Tipo de exercício
|
“A estrutura do teleatendimento é semelhante às atividades desenvolvidas no... CUIDA e isso ajuda... a reduzir a resistência do meu filho para realizar as atividades” (Familiar 1). “Os vídeos são bons. A gente vê os meninos da UFAL fazendo o máximo. Vejo que as casas deles são simples, daí eu fico motivada, porque o material das atividades era muito parecido com o que tenho em casa... até eu estou gostando das atividades” (Familiar 1). “Os tipos de atividades eram tão semelhantes àquelas aplicadas no CUIDA que, depois de um tempo, meu filho passou a conseguir organizar o espaço e montar as atividades sozinho” (Familiar 2). |
“A professora manda o material, fica no pé para ver se a gente faz... mas eu não estou conseguindo porque tudo está acontecendo de uma vez só nesta covid e eu não consigo dar conta de nenhum teleatendimento” (Familiar 3). “As atividades são simples, a explicação dos vídeos é fácil e dá pra fazer com o que tem em casa. A questão é só ele querer fazer. Como vivo em um lugar muito pequeno, as birras e gritos me deixam preocupada com aquilo que os vizinhos vão pensar... Não é só educação física. Todas as atividades do CUIDA têm sido um problema aqui em casa” (Familiar 5). “No começo, eu até realizei - na cozinha -, mas com as coisas acontecendo e o nível de irritação dele, eu não consigo dar conta. As atividades são fáceis... as mesmas do CUIDA, mas eu não tenho o mínimo de material e espaço físico em casa para fazer” (Familiar 6). |
Intensidade dos exercícios
|
“As atividades cansam um pouco as crianças, deixando elas mais tranquilas” (Familiar 10). “Com as atividades em casa, meu filho começou a suar. Antes, ele só suava com as estereotipias, mas passei a perceber que ele começou a suar porque estava fazendo a atividade. Eu fiquei muito feliz que ele estava parando com esses movimentos que não servem para nada” (Familiar 8). |
“Eu não consigo ver ele cansado nunca. Ele sua pouco mesmo com a atividade. Fico rouca de tanto falar pra ele ir rápido. Acho que ele está se cansando, mas não demonstra” (Familiar 5). |
“Estou tentando, mas ele cai no chão, chuta as coisas e perco mais tempo organizando” (Familiar 4). |
Duração da sessão e frequência semanal
|
“Manter a rotina tem sido o principal motivo de não termos... vontade de parar as atividades. Ele já está acostumado com as atividades e a hora que eu organizo as coisas para ele realizar” (Familiar 2). |
“Eu até consegui fazer os 15 minutos no começo, mas as coisas foram só piorando e eu larguei tudo. Daí fazia quando dava e preferi dizer que não posso mais porque estou doente e preciso descansar. É muita coisa” (Familiar 3). |
Duração da sessão e frequência semanal
|
“O dia a dia faz com que muitas vezes eu não consiga realizar as atividades. Prefiro fazer logo na segunda, 30 minutos, para não deixar de fazer no resto da semana por falta de tempo. Ele até gosta e se eu não tivesse outras coisas para fazer eu faria mais coisas até” (Familiar 9). |
“No começo, 15 minutos pensei que fosse rápido... é uma eternidade. Eu estou tentando como a professora falou: cinco minutos, depois cinco minutos... Daí eu me mato, mas faço dez minutos. Agora, estou tentando manter ele por 15, mas acho difícil” (Familiar 6). |
“Mesmo eu doidinha de pedra com tanta coisa, outros filhos e doenças na família, estou tentando, mas não sei por quanto tempo vou conseguir fazer os exercícios em casa. Quero voltar para o presencial, mas 15 minutos duas vezes dá para fazer, embora pareça uma eternidade” (Familiar 4). |
“A dificuldade é minha, eu não posso fazer muito esforço porque tenho problema de coração. Ele faz do jeito dele, às vezes rápido quando quer ir para TV, às vezes bem devagar. Acho que eu não tenho muito como ajudar, mas é pior deixar de fazer” (Familiar 1). |
Teleatendimento
|
“Agora sei que a dificuldade do meu filho em participar de coisas que tenha que seguir regras é natural do autismo. Eu não tenho que fugir, mas aprender... seguir porque ele acaba cedendo e realizando tudo mesmo que devagarinho” (Familiar 3). “Foi mais fácil do que pensava. Foi bom ter uma orientação daquilo que era possível fazer em casa” (Familiar 8). “Antes eu ficava de fora das terapias, nem sabia o que acontecia, até na educação física eu tentava fugir. Agora eu sei que saber de tudo que fazem com meu filho me ajuda e muito” (Familiar 1). “Acho que a gente teve a oportunidade de ver que não sabe fazer muita coisa com o próprio filho a partir da exigência de ter que fazer. Aprendemos mais e acabou ajudando em outras coisas do dia a dia que ele também tinha dificuldade de aprender” (Familiar 2). “Os estagiários fizeram bons vídeos e conseguiram me ajudar... Não foi fácil dinamizar tantas coisas de uma só vez. A supervisão me aliviou... para pensar em materiais e formas de fazer os exercícios” (Familiar 4). “No começo, foi estressante fazer os vídeos, mas depois eu... fiquei empolgada com o desafio. Fazíamos, a coordenadora revisava, refazíamos e entendíamos o cuidado dela em aproximar o vídeo da realidade das crianças” (Familiar 2). |
“Acho que muita gente deixou de fazer pelos problemas pessoais. Eu também tive muitos e quase desisti... é difícil ter tempo para aplicar tanta coisa em casa” (Familiar 7). “A dificuldade é que a gente não tem dinheiro para fazer vídeos e mandar. Isso foi um estresse, porque, às vezes, queria mostrar o que estava acontecendo” (Familiar 5). “Estava tudo... difícil. Sair do presencial e ir para remoto de uma hora para outra foi bem complicado para todos, imagine para ele, com autismo” (Familiar 10). “Acho que o principal desafio era manter o contato com tanta gente ligando para mandar fazer coisas. Meu celular não tinha memória suficiente para tudo que chegava. Acabei só baixando o que era importante e me sentia com capacidade de fazer” (Familiar 6). “Nós ficamos sobrecarregados com tantos teleatendimentos. De uma hora para outra... os pais passaram a ser os responsáveis por tudo. Não dá certo assim... Entramos dez, e só seis finalizaram. Isso não é porque eles não são comprometidos. Isso é porque ninguém estava dando conta de nada com tantas questões de família para resolver” (Familiar 5). “Foi bem complicado... encarar esse desafio. Eu pensei ‘se na universidade os alunos tinham dificuldade em ter os recursos e a internet, imagine pais de crianças que passam o dia fora em atendimentos especializados’” (Familiar 3). |