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As Interações Pedagógicas na Perspectiva do Ensino Colaborativo (Coensino): Diálogos com o Segundo Professor de Turma em Santa Catarina

RESUMO:

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que buscou analisar a percepção dos Segundos Professores sobre as interações pedagógicas que se estabelecem entre esse profissional e o professor titular na perspectiva do ensino colaborativo (Coensino). Para tanto, contextualiza-se a função do Segundo Professor de Turma e suas atribuições de acordo com os documentos legais e as políticas de inclusão em Santa Catarina. Conceitua-se o Coensino a partir das contribuições teóricas de Mendes, Vilaronga e Zerbato (2014)Mendes, E. G., Vilaronga, C. A. R., & Zerbato, A. P. (2014). Ensino colaborativo como apoio à inclusão escolar: unindo esforços entre educação comum e especial. São Carlos: UFSCar ., Vilaronga (2014)Vilaronga, C. A. R. (2014). Colaboração da Educação Especial em Sala de Aula: Formação nas Práticas Pedagógicas do Coensino. São Carlos: UFSCar ., Costas e Correia (2012)Costas, F. A. T. et al (2012). Educação, Educação especial e inclusão: fundamentos, contextos e práticas. Curitiba: Appris., França (2016)França, M. G. (2016). As complexas tramas da inclusão escolar: o trabalho do professor de Educação Especial. Jundiaí: Paco Editorial., Zerbato (2014)Zerbato, A. P. (2014). O papel do professor de educação especial na proposta do coensino (Dissertação de Mestrado). Centro de Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, Brasil. e Mendes (2002Mendes, E.G. (2002). Perspectiva para a construção da escola inclusiva. In M. S. Palhares, & S. Marins (Orgs.), Escola Inclusiva (pp. 61-86). São Carlos: UFSCar . , 2006)Mendes, E. G. (2006). Colaboração entre o Ensino Regular e Especial: o caminho do desenvolvimento pessoal para inclusão escolar. In E. J. Manzini (Org.), Inclusão e acessibilidade (pp. 29-41). Marília: ABPEE.. No contexto de uma pesquisa qualitativa, as análises recaem sobre a voz de dez Segundos Professores e os dados de uma autoavaliação pós-entrevista. Percebe-se que há ainda avanços a serem feitos em relação à inclusão de alunos com deficiência nas escolas regulares que impactam a cultura do coensino no ambiente escolar, perpassando sobre as relações pedagógicas entre os professores que atuam na mesma turma.

PALAVRAS-CHAVE:
Coensino; Segundo Professor de Turma; Interações Pedagógicas

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