Aula presencial 1 |
Aplicação da ELASI.
Apresentação do cronograma. Educação Especial e Inclusiva: discussão preliminar acerca dos seus conceitos. Contexto histórico e político da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva.
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Entrega do roteiro de estudos 1 e Prática 1 |
Roteiro de estudos 1: Mendes (2006)Mendes, E. G. (2006). A radicalização do debate sobre Inclusão Escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação, 11(33), 387-405. https://doi.org/10.1590/S1413-24782006000300002 https://doi.org/10.1590/S1413-2478200600...
e Omote (1999)Omote, S. (1999). Normalização, integração, inclusão. Ponto de Vista, 1(1), 4-13..
Prática 1: Análise do momento histórico de uma escola.
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Aula presencial 2 |
Resolução do roteiro de estudos 1. Diretrizes políticas atuais da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva no Brasil. Definição do público-alvo da Educação Especial com enfoque no Transtorno do Espectro Autista (TEA). Desafios da Educação Inclusiva no Brasil: profissionais, serviços e currículo. |
Entrega do roteiro de estudos 2 e Prática 2 |
Roteiro de estudos 2: Benitez et al. (2017)Benitez, P., Gomes, M., Bondioli, R., & Domeniconi, C. (2017). Mapeamento das estratégias inclusivas para estudantes com deficiência intelectual e autismo. Psicologia em Estudo, 22(1), 81-93. https://doi.org/10.4025/psicolestud.v22i1.34674 https://doi.org/10.4025/psicolestud.v22i...
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Prática 2: Caracterização do estudante-alvo e das estratégias inclusivas.
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Aula presencial 3 |
Resolução do roteiro de estudos 2. Conceitos básicos de aprendizagem em Análise do Comportamento. Procedimentos de ensino na perspectiva da Análise do Comportamento. |
Entrega do roteiro de estudos 3 e Prática 3 |
Roteiro de estudos 3: Domeniconi et al. (2012)Domeniconi, C., Zaine, I., & Benitez, P. (2012). Princípios e métodos para o ensino de comportamentos novos a pessoas com deficiência intelectual. Revista DI, 3, 31-35..
Prática 3: Planejamento do ensino: escolha das consequências, organização do atendimento, definição do procedimento (ensino incidental, tentativa discreta).
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Aula presencial 4 |
Resolução do roteiro de estudos 3. O primeiro encontro com o estudante com TEA: avaliação comportamental. |
Entrega do roteiro de estudos 4 e Prática 4 |
Roteiro de estudos 4: Williams e Aiello (2001)Williams, L. C. A., & Aiello, A. L. R. (2001). O inventário Portage Operacionalizado: intervenção com famílias. Memmon..
Prática 4: Aplicação de uma avaliação e definição do comportamento-alvo para o ensino.
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Aula presencial 5 |
Resolução do roteiro de estudos 4. Transformando os resultados da avaliação comportamental em programas de ensino: elaboração do currículo individualizado. Serviço interdisciplinar em ABA para estudantes com TEA: organização e caracterização. |
Entrega do roteiro de estudos 5 e Prática 5 |
Roteiro de estudos 5: Domeniconi et al. (2012)Domeniconi, C., Zaine, I., & Benitez, P. (2012). Princípios e métodos para o ensino de comportamentos novos a pessoas com deficiência intelectual. Revista DI, 3, 31-35. e Almeida-Verdu et al. (2012)Almeida-Verdu, A. C., Hubner, M. M., Fagiiani, R. B., Canovas, D. S., & Lemos, M. S. (2012). Aquisição de linguagem e habilidades pré-requisitos em pessoas com transtorno do espectro autista. Revista DI, 3, 36-42..
Prática 5: Organização do estudo de caso/currículo.
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Aula presencial 6 |
Aplicação da ELASI. Resolução do roteiro de estudos 5. Seminário: Apresentação dos currículos individualizados elaborados pelos cursistas. |