Categoria 1: Avaliação do ambiente digital em comparação às atividades aplicadas manualmente (Q 1, 2 e 3)
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"O ambiente facilita a aplicação das atividades com os estudantes com TEA, devido aos recursos que são possíveis de serem utilizados com o uso da tecnologia, além de favorecer uma análise de dados mais rápida, em comparação ao trabalho manual. O ambiente apresenta uma interface amigável e intuitiva, sem necessidade de conhecimento prévio na área da computação, além da facilidade para aplicação no tablet ou mesmo em smartphone. Outro ponto se refere a possibilidade de elaborar atividades, de acordo com o desempenho do estudante e adaptá-las, conforme sua necessidade. O registro dos desempenhos automático pelo ambiente economiza o tempo de aplicação do profissional. Como em qualquer programa, podem ser realizadas melhorias, como, modificar a consequência reforçadora, de acordo com os interesses do estudante, por exemplo, ao finalizar a atividade, acesso automático à um vídeo no YouTube; fornecer instruções orais para serem dadas diretamente pelo ambiente, conforme cada atividade e especificar as figuras/palavras no relatório de cada atividade". |
"A ideia do aplicativo é muito legal, porém não é atrativo o suficiente, por exemplo, como outros aplicativos, que são coloridos, tem voz, música e cores vivas, e tem atividades semelhantes. Contudo, ao comparar com as atividades manuais, o aplicativo é bem mais eficaz, principalmente para análise dos dados". |
Categoria 2: Desempenho dos estudantes com TEA nas atividades (Q 4 e 5)
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"Ao visualizar as atividades no tablet, eles sorriam e solicitavam para fazê-las, o que significa que estavam motivados para realização de tais atividades. É importante destacar que tal comportamento não ocorria com as atividades no papel. Os estudantes estabeleciam contato visual permanente com os estímulos presentes nas atividades, o que favoreceu maior número de acertos em cada uma delas, o que significa que eles estavam mais concentrados." |
"Achei o aplicativo simples de se usar, mas acho que poderia ter opções de personalização, por exemplo, aumentar a letra e imagens, para crianças que tem mais dificuldades motoras, como foi o caso de E5, que não respondeu para nenhuma atividade, devido à dificuldade motora para realização da atividade. |
Categoria 3: Uso do ambiente pelos pais (Q 6)
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"A aplicação das atividades é muito fácil e pode ser utilizada por qualquer população, inclusive pelos pais. Devido à automatização das atividades, o profissional pode programar uma sequência e deixar disponível para que os pais realizem com seus filhos, de modo a ampliar o tempo de intervenção, nas respectivas residências." |
"Acredito que o aplicativo seja válido para utilização em diversos ambientes. Em geral, a ideia é muito boa e acho que vai auxiliar bastante no aprendizado das crianças." |
Categoria 4: Análise de dados oferecida pelo ambiente (Q 7)
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"Os relatórios emitidos pelo ambiente otimizam a análise de dados, por agilizarem o cálculo de acertos e erros, facilitando assim as tomadas de decisão sobre o currículo de cada estudante com TEA, contudo, precisam ser mais específicos, em relação ao desempenho para cada palavra e/ou figura." |
"Outra coisa também é que achei complexo cadastrar as crianças pelo site e depois abrir o aplicativo (se fosse tudo no aplicativo ia facilitar muito pra cadastrar várias crianças), acho que quanto mais simples, mais fácil de disseminar a ideia e outras pessoas utilizarem desse recurso." |