Distance Education for d/Deaf and Hard of Hearing Students during the COVID-19 Pandemic in Saudi Arabia: challenges and support
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Alqraini e Alasim |
Arábia Saudita (2021) |
Ensino remoto, Plataforma e-learning Madrasati, projetada para que os alunos pudessem fazer login e assistir às aulas digitalmente em casa. |
Deficiente s auditivos |
• Acesso às tecnologias de ensino remoto (legendas não são suficientes). |
• Treinar a plataforma Madrasati para pais e alunos. |
• Comunicação com a família do aluno. |
• Fornecer soluções e suportes. |
• Falta de interação com outros alunos com deficiência auditiva. |
• Oferecer língua de sinais e legendas para todos os vídeos disponibilizados pelos professores na plataforma. |
• Tirar dúvidas sobre os exercícios. |
• Dar apoio financeiro a famílias de baixa renda para a aquisição de aparelhos eletrônicos. |
• Dificuldade no aprendizado. |
• Criar um ambiente tranquilo para os alunos em casa. |
• Carência de ambientes adequados em casa. |
• Oferecer tutoria individual a alunos com baixos níveis de aproveitamento. |
• Carência em educação digital. |
• Ausência de língua de sinais ou legenda nos vídeos. |
• Dificuldade no ensino de Matemática. |
I cannot see you—the perspectives of deaf students to online learning during COVID-19 Pandemic: Saudi Arabia case study
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Aljedaani et al. |
Arábia Saudita (2021) |
Ensino remoto Plataformas Digitais: BlackBoard, Zoom, Google Meet, WhatsApp (quando a tela das demais plataformas travavam). |
Surdos e deficiente s auditivos |
• Interface não amigável da plataforma BlackBoard.
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• Usar mídias visuais e ferramentas de vídeos e de videoconferências legendadas. |
• Material do curso de difícil acesso. |
• Ofertar programas de treinamento. |
• Aprendizado extremamente estressante. |
• Disponibilizar métodos e orientações para uso de ferramentas e tecnologia de educação remota. |
• Comunicação entre alunos surdos e professores é ineficaz. |
• Simplificar softwares e plataformas para que sejam mais intuitivos. |
• Ausência de intérpretes durante as aulas online e, quando tiveram, foram ineficazes, devido ao enquadramento da tela. |
• Falta de apoio dos intérpretes. |
• Tecnologia não aprimorada para pessoas surdas ou com deficiência auditiva. |
• Dificuldade em administrar o tempo. |
• Distrações familiares, celulares e TV. |
Educational challenges during the Pandemic for students who have hearing loss
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Schafer et al. |
Estados Unidos (EUA) (2021) |
Ensino presencial; assentos preferenciais; uso de suplementos visuais (resumo da aula, materiais de aula escritos no quadro ou no projetor); tecnologia de microfone remoto; sistema de amplificação de campo sonoro (altofalantes em sala de aula); aplicativos de fala para texto; tomador de notas; aparelhos auditivos; tradução em tempo real; máscaras transparentes; microfones boom; legendas ao vivo; microfones de passagem; língua de sinais.
Ensino remoto e aulas sincrônicas com uso de plataformas: Zoom, Google Meet, Microsoft Teams, Webex. Aulas assíncronas com Schoology, Google Class-sala e Canvas.
Os alunos levaram os dispositivos tecnológicos para casa, sendo os principais: sistema de microfone remoto; laptops; tecnologias com baterias acopladas; tabletes/iPad; cabos de entrada para conectar direto a aparelhos auditivos; microfone remoto dedicado para aparelhos auditivos ou implantes cocleares; divisores para permitir múltiplas entradas ou saídas de áudio; aparelhos de audição e fones de ouvidos.
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Deficiente s auditivos |
• Problemas de tecnologia. |
• Realizar check-ins frequentes com os alunos. |
• Desconforto com a tecnologia. |
• Fornecer tempo extra com os professores para fazer perguntas e buscar esclarecimento. |
• Legenda ocultas, transição/notas e gravações inconsistentes. |
• A equipe e os pais fornecem suporte adicional ao aluno, flexibilidade e paciência. |
• Necessidade de revisar as aulas gravadas. |
• Disponibilizar legendas precisas em todos os vídeos e plataformas de reunião. |
• Buscar conteúdo extra no YouTube para sanar as dúvidas. |
• Aumentar as oportunidades de interação social com colegas. |
• Desafios de audição devido às máscaras faciais obrigatórias (ocorreu em aulas presenciais e aulas remotas principalmente em aulas síncronas) e aos requisitos de distanciamento social. |
• Ofertar maior e melhor tecnologia e acesso à Internet. |
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• Disponibilizar computadores com monitores duplos para que os alunos possam assistir ao intérprete em uma tela e conteúdo compartilhado por outra tela. |
• Ensinar os alunos a se defenderem na Internet (confiabilidade). |
• Usar máscaras transparentes (devido a embaçamento e atenuação da leitura labial). |
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• Proporcional espaço de trabalho apropriado em casa para aprendizado remoto (sem ruído de fundo ou distrações). |
• Professores precisam evitar falar rapidamente, mascar chiclete ou bloquear o rosto ao falar. |
• Repetir informações importantes, como respostas a perguntas ou respostas de colegas. |
• Minimizar ruído de fundo desnecessário e distrações visuais nas videoaulas. |
Full exclusion during COVID-19: Saudi Deaf education is an example
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Madhesh |
Arábia Saudita (2021) |
Ensino remoto. O governo disponibilizou 20 canais educacionais de TV IEN; Portal Eletrônico Nacional Future Gate; conteúdo no site do Ministério da Educação. Um dos professores utilizou grupo no WhatsApp para conversar com nove alunos. |
Surdos |
• Desorganização dos conteúdos dos canais educacionais TV sem legenda, sem intérpretes. |
• Repensar as políticas públicas para as pessoas com deficiência, especialmente para os surdos. |
• Conteúdo não adaptado para alunos surdos. |
• Criar novas políticas públicas inclusivas e/ou adicionar às políticas atuais que reconheçam as necessidades desses indivíduos. |
• Sem métodos alternativos de educação a distância dedicados a alunos surdos. |
• Revisar e atualizar os serviços de telecomunicações para abranger todas as áreas e oferecer serviços de Internet a todos os alunos com deficiência. |
• O portal eletrônico Future Gate não possui nada para alunos surdos. |
• Melhorar as plataformas de aprendizado online para torná-las acessíveis e inclusivas. |
• O E-Portal Nacional IEN incluiu todo o currículo nacional para alunos surdos, porém sem língua de sinais. |
• Falta de acesso à Internet devido ao alto valor do serviço. |
• Indiferença por parte do governo e da sociedade. |
Using online information technology for deaf students during COVID-19: A closer look from experience
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Alshawabkeh etal. |
Emirado s Árabes Unidos (2021) |
Ensino remoto, Plataforma Teams, Moodle, Conteúdo e vídeos online.
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Surdos |
• Velocidade lenta do processamento visual dos alunos. |
• Utilizar diferentes abordagens durante as aulas online, integrar uma sessão de discussão visual, apresentação de vídeo, conteúdo infográfico e pesquisas pop-up dentro da aula, darão a oportunidade de alcançar os alunos de forma diversa. |
• Falta de intérpretes de língua de sinais ou intérpretes pouco qualificados. |
• Manter o professor e os alunos na tela ou dar a opção para que o aluno mantenha qualquer um deles simultaneamente na tela. |
• Dificuldade para usar novas tecnologias. |
• Adotar um programa de formação de professores de educação de surdos com um programa de treinamento de intérpretes. |
• Velocidade da Internet dificultando o entendimento da língua de sinais. |
• Usar enquetes no MS Teams para envolvimento do aluno. |
• Intérpretes utilizaram dos seus próprios equipamentos e Internet. |
• Disponibilizar aos intérpretes laptops com internet de qualidade. |
• Separação física do professor e aluno e ausência da imagem do professor na tela do computador. |
• Dispor tempo adicional para avaliação. |
• Alunos desencorajados a realizar perguntas durante aula online.
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• Fornecer um menu ou um portfólio para ser usado durante a avaliação. |
• Forma de avaliação longa. |
• Dividir a avaliação em dois dias. |
• Avaliações que necessitam de respostas longas. |
• Propor que os intérpretes digitem as respostas fornecidas pelo aluno. |
• Dificuldade em utilizar teclado. |
• Realizar bate-papo online de modo informal antes das aulas. |
• Ter uma pessoa para anotar todos os conteúdos durante as aulas. |
The Italian Deaf Community at the time of coronavirus
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Tomasuolo et al. |
Itália (2021) |
Ensino remoto, sites e Plataformas digitais, jogos de entretenimento, quizzes, contos de fadas, narrações e teatro. Os pais puderam solicitar um professor de apoio (intérprete) nas escolas públicas. |
Surdos |
• Interrupção dos serviços dos profissionais de apoio. |
• Fornecer serviços dos profissionais de apoio e intérpretes. |
• Poucos materiais disponibilizados na web para os alunos surdos. |
• Disponibilizar mais materiais para alunos surdos. |
• Ofertar ensino bilíngue em todas as escolas públicas. |
Faculty's and students' perceptions of online learning during COVID-19
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Almahasees et al. |
Jordânia (2021) |
Ensino remoto, Plataformas Digitais: ZOOM, Microsoft Teams, chat no WhatsApp e Facebook (fora do horário das aulas). Os alunos e professore receberam treinamento para acessar as plataformas que a faculdade forneceu para as aulas online.
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Surdos e Deficiente s auditivos |
• Dificuldade de adaptação. |
• Fornecer treinamento tecnológico para os alunos. |
• Problemas técnicos e de Internet. |
• Ofertar pacotes de Internet de baixo custo. |
• Falta de interação. |
• Ofertar treinamento para os alunos protegerem seus dados pessoais durante o uso da Internet. |
• Falta de motivação. |
• Insuficiência de ferramentas de avaliação do aprendizado. |
• Falta de adequação de cursos online com plataformas pouco ajustáveis para os surdos e deficientes auditivos. |
• Insegurança quanto à privacidade e à segurança de dados pessoais. |
• Organização dos processos de trabalho e gerenciamento de tempo. |
• Distrações externas de familiares durante as aulas. |
An action research case study: digital equity and educational inclusion during an emergent COVID-19 divide.
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Pittman et al. |
EUA (2021) |
Ensino remoto, Plataforma Digital: Zoom, Google Classroom, jogos online, vídeos do YouTube, webinars e coaching virtual. |
Surdos e Deficiente s auditivos |
• Problema com prazos de entrega de atividades e trabalhos. |
• Acompanhar e dar suporte para educação dos alunos surdos e deficientes auditivos. |
• Dificuldade de finalizar atividade dentro do tempo. |
• Acompanhamento dos pais nas aulas online.
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• Problemas tecnológicos e com Internet. |
• Envolver a criança no planejamento das aulas. |
• Necessidade de maior diálogo entre professor e aluno. |
• Ofertar aulas com menor duração. |
• Criar novos currículos em educação global. |
• Desenvolver líderes educacionais e professores com especialização em idiomas pedagogia, política e estudos de área. |
• Usar novas tecnologias e banda larga. |
• Colaborar com a formação de professores de línguas e alfabetização para explorar maneiras de melhorar a competência intercultural dos professores e a proficiência linguística para inovar, criar e sustentar ambientes de aprendizagem inclusivos globalizados. |
• Usar outros modos de avaliações de aprendizagem na educação online.
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• Flexibilizar datas e tempos extras para entrega de atividades. |
• Proporcionar maior diálogo entre alunos e professores. |
Ensino remoto para alunos surdos em tempos de pandemia
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Shimazaki et ai. |
Brasil (2020) |
Ensino remoto, videoaula no YouTube, slides e materiais impressos direcionados. |
Surdos |
• Dificuldade de compreensão e de interpretação dos enunciados. |
• Oferecer linguagem de sinais e legendas para todos os vídeos fornecidos pelos professores na plataforma. |
• Obstáculos para tirar dúvidas sobre os exercícios. |
• Dificuldade de acesso às tecnologias para o ensino remoto. |
• Falta de comunicação com alunos e familiares. |
• Falta de interação dos alunos surdos com outros surdos. |
• Videoaulas mal elaboradas. |
Successes and challenges in teaching Chemistry to deaf and hard-of-hearing students in the time of COVID-19.
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Lynn et al. |
EUA (2020) |
Ensino Híbrido, Sistemas de gerenciamento de aprendizagem (LMS) - Intérpretes e legendas em tempo real e em aulas assíncronas; modalidade híbrida para alunos no fim do curso. Aulas assíncronas com videoaulas e aulas síncronas gravadas e disponíveis. Chats direcionados para alunos surdos tirarem dúvidas e repetir algum conteúdo ou prática perdida; momento de bate-papo para maior contato com as pessoas e compartilhamento de angústias durante a pandemia. |
Deficiente s auditivos |
• Solidão e isolamento. |
• Aplicação da metodologia em outros cursos acadêmicos pelas universidades do mundo. |
• Falta de interação com outros surdos. |
• Falta de segurança estudantil e pertencimento em casa. |
• Inseguros e incapazes de serem bons na profissão. |
• Dificuldade de aprendizado. |
• Baixa autoestima. |
• Sensação de dependência. |
Difficulties and barriers in the education of deaf and hard of hearing individuals in the era of COVID-19: the case of Greece - a viewpoint article
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Mantzikos e Lappa |
Grécia (2020) |
Ensino remoto, Plataforma digital: e-class; e-me. Distribuição de equipamentos tecnológicos como laptops e tablets; aulas pela TV educacional. Aulas síncronas e assíncronas. |
Surdos e deficiente s auditivos |
• Despreparo docente para lecionar no ensino remoto. |
• Usar cartões para que os alunos possam levantar para responder a uma pergunta. |
• Ausência de acessibilidade (tradução e intérpretes). |
• Utilizar o Design Universal para Aprendizagem. |
• Falta de ensino colaborativo. |
• Utilizar o aplicativo Saba Centra. |
• Colaboração entre pais e professores ineficaz. |
• Melhoria em políticas públicas. |
• Falta de adaptação do material didático e instruções diferenciadas. |
• Uso de máscaras não adaptadas no retorno presencial. |
Guide offers best practices for meeting the needs of deaf students during COVID-19 pandemic
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Sutton |
EUA (2020) |
N/A |
Surdos |
• Comunicação dificultada pelo uso de máscaras. |
• Usar máscaras transparentes que possibilitem leitura labial. |
• Falta de interação com outros surdos. |
• Manter alunos e mentores sincronizados durante as aulas remotas. |
• Ofertar medidas externas de incentivo (palestras, estágios). |
• Incentivar práticas vocais e fonoaudiologia. |
• Legendar todas as mídias utilizadas nas aulas e não utilizar o recurso de legenda automática. |
• Estabelecer protocolos de inclusão. |
• Disponibilizar e flexibilizar solicitações para necessidades individuais. |
• Fornecer formulários de avaliação do ensino remoto para surdos. |
Experiential education for the deaf or hard of hearing learner in a Pharmacy curriculum
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Soucie et al. |
EUA (2021) |
N/A |
Surdos e Deficiente s auditivos |
• Máscaras faciais que limitam a leitura labial. |
• Disponibilizar sistemas de amplificação de som (aparelho auditivo, sistema de modulação de frequência). |
• Ausência de legendagem. |
• Disponibilizar serviços de legendagem ao vivo. |
• Ausência de equipamentos que transformam áudio em texto. |
• Fornecer vídeo com legenda oculta. |
• Limitação do uso de fones e de outros aparelhos por conta da disseminação do vírus. |
• Ofertar telefones legendados. |
• Fornecer aplicativos de transcrição de fala. |
• Usar máscaras faciais transparentes. |
• Utilizar instruções escritas/apostilas impressas. |
• Disponibilizar intérpretes de língua de sinais. |
Perception and attitude of teachers towards the inclusion of students with hearing disabilities
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Perez-Jorge et al. |
África do Sul (2021) |
Ensino remoto, fornecimento de tecnologias de apoio e dispositivos assistivos: computadores Dragon, iPads e gravador de voz para transcrição. |
Deficiente s auditivos |
• Alto valor dos dispositivos assistivos. |
N/A |
• Necessidade de financiamento. |
• Equipamentos insuficientes. |
• Dispositivos inadequados. |
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Alguns aparelhos auditivos, máquinas Braille, Kindles, lupas, rastreadores oculares. |
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• Falta de tomada de decisão da instituição sobre o fornecimento de tecnologias assistivas e dispositivos de apoio. |
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• Professores sem treinamento. |