Baker (1995)Baker, J. A. (1995). Depression and suicidal ideation among academically gifted adolescents. Gifted Child Quarterly, 39(4), 218-223. https://doi.org/10.1177/001698629503900405 https://doi.org/10.1177/0016986295039004...
|
Ideação suicida |
146 |
58/56
|
EUA |
7th - 12th grades
|
Não foram encontradas diferenças significativas no sofrimento. |
Bartell & Reynolds (1986) |
Autoestima |
145 |
110/35 |
EUA |
4th - 5th grades
|
Não foram encontradas diferenças significativas nas características afetivas. |
Bénony et al. (2007)Bénony, H., Vanderelst, D., Chahraoui, K., Bénony, C., & Marnier, J. P. (2007). Lien entre dépression et estime de soi scolaire chez les enfants intellectuellement précoces. L’Encéphale, 33(1), 11-20. https://doi.org/10.1016/S0013-7006(07)91554-7 https://doi.org/10.1016/S0013-7006(07)91...
|
Autoestima |
46 |
23/23 |
França |
≈ 11,3 anos |
SD têm menor autoestima acadêmica e geral, além de maiores escores de depressão. |
Blumen & Lanao (2006) |
Fatores de proteção/risco |
55 |
27/28 |
Peru |
9 - 12 anos |
SD têm mais dificuldade em lidar com estresse, mas demonstram maior destreza em situações cotidianas. |
Bracken & Brown (2006) |
Ajustamento emocional |
90 |
45/45 |
EUA |
5 - 18 anos |
SD exibem ajuste comportamental melhor. |
Brody & Benbow (1986) |
Autoestima |
411 |
300/111
|
EUA |
≈ 13,7 anos |
SD percebem-se como menos populares, porém têm maior locus de controle interno. |
Eklund et al. (2015)Eklund, K., Tanner, N., Stoll, K., & Anway, L. (2015). Identifying emotional and behavioural risk among gifted and nongifted children: A multi-gate, multi-informant approach. School Psychology Quarterly, 30(2), 197-211. https://doi.org/10.1037/spq0000080 https://doi.org/10.1037/spq0000080...
|
Ajustamento emocional |
1206 |
168/1038 |
EUA |
5 - 12 anos |
Pais e professores avaliaram que meninos do GC têm maior risco emocional e comportamental. |
Eren et al. (2018)Eren, F., Çete, A. Ö., Avcil, S., & Baykara, B. (2018). Emotional and behavioural characteristics of gifted children and their families. Noro Psikiyatri Arsivi, 55(2), 105-112. https://doi.org/10.5152/npa.2017.12731 https://doi.org/10.5152/npa.2017.12731...
|
Ajustamento emocional |
105 |
49/56 |
Turquia |
9 - 18 anos |
SD descreveram-se como mais desatentas, animadas e com funcionalidade social mais baixa. Meninos SD têm mais sintomas depressivos do que meninas SD. |
Field et al. (1998)Field, T., Harding, J., Yando, R., Gonzalez, K., Lasko, D., Bendell, D., & Marks, C. (1998). Feelings and attitudes of gifted students. Adolescence, 33(130), 331-342. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/9706320/ https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/9706320/...
|
Autoestima |
224 |
62/162 |
EUA |
≈ 14,5 anos |
SD são mais íntimos dos amigos e podem ser socialmente precoces. SD sentem-se iguais ou melhores em relação a habilidades acadêmicas e sociais. Professores avaliaram SD como menos felizes. |
Fouladchang et al. (2010)Fouladchang, M., Kohgard, A., & Salah, V. (2010). A study of psychological health among students of gifted and nongifted high schools. Procedia Social and Behavioral Sciences, 5, 1220-1225. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2010.07.264 https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2010.07...
|
Estresse |
670 |
284/386 |
Irã |
≈ 16,1 anos |
SD apresentaram menor nível de satisfação com a vida e ansiedade, porém maior nível de estresse. |
González-Cabrera et al. (2022)González-Cabrera, J., Tourón, J., Ortega-Barón, J., Montiel, I., & Machimbarrena, J. M. (2022). Are gifted students more victimized than nongifted students? A comparison in prevalence and relation to psychological variables in early adolescence. Journal of Early Adolescence, 43(1), 1-20. https://doi.org/10.1177/02724316211058065 https://doi.org/10.1177/0272431621105806...
|
Estresse |
1398 |
448/950 |
Espanha |
9 - 15 anos |
SD são mais propensos a serem vítimas, assim como vítimas SD têm mais estresse do que vítimas do GC. |
Guignard-Perret et al. (2020)Guignard-Perret, A., Thieux, M., Guyon, A., Mazza, S., Zhang, M., Revol, O., Plancoulaine, S., & Franco, P. (2020). Sleep of Children with high potentialities: a polysomnographic study. Journal of Clinical Medicine, 9, 1-9. https://doi.org/10.3390/jcm9103182 https://doi.org/10.3390/jcm9103182...
|
Estresse |
58 |
33/25 |
França |
5 - 15 anos |
SD têm mais sono REM e menos sono no estágio 1, porém mais queixas de insônia e sono. |
Johnston (1996)Johnston, D. T. (1996). Negative affect, explanatory style, and stressful life events in an elementary school population (Doctoral dissertation, Wilfrid Laurier University). Digital Commons. https://scholars.wlu.ca/etd/198/ https://scholars.wlu.ca/etd/198/...
|
Fatores de proteção/risco |
178 |
92/86 |
Canadá |
4th - 6th grades
|
Não houve diferença significativa quanto ao afeto negativo ou estilo explicativo. |
Merrell et al. (1996)Merrell, K. W., Gill, S. J., Mcfarland, H., & Mcfarland, T. (1996). Internalizing symptoms of gifted and non-gifted elementary-age students: A comparative validity study using the Internalizing Symptoms Scale for Children. Psychology in the Schools, 33(3), 185-191. https://doi.org/10.1002/(SICI)1520-6807(199607)33:3<185::AID-PITS1>3.0.CO;2-P https://doi.org/10.1002/(SICI)1520-6807(...
|
Comportamentos internalizantes |
130 |
65/65 |
EUA |
3th - 6th grades
|
SD relataram menos sintomas de internalização. |
Metha & McWhirter (1997) |
Ideação suicida |
72 |
34/38 |
EUA |
7th - 8th grades
|
SD relataram experimentar menos eventos de mudança de vida. |
Mueller (2009)Mueller, C. E. (2009). Protective Factors as barriers to depression in gifted and nongifted adolescents. Gifted Child Quarterly, 53(1), 3-14. https://doi.org/10.1177/0016986208326552 https://doi.org/10.1177/0016986208326552...
|
Fatores de proteção/risco |
1524 |
762/762 |
EUA |
12 - 19 anos |
SD são menos deprimidos. Os fatores de proteção moderam a depressão em ambos os grupos. |
Parker et al. (2001)Parker, W. D., Portesová, S., & Stumpf, H. (2001). Perfectionism in mathematically gifted and typical czech students. Journal for the Education of the Gifted, 25(2), 138-152. https://doi.org/10.1177/016235320102500203 https://doi.org/10.1177/0162353201025002...
|
Perfeccionismo |
219 |
142/77 |
República Tcheca |
ND |
Perfeccionismo foi mais problemático no GC. Enxaqueca negativamente relacionada à busca por altos padrões. |
Plominski & Burns (2018) |
Ajustamento emocional |
1027 |
641/386 |
EUA |
≈ 21 anos |
Associação entre SD e maiores níveis de bem-estar psicológico, bem como menores níveis de afeto distímico. |
Rice & Taber (2018) |
Perfeccionismo |
658 |
290/368 |
EUA |
≈ 20 anos |
SD têm forte associação entre preocupações perfeccionistas e estresse. |
Richards et al. (2003)Richards, J., Encel, J., & Shute, R. (2003). The emotional and behavioral adjustment of intellectually gifted adolescents: a multi-dimensional, multi-informant approach. High Ability Studies, 14(2), 153-164. https://doi.org/10.1080/1359813032000163889 https://doi.org/10.1080/1359813032000163...
|
Ajustamento emocional |
58 |
33/25 |
Austrália |
≈ 14,47 anos |
Avaliações dos pais indicam que SD têm níveis mais baixos de problemas comportamentais. Os autorrelatos não mostram nenhuma diferença em medida global de ajuste emocional. |
Robinson et al. (2002)Robinson, N. M., Lanzi, R. G., Weinberg, R. A., Ramey, S. L., & Ramey, C. T. (2002). Family factors associated with high academic competence in former head start children at third grade. Gifted Child Quarterly, 46(4), 278-290. https://doi.org/10.1177/001698620204600404 https://doi.org/10.1177/0016986202046004...
|
Fatores de proteção/risco |
5400 |
162/5238 |
EUA |
≈ 8,7 anos |
SD prosperaram mais em termos sociais e acadêmicos. |
Roy (2016)Roy, B. (2016). Prevalence of internalizing and externalizing behavioral problem among school going children in relation to their level of intelligence. Indian Journal of Community Psychology. https://www.thefreelibrary.com/Prevalence+of+internalizing+and+externalizing+behavioural+problem...-a0462787911 https://www.thefreelibrary.com/Prevalenc...
|
Comportamentos internalizantes |
60 |
20/20
|
Índia |
6 - 18 anos |
Meninos SD são menos ansiosos, porém têm mais comportamentos externalizantes. |
Shahzad & Begume (2010) |
Fatores de proteção/risco |
197 |
93/104 |
Paquistão |
9 - 12 anos |
SD têm um nível relativamente baixo de depressão. |
Turakitwanakan et al. (2010)Turakitwanakan, W., Saiyudthong, S., Srisurapanon, S., & Anurutwong, A. (2010). The comparative study of depression between gifted children and normal children. Journal of the Medical Association of Thailand, 93(2), S9-S14. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21299078/ https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21299078...
|
Estresse |
80 |
40/40 |
Tailândia |
9 - 12 anos |
Depressão e nível de cortisol salivar foi maior em SD, contudo a correlação foi inversa. |
Wilson (2015)Wilson, H. E. (2015). Social and emotional characteristics and early childhood mathematical and literacy giftedness: observations from parents and childcare providers using the ECLS-B. Journal for the Education of the Gifted, 38(4), 377-404. https://doi.org/10.1177/0162353215607323 https://doi.org/10.1177/0162353215607323...
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Ajustamento emocional |
1190 |
650/540 |
EUA |
≈ 4 anos |
Pais e professores têm diferentes padrões de observação das características sociais e emocionais. |
Yi & Gentry (2021)Yi, S., & Gentry, M. (2021). Academic perfectionism of high-ability and high-achieving students in Mathematics and Science: differential relations by identification criteria of giftedness. Roeper Review, 43(3), 173-186. https://doi.org/10.1080/02783193.2021.1923592 https://doi.org/10.1080/02783193.2021.19...
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Perfeccionismo |
443 |
134/309 |
Coreia do Sul |
10th - 11th grades
|
Em SD de alto desempenho, a autorregulação perfeccionista foi benéfica, porém apresentaram maior risco de depressão. |