O movimento de um duplo cone ao longo de trilhos dispostos em formato de V inclinados é famoso em ambientes educacionais formais e informais. Quando a inclinação dos trilhos é menor do que uma determinada relação geométrica entre o duplo cone e a abertura dos trilhos, o duplo cone aparentemente é capaz de superar a força da gravidade e rolar de maneira “espontânea” para cima dos trilhos inclinados, provocando debates intensos entre o conhecimento científico e o senso comum. No entanto, os livros de física básica não abordam esse fenômeno, e os artigos científicos encapsulam o mistério por trás do movimento. Este trabalho desenvolve a dinâmica do duplo cone aplicando as leis de Newton para corpos rígidos, seguindo a explicação e recursos dos livros de física básica. Os resultados revelam que a interpretação física da condição geométrica envolve o ângulo entre a força normal com a vertical quando os trilhos não estão inclinados. Esse ângulo implícito na geometria do duplo cone sobre os trilhos organiza de maneira surpreendente as equações. Como resultado, o estudo aprofunda na compreensão vetorial do fenômeno e confirma os teoremas do trabalho-energia cinética e dos eixos paralelos no contexto do movimento do duplo cone.
Palavras-chave: Dinâmica do duplo cone; ensino da física; metodologia científica; experimentos de baixo custo; educação cientifica