Inclusão de estudantes cegos nas aulas de matemática: a construção de um kit pedagógico (Uliana, 2013) |
Álgebra e Geometria |
Plano cartesiano de metal |
Abordagem qualitativa – estudo de caso |
Ensino Fundamental II |
Artigo |
Significado atribuído aos números inteiros e suas operações por estudantes com deficiência visual: intervenções com material didático manipulável alicerçado em nexos conceituais (Felipe et al., 2022Felipe, N. A., Silva, S. de C. R da, & Basniak, M. I. (2022). Significado atribuído aos números inteiros e suas operações por estudantes com deficiência visual: intervenções com material didático manipulável alicerçado em nexos conceituais. Ciência & Educação, 28, 1-27. https://doi.org/10.1590/1516-731320220009 https://doi.org/10.1590/1516-73132022000...
) |
Números |
Soroban
|
Abordagem qualitativa – pesquisa intervenção |
Ensino Fundamental II |
Artigo |
Ensino de frações para adolescentes com deficiência visual (Costa et al., 2019Costa, A. B., Gil, M. S. C. de A., & Elias, N. C. (2019). Ensino de frações para adolescentes com deficiência visual. Ciência & Educação, 25(4), 1047-1065. https://doi.org/10.1590/1516-731320190040013 https://doi.org/10.1590/1516-73132019004...
) |
Números |
Material reciclável / Brinquedos pedagógicos |
Abordagem qualitativa – pesquisa intervenção |
Ensino Fundamental II |
Artigo |
Formação de conceitos em Geometria e Álgebra por estudante com deficiência visual (Mamcasz-Viginheski, 2017Mamcasz-Viginheski, L. V., Shimazaki, E. M., Silva, S. de C. R. da, & Pacheco, E. R. (2017). Formação de conceitos em Geometria e Álgebra por estudante com deficiência visual. Ciência & Educação, 23(4), 867-879. https://doi.org/10.1590/1516-731320170040008 https://doi.org/10.1590/1516-73132017004...
) |
Álgebra e Geometria |
Material reciclável / Material Dourado |
Abordagem qualitativa –estudo de caso |
Ensino Médio |
Artigo |
Alunos com deficiência visual ensinando Matemática a alunos videntes: O plano cartesiano no jogo Batalha Naval (Xavier, 2020Xavier, T. M. A. M. (2020). Alunos com deficiência visual ensinando Matemática a alunos videntes: O plano cartesiano no jogo Batalha Naval [Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual da Paraíba]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – TEDE – da UEPB. https://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4027 7 https://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle...
) |
Geometria |
Jogo Batalha Naval acessível |
Abordagem qualitativa –estudo de caso |
Ensino Médio |
Dissertação |
Conceitos geométricos, deslocamentos e localização espacial de estudantes com cegueira congênita (Furlan, 2016Furlan, F. H. (2016). Conceitos geométricos, deslocamentos e localização espacial de estudantes com cegueira congênita [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Paraná]. Acervo Digital da UFPR – DSPACE. https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/46233?show=full https://acervodigital.ufpr.br/handle/188...
) |
Geometria |
Multiplano / Maquete tátil |
Abordagem qualitativa – pesquisa intervenção |
Ensino Médio |
Dissertação |
Educação matemática e inclusão escolar: a construção de estratégias para uma aprendizagem de alunos com deficiência visual do CEEEC (Stefanelli, 2020Stefanelli, M. F. C. (2020). Educação matemática e inclusão escolar: a construção de estratégias para uma aprendizagem de alunos com deficiência visual do CEEEC [Dissertação de Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais]. Biblioteca Digital da PUC-Minas. https://web.sistemas.pucminas.br/BDP/PUC%20Minas/Home/Visualizar?seq=11C5 Ausão de estudantes cegos nas aulas de matemática: a construção de um kit pedagógico. Bolema, 27(46), 597-612. https://doi.org/10.1590/S0103-636X2013000300017 https://web.sistemas.pucminas.br/BDP/PUC...
) |
Geometria e Números |
Material Dourado / Multiplano / Soroban / Ábacos
|
História Oral |
Ensino Fundamental II |
Dissertação |
Ensino de geometria para alunos com deficiência visual: análise de uma proposta de ensino envolvendo o uso de materiais manipulativos e a expressão oral e escrita (Pereira, 2012Pereira, M. K. da S. (2012). Ensino de geometria para alunos com deficiência visual: análise de uma proposta de ensino envolvendo o uso de materiais manipulativos e a expressão oral e escrita [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Ouro Preto]. Repositório Institucional da UFOP. https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2979 https://www.repositorio.ufop.br/handle/1...
) |
Geometria |
Material concreto |
Abordagem qualitativa – estudo de caso |
Ensino Fundamental II |
Dissertação |
Contribuições dos materiais didáticos manipuláveis na aprendizagem de matemática de estudantes cegos (Koepsel, 2017Koepsel, A. P. P. (2017). Contribuições dos materiais didáticos manipuláveis na aprendizagem de matemática de estudantes cegos [Dissertação de Mestrado, Universidade Regional de Blumenau]. Biblioteca Universitária da FURB. https://bu.furb.br//docs/DS/2017/363697_1_1.pdf https://bu.furb.br//docs/DS/2017/363697_...
) |
Álgebra e Geometria |
Geoplano |
Abordagem qualitativa – estudo de caso |
Ensino Fundamental II |
Dissertação |
O ensino de geometria plana para uma aluna com surdocegueira no contexto escolar inclusivo (Galvão, 2017Galvão, D. L. (2017). O ensino de geometria plana para uma aluna com surdocegueira no contexto escolar inclusivo [Dissertação de Mestrado, Universidade Tecnológica Federal do Paraná]. Repositório Institucional da UTFPR. https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/2472/1/PG_PPGECT_M_Galv%C3%A3o%2C%20Daiane%20Leszarinski_2016.pdf https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/b...
) |
Geometria |
Kit de materiais adaptados / Geoplano |
Abordagem qualitativa – estudo de caso |
Ensino Fundamental II |
Dissertação |
O ensino de matrizes: um desafio mediado para aprendizes cegos e aprendizes surdos (Silva, 2012Silva, G. G. da. (2012). O ensino de matrizes: um desafio mediado para aprendizes cegos e aprendizes surdos [Dissertação de Mestrado, Universidade Bandeirante de São Paulo]. Repositório Institucional da UFSC. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190984 https://repositorio.ufsc.br/handle/12345...
) |
Álgebra |
MATRIZMAT |
Design Experiments
|
Ensino Médio |
Dissertação |
Narrativa adaptada para o ensino de semelhança de triângulos para aluno com deficiência visual em situação de inclusão (Borges, 2020Borges, F. (2020). Narrativa adaptada para o ensino de semelhança de triângulos para aluno com deficiência visual em situação de inclusão [Dissertação de Mestrado, Universidade Tecnológica Federal do Paraná]. Repositório Institucional da UTFPR. https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5287 https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/h...
) |
Geometria |
Maquete tátil |
Abordagem qualitativa – estudo de caso |
Ensino Médio |
Dissertação |
Uso dos objetos ostensivos e não ostensivos para o ensino do princípio aditivo voltado ao(à) aluno(a) com deficiência visual dos anos iniciais do ensino fundamental (Santos, 2021Santos, L. dos. (2021). Uso dos objetos ostensivos e não ostensivos para o ensino do princípio aditivo voltado ao(à) aluno(a) com deficiência visual dos anos iniciais do ensino fundamental [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Sergipe]. Repositório Institucional da UFS. https://ri.ufs.br/handle/riufs/14367 https://ri.ufs.br/handle/riufs/14367...
) |
Geometria e Números |
Brinquedos pedagógicos / Dosvox (recurso eletrônico) |
Abordagem qualitativa – estudo de caso |
Ensino Fundamental I |
Dissertação |
Uma abordagem para o ensino de produtos notáveis em uma classe inclusiva: o caso de uma aluna com deficiência visual (Viginheski, 2013Viginheski, L. V. M. (2013). Uma abordagem para o ensino de produtos notáveis em uma classe inclusiva: o caso de uma aluna com deficiência visual [Dissertação de Mestrado, Universidade Tecnológica Federal do Paraná]. Repositório Institucional da UTFPR. https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1455 https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/h...
) |
Álgebra |
Material Dourado |
Abordagem qualitativa – estudo de caso |
Ensino Fundamental II |
Dissertação |
Uma ferramenta para elaboração de conceitos matemáticos para estudantes com deficiência visual: gráfico em pizza adaptado (Alvaristo, 2019Alvaristo, E. F. (2019). Uma ferramenta para elaboração de conceitos matemáticos para estudantes com deficiência visual: gráfico em pizza adaptado [Dissertação de Mestrado, Universidade Tecnológica Federal do Paraná]. Repositório Institucional da UTFPR. https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3992 https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/h...
) |
Probabilidade e Estatística |
Gráfico de setores manipulável |
Abordagem qualitativa – estudo de caso |
Ensino Fundamental II |
Dissertação |
O multiplano no processo de ensino da matemática: intervenções educacionais para estudantes com deficiên-cia visual e estudantes videntes com dificuldade de aprendizagem (Sá, 2019Sá, R. M. B. de. (2019). O multiplano no processo de ensino da matemática: intervenções educacionais para estudantes com deficiência visual e estudantes videntes com dificuldade de aprendizagem [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Maranhão]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – TEDE – da UFMA. https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/2807 https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede...
) |
Números |
Multiplano |
Abordagem qualitativa – pesquisa intervenção |
Ensino Médio |
Dissertação |
O ensino de trigonometria para deficientes visuais através do Multiplano Pedagógico (Melo, 2014Melo, L. M. de. (2014). O ensino de trigonometria para deficientes visuais através do Multiplano Pedagógico [Dissertação de Mestrado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro]. BDTD/Centro de Tecnologia e Ciências/PPG em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). https://www.bdtd.uerj.br:8443/handle/1/4847 https://www.bdtd.uerj.br:8443/handle/1/4...
) |
Geometria |
Multiplano |
Abordagem qualitativa – estudo de caso |
Ensino Médio |
Dissertação |
O ensino de funções do 2º grau para alunos com deficiência visual: uma abordagem para a educação matemática inclusiva (Brim, 2018Brim, J. de F. H. (2018). O ensino de funções do 2º grau para alunos com deficiência visual: uma abordagem para a educação matemática inclusiva [Dissertação de Mestrado, Universidade Tecnológica Federal do Paraná]. Repositório Institucional da UTFPR. https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3231 https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/h...
) |
Álgebra |
Material concreto |
Abordagem qualitativa – estudo de caso |
Ensino Médio |
Dissertação |
Introdução ao estudo de função para alunos com deficiência visual com o auxílio do multiplano (Souza, 2015Souza, M. A. de. (2015). Introdução ao estudo de função para alunos com deficiência visual com o auxílio do multiplano [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Oeste do Pará]. Repositório da UFOPA. https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/402 https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/h...
) |
Álgebra |
Multiplano / Geoplano |
Abordagem qualitativa –estudo de caso |
Ensino Fundamental II (9° ano) |
Dissertação |
Matemática inclusiva: ensinando matrizes a deficientes visuais (Silva, 2015Silva, T. S. e. (2015). Matemática inclusiva: ensinando matrizes a deficientes visuais [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Santa Maria]. Repositório Digital da UFSM. https://repositorio.ufsm.br/handle/1/10949 https://repositorio.ufsm.br/handle/1/109...
) |
Álgebra |
Material concreto |
Abordagem qualitativa – estudo de caso |
Ensino Médio |
Dissertação |
O ensino da geometria para alunos com deficiência visual (Silva, 2013Silva, D. C. da. (2013). O ensino da geometria para alunos com deficiência visual [Dissertação de Mestrado, Centro Universitário Franciscano]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – TEDE da UFN. http://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/392 http://www.tede.universidadefranciscana....
) |
Geometria |
Figuras geométricas de diferentes materiais |
Abordagem qualitativa – estudo de caso |
Ensino Médio |
Dissertação |
Introdução ao conceito da função exponencial: um olhar para a educação inclusiva (Santos, 2018Santos, J. dos. (2018). Introdução ao conceito da função exponencial: um olhar para a educação inclusiva [Dissertação de Mestrado, Universidade Tecnológica Federal do Paraná]. Repositório Institucional da UTFPR. https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2992 https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/h...
) |
Álgebra |
Multiplano |
Abordagem qualitativa – estudo de caso |
Ensino Médio |
Dissertação |
Educação matemática inclusiva: o material didático na perspectiva do desenho universal para área visual (Berbetz, 2019Berbetz, M. R. S. (2019). Educação matemática inclusiva: o material didático na perspectiva do desenho universal para área visual [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Paraná]. Acervo Digital da UFPR – DSPACE. https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/66305 https://acervodigital.ufpr.br/handle/188...
) |
Álgebra |
Placas algébricas / Material Dourado |
Abordagem qualitativa – pesquisa intervenção |
Ensino Fundamental II |
Dissertação |
As barras adaptadas de cuisenaire como mediadoras do processo de ensino e aprendizagem das operações matemáticas de adição e subtração de um aluno cego (Drummond, 2016Drummond, M. F. L. A. O. (2016). As barras adaptadas de cuisenaire como mediadoras do processo de ensino e aprendizagem das operações matemáticas de adição e subtração de um aluno cego [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Ouro Preto]. Repositório Institucional da UFOP. https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7966 https://www.repositorio.ufop.br/handle/1...
) |
Números |
Barras de Cuise-naire adaptadas |
Abordagem qualitativa – estudo de caso |
Ensino Fundamental I |
Dissertação |
A inclusão de alunos com deficiência visual do 9º ano do Ensino Fundamental no processo de ensino e aprendizagem de estatística (Pas-quarelli, 2015) |
Probabilidade e Estatística |
Soroban / Simuladores de gráficos |
Abordagem qualitativa – estudo de caso |
Ensino Fundamental II (9° ano) |
Dissertação |
Análise instrumental de uma maquete tátil para a aprendizagem de probabilidade por alunos cegos (Vita, 2012Vita, A. C. (2012). Análise instrumental de uma maquete tátil para a aprendizagem de probabilidade por alunos cegos [Tese de Doutorado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo]. Repositório da PUC-SP. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10906 https://tede2.pucsp.br/handle/handle/109...
) |
Probabilidade e Estatística |
Maquete tátil |
Abordagem qualitativa – estudo de caso |
Ensino Fundamental II |
Tese |