A inclusão do aluno surdo no Ensino Médio e Ensino Profissionalizante: um olhar para os discursos dos educadores |
Mallmann; Conto; Bagarollo; França |
2014 |
Investigar, a partir do olhar da equipe educacional, as práticas pedagógicas no Ensino Médio e Ensino Profissionalizante quando tem em sala de aula um aluno surdo. |
Atividades de vida autônoma na escola de tempo integral: aluno com deficiência visual - perspectivas educacionais |
Tríñanes; Arruda |
2014 |
Buscou conhecer as percepções dos educadores frente à ação docentes de aluno com deficiência visual e a pratica as atividades de vida autônoma na educação em tempo integral, sob perspectivas da educação inclusiva. |
Comunicação alternativa no contexto educacional: conhecimento de professores |
Carnevale; Berverian; Moraes; Kruger |
2013 |
Conhecer a visão de professores sobre a linguagem de alunos com paralisia cerebral sem fala oralizada encadeada ou funcional e investigas, também, o seu conhecimento acerca da Comunicação Alternativa, assim como seus possíveis usos em sala de aula. |
Concepções de professores da educação especial (APAES) sobre a aprendizagem e desenvolvimento do aluno com deficiência intelectual: um estudo a partir da teoria vigotskiana |
Leonel;Leonardo |
2014 |
Identificar concepções de professores que atuam na educação especial sobre a aprendizagem e desenvolvimento de alunos com deficiência intelectual, buscando averiguar como estes compreendem esse processo, bem como suas percepções sobre o papel da mediação na aprendizagem; |
Concepções de professores sobre inclusão escolar e interações em ambiente inclusivo: uma revisão da literatura |
Silveira; Enumo; Rosa |
2012 |
Verificar na literatura cientifica nacional publicada nos últimos dez anos (2000-2010), na BVS, conteúdo dos estudos empíricos que tratam da interação entre professores e alunos com alguma necessidade educativa especial e/ou das concepções acerca da sua inclusão escolar, identificando possíveis fatores que facilitam ou dificultam a eficácia da interação e mediação no contexto escolar; |
Demandas de professores decorrentes da inclusão escolar |
Matos; Mendes |
2015 |
Analisar as demandas decorrentes da educação inclusiva e as possibilidades de atuação do psicólogo escolar, sendo o presente trabalho um recorte referente à analise das demandas; |
Ensino colaborativo para o apoio à inclusão escolar: praticas colaborativas entre os professores |
Vilaronga; Mendes |
2014 |
Consiste em analisar as experiências praticas em ensino colaborativo, dos professores de educação especial do município de são Carlos - SP, que participaram de uma formação na temática no segundo semestre de 2011; |
Ensino da matemática a alunos com deficiência intelectual na educação de jovens adultos |
Brito; Campos; Romanatto |
2014 |
Conhecer as praticas do professor da EJA para o ensino e saberes matemáticos ao aluno jovem e adulto com deficiência intelectual, e intervir junto ao docente sobre possíveis estratégias que seriam, então, adotados; |
Estratégias de ensino e recursos pedagógicos para o ensino de alunos com TDAH em aulas de educação física |
Costa; Moreira; Seabra Júnior |
2015 |
Planejar, aplicar e analisar um programa de intervenção sistematizado, composto por atividades psicomotoras, lúdicas e jogos de estratégias a partir da adaptação de recursos pedagógicos e estratégias de ensino utilizadas em aulas de educação física com intuito de estimular a memoria, atenção e concentração de crianças com TDAH. |
Estratégias pedagógicas empregadas por professores de educação especial aos alunos com deficiência intelectual severa: um estudo descritivo da pratica docente |
Caramori; Dall’Acqua |
2015 |
Pauta-se na descrição e analise da implantação do processo educacional de alunos com deficiência intelectual severa, enfocando as estratégias pedagógicas de professores de educação especial na cidade de Araraquara. |
Formação de professores por meio de pesquisa colaborativa com vistas à inclusão de alunos com deficiência intelectual |
Toledo; Vitaliano |
2012 |
Investigar a eficácia de um programa de intervenção por meio de pesquisa colaborativa junto a professores do ensino fundamental II, tendo em vista prepara-los para promover a inclusão a aluno com DI. |
Inclusão de alunos com deficiência na aula de educação física: identificando dificuldades, ações e conteúdos para prover a formação do professor |
Fiorini; Manzini |
2014 |
Identificar as dificuldades encontradas por professores de educação física para atender a demanda da inclusão educacional de alunos com deficiência; Sugerir ações e conteúdos, a partir dessas dificuldades, que possam promover a formação do professor de educação física. |
Inclusão de crianças com deficiência na escola regular numa região do município de São Paulo: conhecendo estratégias e ações |
Briant; Oliver |
2012 |
Conhecer de vista e da percepção de professores do ensino fundamental, as estratégias que utilizam para favorecer a inclusão de crianças com deficiência na classe comum de escola regular. |
Ingresso e permanência de alunos com deficiência em universidades públicas brasileiras |
Castro; Almeida |
2014 |
Identificar as ações e iniciativas de universidades públicas brasileiras quanto ao ingresso e permanência de pessoas com deficiência, a fim de verificar as barreiras e os facilitadores encontrados por esses estudantes no cotidiano do ensino superior. |
O uso de recursos de tecnologia assistiva por crianças com deficiência física na escola regular: a percepção dos professores |
Alves; Matsukura |
2012 |
Investigar o contexto da escolarização no ensino regular do aluno com paralisia cerebral mais comprometido motoramente, utilizou-se o sistema de classificação da função motora grossa para seleção dos alunos inicialmente. |
Práticas de professores frente ao aluno com deficiência intelectual em classe regular |
Santos; Martins |
2015 |
Investigar práticas pedagógicas de professores de uma escola de rede municipal de Natal/RN, em 2011, frente a alunos com deficiência intelectual, matriculados em anos iniciais do ensino fundamental. |