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ATITUDES, AUTOEFICáCIA E INTENÇãO DE ENSINAR EM AULAS INCLUSIVAS DE PROFESSORES EM SERVIÇO NO CHILE: VALIDAÇÃO DE ESCALAS

RESUMO

O principal objetivo deste estudo foi analisar as propriedades psicométricas da versão chileno-espanhola da Escala de Atitudes em relação à Inclusão (AIS), da Escala de Intenção de Ensinar em Salas de Aula Inclusivas (ITICS) e da escala de Eficácia do Professorado para Práticas Inclusivas (TEIP). O objetivo secundário foi determinar se a intenção de ensinar em salas de aula inclusivas é influenciada por atitudes e autoeficácia. Os participantes foram 569 professores em serviço. Os resultados indicaram níveis de confiabilidade adequados para os três instrumentos. Os resultados da análise fatorial exploratória (EFA) da AIS confirmaram a existência de dois fatores. A ITICS foi determinada como sendo unidimensional. A estrutura fatorial da escala TEIP diferiu substancialmente da escala original, e duas soluções fatoriais foram determinadas como sendo as mais adequadas para os professores chilenos. A autoeficácia para práticas inclusivas e as atitudes em relação à inclusão tiveram um efeito positivo na intenção de implementar práticas inclusivas. As implicações dos resultados para os programas de formação de professores são discutidas.

Palavras-chave:
Educação inclusiva; Atitudes; Eficácia do ensino; Intensões; Professores em serviço

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