Acessibilidade / Reportar erro

Problem-Based Learning como estratégia metodológica para o desenvolvimento da Flexibilidade Cognitiva no Ensino de Física

Problem-Based Learning as a methodological proposal for the development of Cognitive Flexibility in Physics Teaching

Neste artigo é apresentado um conjunto de Atividades Didáticas de Física para implementação no Ensino Superior, englobando os conteúdos referentes à Energia e Momento Linear. Para isso, as Atividades Didáticas foram elaboradas utilizando como fundamentação teórica a Teoria da Flexibilidade Cognitiva e, como base metodológica, a Problem-Based Learning, com uso de hipermídias como recursos educacionais. Objetiva-se que, através das atividades, os estudantes desenvolvam flexibilidade cognitiva voltada à Resolução de Problemas, possibilitando a reestruturação de seus conhecimentos mediante novos problemas. No decorrer do texto, são descritas as etapas envolvidas no planejamento das atividades e suas fundamentações teóricas e metodológicas; ainda, são analisados os avanços e desafios enfrentados na estruturação das mesmas. Por fim, são discutidas as potencialidades da Problem-Based Learning como metodologia para o desenvolvimento da flexibilidade cognitiva pautada pela Teoria da Flexibilidade Cognitiva.

Palavras-chave:
Hipermídia; atividade didática de física; ensino superior; energia e momento linear; scaffold


Sociedade Brasileira de Física Caixa Postal 66328, 05389-970 São Paulo SP - Brazil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: marcio@sbfisica.org.br