RESUMO:
O presente artigo é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo investigar, em uma perspectiva de educação comparada, a circularidade de um pensamento educacional e modelos de formação docente envolvendo o Curso Normal (1951-1957) e os Cursos de Especialização de Professores de Deficientes Auditivos (1957-1972/1981-1985), mantidos pelo Instituto Nacional de Surdos-Mudos (INSM)/Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e os cursos congêneres oferecidos pelo Instituto Jacob Rodrigues Pereira - IJRP (1952-1956/1961-1963/1982-1984), em Portugal. A investigação foi de cunho qualitativo e as fontes consultadas foram: textos legislativos, anteprojetos, regulamentos, regimentos, grades curriculares, fichas de matrículas e históricos das ex-normalistas e ex-cursistas, fichas funcionais de professores, periódicos, livros, manuais, ordens de serviço, relatórios e anais de Campanha. Esses documentos foram encontrados no Acervo Histórico, nos Arquivos corrente e permanente do INES, no Brasil, e no Centro de Documentação, Acervo Histórico e Biblioteca do Centro Cultural da Casapiano e na Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa. Também houve a produção de entrevistas semiestruturadas com doze docentes, entre ex-normalistas, ex-cursistas e ex-professores dos cursos investigados, à luz da metodologia da História Oral, por esta contribuir para a compreensão dos processos histórico-sociais. A pesquisa identificou elementos que evidenciaram a circulação de um pensamento educacional e modelos de formação docente, na área do ensino de surdos, que conectaram e entrelaçaram, de forma indireta e direta, as instituições pesquisadas, refletindo realidades globais que foram fruto de como os agentes escolares/institucionais se relacionaram, compartilhando conhecimentos, calcados na matriz oralista, que ultrapassaram as escalas nacionais.
PALAVRAS-CHAVE:
Educação Especial; Formação de professores; Educação comparada; Instituto Nacional de Educação de Surdos; Instituto Jacob Rodrigues Pereira