantes do Ensino Médio, divididos em duas turmas, e seus respectivos professores. Como instrumentos de pesquisa, foram utilizados: diário de bordo, questionários e uma sequência didática que contou com a utilização do livro e audiobook Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna. Os resultados destacaram que utilizar o recurso audiobook pode beneficiar a leitura nas aulas de língua portuguesa e em outras disciplinas, promovendo o engajamento dos discentes com e sem dislexia, aumentando a participação e a interação durante as aulas. Ao comparar-se a participação dos estudantes em momentos com e sem o uso do audiobook, ficou evidente que o uso dessa tecnologia foi amplamente aceito pelos participantes. Embora os audiobooks estejam disponíveis em várias plataformas gratuitas, muitos estudantes e até mesmo professores revelaram não conhecer ou nunca os terem utilizado. A utilização de recursos tecnológicos pode potencializar o processo de ensino de aprendizagem, introduzindo dinamismo e tornando o conteúdo mais acessível para estudantes que buscam alternativas inovadoras para o estudo.

PALAVRAS-CHAVE:
Audiolivro; Transtornos de Aprendizagem; Literatura; Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação; Leitura

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