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A Educação de Cegos no Brasil do Século XIX: Revisitando a História

RESUMO:

O Imperial Instituto dos Meninos Cegos foi a primeira instituição escolar fundada no Brasil, no Rio de Janeiro, voltada à educação de pessoas com deficiência visual, provendo o ensino primário, musical, profissional e alguns ramos do ensino secundário. O objetivo desta pesquisa é apresentar e analisar a estrutura organizacional do Imperial Instituto dos Meninos Cegos, fundado em 1854, que utilizava o método simultâneo de ensino e esteve sob a proteção direta do Imperador até a queda da monarquia. Para tal, este trabalho consiste em uma pesquisa documental (Gil, 2002Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas.), realizada com base em fontes primárias localizadas no Arquivo Nacional, na Biblioteca Nacional, no Almanak Laemmert e em fontes bibliográficas, tais como: Aranha (2006)Aranha, M. L. de A. (2006). História da educação e da pedagogia: geral e do Brasil. (3. ed.). São Paulo: Moderna., Araújo (1993)Araujo, S. M. D. de. (1993). Elementos para se pensar a educação dos indivíduos cegos no Brasil: A história do instituto Benjamin Constant (Dissertação de Mestrado). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil., Jannuzzi (2004)Jannuzzi, G. (2004). A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XIX. Campinas, SP: Autores Associados., Mazzotta (2001)Mazzotta, M. J. S. (2001). Educação Especial no Brasil: história e políticas públicas. São Paulo: Cortez., Penna (2008)Penna, F. de A. (2008). Sob o nome e a capa do Imperador: a criação do colégio de Pedro Segundo e a construção do seu currículo (Dissertação de Mestrado). Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil., Veiga (2007)Veiga, C. G. (2007). História da Educação. São Paulo: Ática. e Zeni (1997Zeni, M. (1997). O Imperial Instituto dos Meninos Cegos: Benjamin Constant e o assistencialismo (segunda metade do século XIX) (Dissertação de Mestrado). Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil., 2005)Zeni, M. (2005). Os cegos no Rio de Janeiro do segundo reinado e começo da república (Tese de Doutorado). Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil.. O recorte geográfico e temporal da pesquisa dá-se no Rio de Janeiro, durante a segunda metade do século XIX, momento que nasceu a primeira instituição de ensino para a pessoa com deficiência visual na capital do Império. As fontes primárias analisadas constituíram-se, principalmente, por relatórios dos gestores do Instituto e dos Ministros e dos Secretários dos Negócios do Império, responsáveis pelo acompanhamento da educação. O Imperial Instituto dos Meninos Cegos instituiu as bases para a educação dos cegos no Brasil e, apesar de dar certa autonomia e proporcionar o desenvolvimento intelectual de seus alunos, fora criticada pelo seu caráter asilar, assumido por meio de suas práticas ao longo da história.

PALAVRAS-CHAVE:
Educação dos cegos; Deficiências da visão; Educação Especial.

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