Acessibilidade / Reportar erro

DIÁLOGO ENTRE DANÇA E DEFICIÊNCIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

DIALOGUE BETWEEN DANCE AND DISABILITY: AN INTEGRATIVE REVIEW

RESUMO

A dança vem conquistando novos espaços, trazendo o corpo e o movimento humano em evidência. Nos anos de 1980, a interface “dança e deficiência” começou a compor as pesquisas nacionais, alcançando a perspectiva educacional. Diante da vasta possibilidade de pesquisas mediadas por essa temática, este estudo teve como objetivo refletir acerca dos artigos que responderam ao seguinte questionamento norteador: Como a literatura tem abordado a temática “dança” no contexto da deficiência? Realizou-se uma revisão integrativa a partir das seguintes bases: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) e Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Periódicos CAPES), sem delimitação de ano de publicação. Os 20 estudos selecionados para a amostra final demonstraram um maior número de publicações nas áreas de Educação Física, Educação e Artes. As modalidades mais mencionadas foram: dança educativa, dança esportiva em cadeira de rodas e dança contemporânea. Assim, buscou-se conhecer os caminhos que vêm sendo percorridos por meio dessa interface, que, apesar de ainda pouco explorada, demonstra grande potencial transformador, enfatizando a dança como um elemento capaz de abarcar todos os corpos, em suas mais diversas nuances.

PALAVRAS-CHAVE:
Dança; Deficiência; Práticas corporais; Dança educativa; Literatura científica

Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01 Vargem Limpa, CEP: 17033-360 - Bauru, SP, Tel.: 14 - 3402-1366 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista.rbee@gmail.com