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Análise das Estratégias Empregadas em um Programa de Intervenção Fonológica para Crianças com Deficiência Auditiva1, 2 2 Agradecemos ao Centro SUVAG pela constante parceria; às fonoaudiólogas Ana Caroline Esther, Carolina Karla de Souza Evangelista, Darling Dayenne Santana Freire Carvalho, Genielly Barbosa Tavares e Taise Ferreira de Lima, pelo envolvimento na elaboração das estratégias lúdicas e durante a coleta de dados; e à fonoaudióloga Ms. Gabriela Rabelo, pelas importantes contribuições nas discussões deste trabalho.

RESUMO:

Programas de intervenção fonológica para crianças com deficiência auditiva têm sido estudados mundialmente, dados os seus comprovados benefícios para o desenvolvimento da leitura. No entanto, no Brasil, não há referência à avaliação desses programas para crianças com deficiência auditiva inseridas em serviços de (re)habilitação auditiva. O objetivo desta pesquisa foi analisar as estratégias empregadas em um programa de intervenção fonológica para crianças com deficiência auditiva. Trata-se de estudo do tipo exploratório, de fonte documental, longitudinal com abordagem qualitativa, realizado a partir da intervenção com 11 crianças com deficiência auditiva e três pedagogas que acompanharam a intervenção em grupo. Foram analisados os 80 planos das sessões e as 80 fichas de observação das pedagogas, além da descrição dos resultados do grupo focal realizado com as pedagogas ao término da intervenção. Observou-se a necessidade de adaptações quanto às instruções, às estratégias e aos materiais utilizados, nessa ordem de frequência, assim como a utilização de estratégias de comunicação e técnicas específicas para otimizar a compreensão e a execução das atividades pelas crianças. Concluiu-se que o programa de intervenção fonológica para crianças com deficiência auditiva necessitou de adaptações e destaca-se a importância da capacitação dos profissionais nos serviços de terapia especializada para essa atuação.

PALAVRAS-CHAVE:
Deficiências da audição; Terapia fonoaudiológica; Aprendizagem da leitura; Formação pedagógica; Modelos de Educação Especial

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