Inclusão de estudantes cegos nas aulas de matemática: a construção de um kit pedagógico (Uliana, 2013) |
Álgebra e Geometria |
Plano cartesiano de metal |
Abordagem qualitativa – estudo de caso |
Ensino Fundamental II |
Artigo |
Significado atribuído aos números inteiros e suas operações por estudantes com deficiência visual: intervenções com material didático manipulável alicerçado em nexos conceituais (Felipe et al., 2022) |
Números |
Soroban
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Abordagem qualitativa – pesquisa intervenção |
Ensino Fundamental II |
Artigo |
Ensino de frações para adolescentes com deficiência visual (Costa et al., 2019) |
Números |
Material reciclável / Brinquedos pedagógicos |
Abordagem qualitativa – pesquisa intervenção |
Ensino Fundamental II |
Artigo |
Formação de conceitos em Geometria e Álgebra por estudante com deficiência visual (Mamcasz-Viginheski, 2017) |
Álgebra e Geometria |
Material reciclável / Material Dourado |
Abordagem qualitativa –estudo de caso |
Ensino Médio |
Artigo |
Alunos com deficiência visual ensinando Matemática a alunos videntes: O plano cartesiano no jogo Batalha Naval (Xavier, 2020) |
Geometria |
Jogo Batalha Naval acessível |
Abordagem qualitativa –estudo de caso |
Ensino Médio |
Dissertação |
Conceitos geométricos, deslocamentos e localização espacial de estudantes com cegueira congênita (Furlan, 2016) |
Geometria |
Multiplano / Maquete tátil |
Abordagem qualitativa – pesquisa intervenção |
Ensino Médio |
Dissertação |
Educação matemática e inclusão escolar: a construção de estratégias para uma aprendizagem de alunos com deficiência visual do CEEEC (Stefanelli, 2020) |
Geometria e Números |
Material Dourado / Multiplano / Soroban / Ábacos
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História Oral |
Ensino Fundamental II |
Dissertação |
Ensino de geometria para alunos com deficiência visual: análise de uma proposta de ensino envolvendo o uso de materiais manipulativos e a expressão oral e escrita (Pereira, 2012) |
Geometria |
Material concreto |
Abordagem qualitativa – estudo de caso |
Ensino Fundamental II |
Dissertação |
Contribuições dos materiais didáticos manipuláveis na aprendizagem de matemática de estudantes cegos (Koepsel, 2017) |
Álgebra e Geometria |
Geoplano |
Abordagem qualitativa – estudo de caso |
Ensino Fundamental II |
Dissertação |
O ensino de geometria plana para uma aluna com surdocegueira no contexto escolar inclusivo (Galvão, 2017) |
Geometria |
Kit de materiais adaptados / Geoplano |
Abordagem qualitativa – estudo de caso |
Ensino Fundamental II |
Dissertação |
O ensino de matrizes: um desafio mediado para aprendizes cegos e aprendizes surdos (Silva, 2012) |
Álgebra |
MATRIZMAT |
Design Experiments
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Ensino Médio |
Dissertação |
Narrativa adaptada para o ensino de semelhança de triângulos para aluno com deficiência visual em situação de inclusão (Borges, 2020) |
Geometria |
Maquete tátil |
Abordagem qualitativa – estudo de caso |
Ensino Médio |
Dissertação |
Uso dos objetos ostensivos e não ostensivos para o ensino do princípio aditivo voltado ao(à) aluno(a) com deficiência visual dos anos iniciais do ensino fundamental (Santos, 2021) |
Geometria e Números |
Brinquedos pedagógicos / Dosvox (recurso eletrônico) |
Abordagem qualitativa – estudo de caso |
Ensino Fundamental I |
Dissertação |
Uma abordagem para o ensino de produtos notáveis em uma classe inclusiva: o caso de uma aluna com deficiência visual (Viginheski, 2013) |
Álgebra |
Material Dourado |
Abordagem qualitativa – estudo de caso |
Ensino Fundamental II |
Dissertação |
Uma ferramenta para elaboração de conceitos matemáticos para estudantes com deficiência visual: gráfico em pizza adaptado (Alvaristo, 2019) |
Probabilidade e Estatística |
Gráfico de setores manipulável |
Abordagem qualitativa – estudo de caso |
Ensino Fundamental II |
Dissertação |
O multiplano no processo de ensino da matemática: intervenções educacionais para estudantes com deficiên-cia visual e estudantes videntes com dificuldade de aprendizagem (Sá, 2019) |
Números |
Multiplano |
Abordagem qualitativa – pesquisa intervenção |
Ensino Médio |
Dissertação |
O ensino de trigonometria para deficientes visuais através do Multiplano Pedagógico (Melo, 2014) |
Geometria |
Multiplano |
Abordagem qualitativa – estudo de caso |
Ensino Médio |
Dissertação |
O ensino de funções do 2º grau para alunos com deficiência visual: uma abordagem para a educação matemática inclusiva (Brim, 2018) |
Álgebra |
Material concreto |
Abordagem qualitativa – estudo de caso |
Ensino Médio |
Dissertação |
Introdução ao estudo de função para alunos com deficiência visual com o auxílio do multiplano (Souza, 2015) |
Álgebra |
Multiplano / Geoplano |
Abordagem qualitativa –estudo de caso |
Ensino Fundamental II (9° ano) |
Dissertação |
Matemática inclusiva: ensinando matrizes a deficientes visuais (Silva, 2015) |
Álgebra |
Material concreto |
Abordagem qualitativa – estudo de caso |
Ensino Médio |
Dissertação |
O ensino da geometria para alunos com deficiência visual (Silva, 2013) |
Geometria |
Figuras geométricas de diferentes materiais |
Abordagem qualitativa – estudo de caso |
Ensino Médio |
Dissertação |
Introdução ao conceito da função exponencial: um olhar para a educação inclusiva (Santos, 2018) |
Álgebra |
Multiplano |
Abordagem qualitativa – estudo de caso |
Ensino Médio |
Dissertação |
Educação matemática inclusiva: o material didático na perspectiva do desenho universal para área visual (Berbetz, 2019) |
Álgebra |
Placas algébricas / Material Dourado |
Abordagem qualitativa – pesquisa intervenção |
Ensino Fundamental II |
Dissertação |
As barras adaptadas de cuisenaire como mediadoras do processo de ensino e aprendizagem das operações matemáticas de adição e subtração de um aluno cego (Drummond, 2016) |
Números |
Barras de Cuise-naire adaptadas |
Abordagem qualitativa – estudo de caso |
Ensino Fundamental I |
Dissertação |
A inclusão de alunos com deficiência visual do 9º ano do Ensino Fundamental no processo de ensino e aprendizagem de estatística (Pas-quarelli, 2015) |
Probabilidade e Estatística |
Soroban / Simuladores de gráficos |
Abordagem qualitativa – estudo de caso |
Ensino Fundamental II (9° ano) |
Dissertação |
Análise instrumental de uma maquete tátil para a aprendizagem de probabilidade por alunos cegos (Vita, 2012) |
Probabilidade e Estatística |
Maquete tátil |
Abordagem qualitativa – estudo de caso |
Ensino Fundamental II |
Tese |