1º |
Caracterização da professora e conhecimentos prévios sobre representação social
|
- Iniciar o diálogo colaborativo entre a professora de Classe Hospitalar e as pesquisadoras. - Identificar os conhecimentos prévios da docente sobre representação social. |
- Roteiro de entrevista semiestruturada. |
- E-mail. - Google Meet. - Roteiro de entrevista semiestruturada. |
2º |
Fundamentação teórica sobre representação social
|
- Instrumentalizar os aspectos conceituais sobre representação social. |
- Diálogo colaborativo, realizado por meio de questionamentos e aproximações dos aspectos conceituais com as práticas pedagógicas da participante. |
- E-mail. - Google Meet. - PowerPoint. - Referenciais utilizados: Moscovici (1978Moscovici, S. (1978). A representação social da psicanálise. Zahar., 2003Moscovici, S. (2003). Representações sociais: investigações em psicologia social. Vozes.) |
3º |
Exploração de pesquisas sobre representação social no contexto hospitalar
|
- Apresentar exemplos de metodologias que permitem a expressão da representação social no contexto hospitalar. |
- Diálogo colaborativo, realizado por meio de questionamentos e aproximações dos exemplos citados com as práticas pedagógicas da participante. |
- E-mail. - Google Meet. - PowerPoint. - Referenciais utilizados: Bergan et al. (2009)Bergan, C., Bursztyn, I., Santos, M. C. de, & Tura, L. F. R. (2009). Humanização: representações sociais do hospital pediátrico. Revista Gaúcha de Enfermagem, 30(4), 656-661. https://doi.org/10.1590/S1983-14472009000400011 https://doi.org/10.1590/S1983-1447200900...
; Ferreira et al. (2014)Ferreira, N. A. S., Esmeraldo, J. D., Black, M. de T., Antão, J. Y. F. de L., Raimundo, R. D., & Abreu, L. C. de. (2014). Representação social do lúdico no hospital: o olhar da criança. Revista Brasileira Crescimento Desenvolvimento Humano, 24(2), 188-194.; Lucon (2010); Nascimento et al. (2011)Nascimento, A. R. A. do, Trindade, Z. A., Nascimento, I. F. G., Pereira, F. B., Silva, S. A. T. da C., & Cerello, A. C. (2011). Masculinidades e práticas de saúde na região metropolitana de Belo Horizonte - MG. Saúde e Sociedade, 20(1), 182-194. https://doi.org/10.1590/S0104-12902011000100020 https://doi.org/10.1590/S0104-1290201100...
; Ribeiro e Pinto Junior (2009)Ribeiro, C. R., & Pinto Junior, A. A. (2009). A representação social da criança hospitalizada: um estudo por meio do procedimento de desenho-estória com tema. Revista SBPH, 12(1), 31-56.. |
4º |
Planejamento colaborativo de um plano de intervenção pedagógico
|
- Planejar colaborativamente um plano de intervenção pedagógico que possibilite às crianças hospitalizadas expressarem suas representações sociais sobre o hospital antes e após o desenvolvimento das práticas pedagógicas da professora. |
- Diálogo colaborativo articulando os estudos apresentados nos encontros anteriores para construção do plano de intervenção pedagógico. |
- E-mail. - Google Meet. - Roteiro de plano de intervenção pedagógico pré-estabelecido com os itens: objetivo geral, participantes, metodologia e considerações finais. |
5º |
Resultados da intervenção pedagógica
|
- Socializar com as pesquisadoras os resultados do plano de intervenção pedagógico. - Interpretar por meio da narrativa das crianças os desenhos sobre a representação social do hospital antes e após as práticas pedagógicas da docente. - Avaliar o planejamento na perspectiva da docente. |
- Diálogo com a exposição e detalhamento da intervenção por parte da docente. - Diálogo colaborativo para interpretação dos desenhos elaborados pelas crianças antes e após as práticas pedagógicas. - Roteiro de avaliação. |
- E-mail. - Google Meet. - Desenhos das crianças. - Roteiro de avaliação. |