Rossit e Zuliani (2003)ROSSIT, R. A. S.; ZULIANI, G. Repertórios acadêmicos básicos para pessoas com necessidades especiais. Temas em Psicologia, v.11, n.2, p.114-121, 2003.
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Brasil |
Dez adultos com DI, de 18 a 32 anos |
Atividades com números, contagem e adição, usando moedas |
Bashash, Outhred e Bochner (2003)BASHASH, L.; OUTHRED, L.; BOCHNER, S. Counting skills and number concepts of students with moderate intellectual disabilities. International Journal of Disability, Development and Education, v.50, n.3, p.325-345, 2003.
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Austrália |
30 pessoas com DI moderada, entre 7 e 18 anos |
Contagem e número |
Chung e Tam (2005)CHUNG, K. K. H.; TAM, Y. H. Effects of cognitive‐based instruction on mathematical problem solving by learners with mild intellectual disabilities. Journal of Intellectual and Developmental Disability, v.30, n.4, p.207-216, 2005.
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Hong Kong (China) |
30 estudantes com DI leve, entre 9 e 12 anos |
Adição e subtração |
Rietveld (2005)RIETVELD, C. M. Classroom learning experiences of mathematics by new entrant children with Down syndrome. Journal of Intellectual and Developmental Disability, v.30, n.3, p.127-138, 2005.
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Nova Zelândia |
3 crianças com Síndrome de Down, entre 5 e 6 anos |
Atividades com números |
Escobal, Rossit e Goyos (2010)ESCOBAL, G.; ROSSIT, R. A. S.; GOYOS, C. Aquisição de conceito de número por pessoas com deficiência intelectual. Psicologia em Estudo, v.15, n.3, p.467-475, 2010.
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Brasil |
Dois adultos com DI, com 16 e 20 anos |
Contagem e nomeação |
Van Luit e Van der Molen (2011)VAN LUIT, J. E. H.; VAN DER MOLEN, M. J. The effectiveness of Korean number naming on insight into numbers in Dutch students with mild intellectual disabilities. Research in developmental disabilities, v.32, n.5, p.1941-1947, 2011.
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Holanda |
70 crianças com DI leve, com idade média de 9 anos |
Nomeação de números |
Brankaer, Ghesquiere e De Smedt (2011)BRANKAER, C.; GHESQUIÈRE, P.; DE SMEDT, B. Numerical magnitude processing in children with mild intellectual disabilities. Research in developmental disabilities, v.32, n.6, p.2853-2859, 2011.
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Bélgica |
26 com DI leve e 52 com desenvolvimento típico, de 8 a 11 anos |
Conceitos de maior e menor, adição, subtração |
Rosso e Dorneles (2012)ROSSO, T. R. F.; DORNELES, B. V. Contagem numérica em estudantes com síndromes de X-Frágil e Prader-Willi. Revista Brasileira de Educação Especial. Marília, v.18, n.2, p.231-244, 2012.
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Brasil |
Dois estudantes, um com Síndrome do X-Frágil e outro com Síndrome de Prader-Willi, 10 anos de idade |
Atividades com números e contagem |
Brankaer, Ghesquiere e De Smedt (2013)BRANKAER, C.; GHESQUIÈRE, P.; DE SMEDT, B. The development of numerical magnitude processing and its association with working memory in children with mild intellectual disabilities. Research in developmental disabilities, v. 34, n. 10, p.3361- 3371, 2013.
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Bélgica |
31 com DI leve, e dois grupos controle de 31 cada, de 8 a 11 anos |
Magnitude numérica (maior/ menor). |
Jansen, De Lange e Van der Molen (2013)JANSEN, B. R. J.; DE LANGE, E.; VAN DER MOLEN, M. J. Math practice and its influence on math skills and executive functions in adolescents with mild to borderline intellectual disability. Research in developmental disabilities, v.34, n.5, p.1815-1824, 2013.
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Holanda |
58 adolescentes na fronteira da DI, entre 12 e 15 anos de idade |
Adição, subtração, multiplicação e divisão |
Malaquias at. al. (2013)MALAQUIAS, F. F. O. et al. VirtualMat: A serious game to teach logical-mathematical concepts for students with intellectual disability. Technology and Disability, v.25, n.2, 2013.
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Brasil |
15 alunos com DI, entre 13 e 22 anos |
Habilidades pré-aritméticas |
Brito, Campos e Romanatto (2014)BRITO, J.; CAMPOS, J. A. P. P.; ROMANATTO, M. C. Ensino da matemática alunos com deficiência intelectual na educação de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação Especial, v.20, n.4, p.525-540, 2014.
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Brasil |
Três alunos com desenvolvimento típico do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), dois alunos da EJA com DI, e uma professora, com idades variando entre 31 e 75 anos |
Contagem, quantificação, sistema de numeração decimal e as operações de adição e subtração |
Yakubova e Bouck (2014)YAKUBOVA, G.; BOUCK, E. C. Not all created equally: Exploring calculator use by students with mild intellectual disability. Education and Training in Autism and Developmental Disabilities, v.49, n.1, p.111, 2014.
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EUA |
Cinco alunos com DI leve, todos com 11 anos de idade |
Adição e subtração |