Fase I- O participante assiste ao vídeo do modelo pegando a figura, entregando na mão do parceiro de comunicação (PC) e recebendo o item desejado. No início do vídeo, aparece o modelo de corpo inteiro; em seguida, ao pegar a figura, a câmera é aproximada para que só as mãos do modelo apareçam realizando a troca. Após assistir ao vídeo, iniciam-se as etapas do Protocolo PECS (Bondy & Frost, 2002Bondy, A. S., & Frost, L. A. (2002). PECS: The Picture Exchange Communication System, Manual de Treinamento do Sistema de Comunicação por Troca de Figuras. (2a ed.). New Castle: Pyramid Educational Consultants.). Nesse momento, há a presença de duas pessoas, uma será o parceiro de comunicação e a outra será o estimulador físico, e, durante as sessões, as posições são trocadas, o PC torna-se estimulador físico e vice-versa. O estimulador físico oferece auxílio físico e, aos poucos, vai retirando esse auxílio até que a criança faça independentemente a troca. Denomina-se essa fase como sequência de objetivos: pegar, levar e entregar. Assim que o participante entrega a figura, o PC reforça, em meio segundo, entregando o item desejado referente à figura. |
Fase II- O participante assiste ao vídeo do modelo caminhando até a pasta de comunicação; em seguida, a câmera é aproximada para captar somente as mãos do modelo para pegar a figura. O modelo caminha até o PC e a câmera é novamente aproximada para focar a troca. Após assistir ao vídeo, iniciam-se as etapas do Protocolo PECS (Bondy & Frost, 2002Bondy, A. S., & Frost, L. A. (2002). PECS: The Picture Exchange Communication System, Manual de Treinamento do Sistema de Comunicação por Troca de Figuras. (2a ed.). New Castle: Pyramid Educational Consultants.), em que se deve colocar na capa da pasta de comunicação uma figura de um item. O aluno e o parceiro de comunicação estarão sentados um de frente para outro, pode ser no chão ou em uma cadeira (opcional). O item que correspondente à figura deve estar à disposição. Um estimulador físico deve estar presente. É importante que a pasta e o parceiro de comunicação estejam distantes do participante para que este caminhe até a pasta e até o PC. |
Fase III-A- O participante assiste ao vídeo da mão do modelo discriminando a figura do item preferido e ignorando o item desinteressante, pega a figura do item preferido e a entrega ao PC. Após assistir ao vídeo, iniciam-se as etapas do Protocolo PECS (Bondy & Frost, 2002Bondy, A. S., & Frost, L. A. (2002). PECS: The Picture Exchange Communication System, Manual de Treinamento do Sistema de Comunicação por Troca de Figuras. (2a ed.). New Castle: Pyramid Educational Consultants.). O participante e o parceiro de comunicação estão sentados um de frente para o outro. Deve-se ter à disposição figuras de itens interessantes e desinteressantes, bem como seus respectivos itens. Será realizada a discriminação entre item altamente interessante e um desinteressante. |
Fase III-B- O participante assiste ao vídeo da mão do modelo realizando a correspondência da figura com item preferido, ou seja, pega a figura, entrega-a ao PC, este último diz: "Pode pegar", o modelo seleciona o item correspondente à figura e entrega-a ao PC. Após assistir ao vídeo, iniciam-se as etapas do Protocolo PECS (Bondy & Frost, 2002Bondy, A. S., & Frost, L. A. (2002). PECS: The Picture Exchange Communication System, Manual de Treinamento do Sistema de Comunicação por Troca de Figuras. (2a ed.). New Castle: Pyramid Educational Consultants.), em que será realizada a discriminação entre figuras de dois itens altamente atrativos para que se verifique se o participante está realizando a correspondência entre a figura e o item que ele selecionou. |
Fase IV- Nessa fase, somente as mãos do modelo aparecem no vídeo, o modelo coloca a figura "Eu quero" e a figura do item na tira de sentenças, retira a tira da pasta de comunicação e a entrega ao PC, o PC segura o seu dedo indicador e lê a tira para o modelo. Após assistir ao vídeo, iniciam-se as etapas do Protocolo PECS (Bondy & Frost, 2002Bondy, A. S., & Frost, L. A. (2002). PECS: The Picture Exchange Communication System, Manual de Treinamento do Sistema de Comunicação por Troca de Figuras. (2a ed.). New Castle: Pyramid Educational Consultants.). Nesse sentido, o participante deve aprender a construir frases utilizando figuras que representem verbos, por exemplo: Eu quero. Retira da pasta de comunicação a figura "Eu quero" e a coloca na tira de sentença (um espaço na prancha de comunicação específico para a construção da frase), em seguida escolhe a figura representativa do item desejado e a coloca na tira de sentenças, formando uma frase. |
Fase V- O PC faz a pergunta ao modelo: "O que você quer?". O modelo fixa as figuras "Eu quero" e a figura do item na tira de sentenças, retira a tira da pasta de comunicação e a entrega ao PC, o PC segura o seu dedo indicador e lê a tira para o modelo conforme este último aponta para as figuras na tira. Após assistir ao vídeo, iniciam-se as etapas do Protocolo PECS (Bondy & Frost, 2002Bondy, A. S., & Frost, L. A. (2002). PECS: The Picture Exchange Communication System, Manual de Treinamento do Sistema de Comunicação por Troca de Figuras. (2a ed.). New Castle: Pyramid Educational Consultants.). Nesse sentido, segue a mesma sequência da Fase IV, a diferença é que o participante responde à pergunta: "O que você quer?". |
Fase VI- O PC faz a pergunta ao modelo: "O que você vê?" ou "O que você ouve?", dentre outras perguntas. O modelo fixa as figuras "Eu vejo", "Eu ouço" e a figura dos itens na tira de sentenças, retira a tira da pasta de comunicação e a entrega ao PC, o PC segura o seu dedo indicador e lê a tira para o modelo conforme este último aponta para as figuras na tira. Após assistir ao vídeo, iniciam-se as etapas do Protocolo PECS (Bondy & Frost, 2002Bondy, A. S., & Frost, L. A. (2002). PECS: The Picture Exchange Communication System, Manual de Treinamento do Sistema de Comunicação por Troca de Figuras. (2a ed.). New Castle: Pyramid Educational Consultants.). Nesse sentido, seguem-se os mesmos passos da Fase V, acrescentados outros iniciadores como: "Eu vejo", "Eu ouço", "Eu estou", "Meu nome é", "Meu aniversário é", "O tempo está", "Eu não quero", dentre outros. |