PROLEC - Prova de avaliação dos processos de leitura (Capellini, Oliveira, & Cuetos, 2014Capellini, S. A., & Conrado, T. L. B. C. (2009). Desempenho de escolares com e sem dificuldades de aprendizagem de ensino particular em habilidade fonológica, nomeação rápida, leitura e escrita.Revista CEFAC, 11(2), 183-193. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462009005000002. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462009...
) |
Avaliar a leitura de palavras frequentes, não-frequentes, pseudopalavras e compreensão de pequenos textos. |
Tarefas de Consciência Fonêmica (Godoy & Cogo-Moreira, 2015Godoy, D. M. A.; Cogo-Moreira, H. (2015). Evidences of factorial structure and precision of Phonemic Awareness Tasks (TCFe).Paidéia, 25(62), 363-372. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1982-43272562201510. http://dx.doi.org/10.1590/1982-432725622...
) |
Avaliar a consciência fonêmica. |
TELCS - Teste de leitura: Compreensão de sentenças (Vilhena, Sucena, Castro, & Pinheiro, 2016Vilhena, D. de A., Sucena, A., Castro, S. L., & Pinheiro, Â. M. V. (2016). Reading Test-Sentence Comprehension: An Adapted Version of Lobrot’s Lecture 3 Test for Brazilian Portuguese.Dyslexia, 22(1), 47-63. doi: https://doi.org/10.1002/dys.1521. https://doi.org/10.1002/dys.1521...
) |
Avaliar a compreensão leitora de sentenças. |
Teste de trilhas parte A e B (Montiel & Seabra, 2012bMontiel, J. M., & Seabra, A. G. (2012b). Teste de trilhas: Partes A e B. A. G. Seabra, &, N. M Dias (Eds.), Avaliação neuropsicológica cognitiva: Atenção e funções executivas (Vol. 1, pp. 79-85). São Paulo: Memnon .) |
Avaliar a flexibilidade cognitiva. |
Tarefa de repetição de dígitos na ordem direta e inversa (Salles et al., 2016Salles, J. F. de, Fonseca, R. P., Parente, M. A. de M. P., Cruz-Rodrigues, C., Mello, C. B. de, Barbosa T., & Miranda, M. C. (2016). NEUPSILIN-INF: Instrumento de avaliação neuropsicológica breve para crianças. São Paulo: Vetor .) |
Avaliar o componente executivo central da memória de trabalho. |
Tarefa Span de pseudopalavras (Salles et al., 2016Salles, J. F. de, Fonseca, R. P., Parente, M. A. de M. P., Cruz-Rodrigues, C., Mello, C. B. de, Barbosa T., & Miranda, M. C. (2016). NEUPSILIN-INF: Instrumento de avaliação neuropsicológica breve para crianças. São Paulo: Vetor .) |
Avaliar o componente fonológico da memória de trabalho. |
Tarefa de memória de trabalho visuoespacial (Salles et al., 2016Salles, J. F. de, Fonseca, R. P., Parente, M. A. de M. P., Cruz-Rodrigues, C., Mello, C. B. de, Barbosa T., & Miranda, M. C. (2016). NEUPSILIN-INF: Instrumento de avaliação neuropsicológica breve para crianças. São Paulo: Vetor .) |
Avaliar o componente visuoespacial da memória de trabalho. |
Tarefa Go/No Go auditivo (Salles et al., 2016Salles, J. F. de, Fonseca, R. P., Parente, M. A. de M. P., Cruz-Rodrigues, C., Mello, C. B. de, Barbosa T., & Miranda, M. C. (2016). NEUPSILIN-INF: Instrumento de avaliação neuropsicológica breve para crianças. São Paulo: Vetor .) |
Avaliar o controle inibitório. |
Teste de Atenção por Cancelamento (Montiel & Seabra, 2012aMontiel, J. M., & Seabra, A. G. (2012a). Teste de atenção por cancelamento. In A. G. Seabra, &, N. M Dias. (Eds.), Avaliação neuropsicológica cognitiva: Atenção e funções executivas (Vol. 1, pp. 57-66). São Paulo: Memnon .) |
Avaliar o controle inibitório/atenção seletiva. |
Tarefa de Fluência Verbal (Salles et al., 2016Salles, J. F. de, Fonseca, R. P., Parente, M. A. de M. P., Cruz-Rodrigues, C., Mello, C. B. de, Barbosa T., & Miranda, M. C. (2016). NEUPSILIN-INF: Instrumento de avaliação neuropsicológica breve para crianças. São Paulo: Vetor .) |
Avaliar a fluência verbal/funcionamento executivo. |