MOTRICIDADE FINA
|
IDADE
|
TAREFA
|
ADAPTAÇÃO ETAPA 1
|
SUGESTÕES DOS ESPECIALISTAS
|
IC
|
ADAPTAÇÃO FINAL PESQUISADORES
|
SUGESTÕES DOS ESPECIALISTAS
|
IC
|
5 anos
|
Fazer um nó |
Sem adaptações. Uso de luminária na mesa de atividades. |
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
|
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
|
C |
C |
C |
C |
Cordão amarelo, lápis preto NC |
80%
|
Mantida |
C |
C |
C |
C |
C |
100%
|
6 anos
|
Labirinto |
Modificar o tamanho do desenho. Ampliou para 1 cm. Uso de luminária. |
Aumentar espessura da linha NC |
Carretilha e aumentar espessura da linha NC |
Aumentar espessura da linha NC |
Aumentar espessura da linha NC |
Utilizar lápis 6B NC
|
SC
|
O desenho foi ampliado em 1 cm e a espessura da linha do desenho em 1 cm. Lápis 6B. |
C |
C |
C |
C |
C |
100%
|
7 anos
|
Bolinhas de papel |
Acrescentar folha de EVA (30x30) preta. Uso de luminária. |
C |
C |
C |
C |
C |
100%
|
Mantida |
C |
C |
C |
C |
C |
100%
|
8 anos
|
Ponta do polegar |
O examinador fará a demonstração a 30 cm do rosto da criança. |
C |
Criança sentir a mão do avaliador. NC |
C |
C |
C |
80%
|
O examinador fará a demonstração a 30 cm do rosto da criança. Criança sentir a mão do avaliador. |
C |
C |
C |
C |
C |
100%
|
9 anos
|
Lançamento com uma bola |
Acrescentar folha de EVA (30x30) preta por detrás do alvo amarelo (contraste). |
C |
Textura antiderrapante para delimitar a distância da criança. NC |
C |
C |
C |
80%
|
Mantida |
C |
Guizo bola NC |
C |
C |
C |
80%
|
10 anos
|
Círculo com polegar |
O examinador fará a demonstração a 30 cm do rosto da criança. |
C |
Criança sentir a mão do avaliador. NC |
Luva com contraste de cor na mão do avaliador, demonstração na criança. NC |
C |
C |
60%
|
O examinador fará a demonstração a 30 cm do rosto da criança. Criança sentir a mão do avaliador. |
C |
C |
C |
C |
C |
100%
|
11 anos
|
Agarrar uma bola |
Bola com contraste de cor e guizo. |
C |
C |
C |
Guizo (desviar a atenção da criança) NC |
C |
80%
|
Bola com contraste de cor (amarela e preta) |
C |
Guizo bola NC |
C |
C |
C |
80%
|
MOTRICIDADE GLOBAL
|
IDADE
|
TAREFA
|
ADAPTAÇÃO ETAPA 1
|
SUGESTÕES DOS ESPECIALISTAS
|
IC
|
ADAPTAÇÃO FINAL PESQUISADORES
|
SUGESTÕES DOS ESPECIALISTAS
|
IC
|
5 anos
|
Saltar de uma altura de 20 cm. |
EVA preto no chão, segurança da criança e contraste de cor. |
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
|
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
|
Tapete emborrachado ou tatame de EVA de 2 cm de altura. NC |
C |
C |
C |
C |
80%
|
Tapete de EVA emborrachado de 2 cm de altura. |
C |
C |
C |
C |
C |
100%
|
6 anos
|
Caminhar em linha reta |
Faixa em contraste amarela e preta |
C |
Fita antiderrapante, criança sente a linha. NC |
Fita texturizada, criança descalça, lixa lisa com contraste. NC |
C |
C |
60%
|
Fita antiderrapante texturizada, lixa lisa, preta em contraste com fita adesiva branca nas bordas laterais (3 metros). |
C |
C |
C |
C |
C |
100%
|
7 anos
|
Pé Manco |
Faixa em contraste amarela e preta |
C |
Fita antiderrapante, demarcação no piso faixa de 15 cm. NC |
Fita texturizada, criança descalça, lixa lisa com contraste. NC |
C |
C |
60%
|
Fita antiderrapante texturizada, lixa lisa, preta em contraste com fita adesiva branca nas bordas laterais (3 metros). |
C |
C |
C |
C |
C |
100%
|
8 anos
|
Saltar de uma altura de 40 cm. |
EVA preto no chão, segurança da criança e contraste de cor. |
Tapete emborrachado ou tatame de EVA de 2 cm de altura. NC |
C |
C |
C |
C |
80%
|
Tapete de EVA emborrachado de 2 cm de altura. |
C |
C |
C |
C |
C |
100%
|
9 anos
|
Saltar sobre o ar |
Manteve-se a aplicação original do teste |
C |
C |
C |
C |
C |
100%
|
Mantida |
C |
C |
C |
C |
C |
100%
|
10 anos
|
Pé Manco com retângulo de madeira |
Faixa em contraste amarela e preta. Retângulo de madeira em contraste preto e branco. |
Retângulo de uma única cor (branco) NC |
Fita texturizada preta, retângulo de uma única cor (branco) NC |
C |
C |
C |
60%
|
Fita antiderrapante texturizada, lixa lisa, preta em contraste com fita adesiva branca nas bordas laterais (3 metros). |
C |
C |
C |
C |
C |
100%
|
11 anos
|
Saltar sobre uma cadeira |
Manteve-se a aplicação original do teste |
Fitas de contraste de cor no assento da cadeira. NC |
Criança sentir a altura do assento, com contraste de cor. NC |
C |
C |
C |
60%
|
EVA amarelo no assento da cadeira, criança sentir a altura da cadeira. |
C |
C |
C |
C |
C |
100%
|
ESQUEMA CORPORAL
|
IDADE
|
TAREFA
|
ADAPTAÇÃO ETAPA 1
|
SUGESTÕES DOS ESPECIALISTAS
|
IC
|
ADAPTAÇÃO FINAL PESQUISADORES
|
SUGESTÕES DOS ESPECIALISTAS
|
IC
|
2- 5 anos
|
Prova de imitação dos gestos simples (movimentos com as mãos). Prova de imitação dos gestos simples (movimentos com os braços). |
Manteve-se a aplicação original do teste. |
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
|
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
|
Fazer a avaliação a 30 cm do rosto da criança. NC |
Fazer a avaliação a 30 cm do rosto da criança, permitir que ela sinta o movimento. NC |
Luvas com contraste de cor. NC
|
C |
C |
40%
|
Fazer a avaliação a 30 cm do rosto da criança, permitir que ela sinta o movimento. |
C |
C |
C |
C |
C |
100%
|
6- 11 anos
|
Teste de Rapidez |
Utilizar lápis 6B. |
Aumentar o desenho quadriculado da folha. NC |
Carretilha para criança sentir o desenho, aumentar a espessura das linhas, criança sentir o desenho. NC |
Aumentar a espessura da linha do desenho. NC |
Linhas em alto contraste |
C |
20%
|
A linha quadriculada do desenho foi aumentada para 1 cm, utilizou se a carretilha nas linhas do desenho, foi permitido a criança sentir o desenho. |
C |
C |
C |
C |
C |
100%
|
ORGANIZAÇÃO TEMPORAL
|
IDADE
|
TAREFA
|
ADAPTAÇÃO ETAPA 1
|
SUGESTÕES DOS ESPECIALISTAS
|
IC
|
ADAPTAÇÃO FINAL PESQUISADORES
|
SUGESTÕES DOS ESPECIALISTAS
|
IC
|
2- 5 anos
|
Linguagem expressiva |
Manteve-se a aplicação original do teste. |
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
|
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
|
C |
C |
C |
C |
C |
100%
|
Manteve-se a aplicação original do teste. |
C |
C |
C |
C |
C |
100%
|
6- 11 anos
|
Estágio 1 (Reprodução do som) |
Manteve-se a aplicação original do teste. |
C |
C |
C |
C |
C |
100%
|
Manteve-se a aplicação original do teste. |
C |
C |
C |
C |
C |
100%
|
Estágio 2 ( Simbolização, desenho, das estruturas espaciais). |
Acrescentar EVA preto por debaixo dos cartões para contraste de cor, figuras em alto relevo para que as crianças visualizem as imagens. |
Realizar apenas círculos e não faces. NC |
Utilizar cartolina, criança desenha, no lugar de EVA a criança sentir a imagem. NC |
C |
C |
C |
60%
|
Acrescentar EVA preto por debaixo dos cartões para contraste de cor, figuras em alto relevo para que as crianças visualizem as imagens (círculos). |
C |
C |
C |
C |
C |
100%
|
Estágio 3 ( Simbolização das estruturas temporais). |
Acrescentar EVA preto por debaixo dos cartões para contraste de cor, figuras em alto relevo para que as crianças visualizem as imagens. |
Realizar apenas círculos e não faces. NC |
Realizar apenas círculos e não faces. NC |
C |
C |
C |
60%
|
Acrescentar EVA preto por debaixo dos cartões para o contraste de cor e figuras em alto relevo para que as crianças visualizem as imagens (círculos). |
C |
C |
C |
C |
C |
100%
|
Estágio 4 Transcrição das estruturas temporais (ditado). |
Manteve-se a aplicação original do teste. |
C |
C |
C |
C |
C |
100%
|
Acrescentar EVA preto por debaixo dos cartões para contraste de cor, figuras em alto relevo para que as crianças visualizem as imagens (círculos). |
C |
C |
C |
C |
C |
100%
|
ORGANIZAÇÃO TEMPORAL
|
IDADE
|
TAREFA
|
ADAPTAÇÃO ETAPA 1
|
SUGESTÕES DOS ESPECIALISTAS
|
IC
|
ADAPTAÇÃO FINAL PESQUISADORES
|
SUGESTÕES DOS ESPECIALISTAS
|
IC
|
2- 5 anos
|
Linguagem expressiva |
Manteve-se a aplicação original do teste. |
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
|
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
|
C |
C |
C |
C |
C |
100%
|
Manteve-se a aplicação original do teste. |
C |
C |
C |
C |
C |
100%
|
6- 11 anos
|
Estágio 1 (Reprodução do som) |
Manteve-se a aplicação original do teste. |
C |
C |
C |
C |
C |
100%
|
Manteve-se a aplicação original do teste. |
C |
C |
C |
C |
C |
100%
|
Estágio 2 ( Simbolização, desenho, das estruturas espaciais). |
Acrescentar EVA preto por debaixo dos cartões para contraste de cor, figuras em alto relevo para que as crianças visualizem as imagens. |
Realizar apenas círculos e não faces. NC |
Utilizar cartolina, criança desenha, no lugar de EVA a criança sentir a imagem. NC |
C |
C |
C |
60%
|
Acrescentar EVA preto por debaixo dos cartões para contraste de cor, figuras em alto relevo para que as crianças visualizem as imagens (círculos). |
C |
C |
C |
C |
C |
100%
|
Estágio 3 ( Simbolização das estruturas temporais). |
Acrescentar EVA preto por debaixo dos cartões para contraste de cor, figuras em alto relevo para que as crianças visualizem as imagens. |
Realizar apenas círculos e não faces. NC |
Realizar apenas círculos e não faces. NC |
C |
C |
C |
60%
|
Acrescentar EVA preto por debaixo dos cartões para o contraste de cor e figuras em alto relevo para que as crianças visualizem as imagens (círculos). |
C |
C |
C |
C |
C |
100%
|
Estágio 4 Transcrição das estruturas temporais (ditado). |
Manteve-se a aplicação original do teste. |
C |
C |
C |
C |
C |
100%
|
Acrescentar EVA preto por debaixo dos cartões para contraste de cor, figuras em alto relevo para que as crianças visualizem as imagens (círculos). |
C |
C |
C |
C |
C |
100%
|