Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação do impacto de uma exposição científica itinerante em uma região carente do Rio de Janeiro: um estudo de caso

Impact evaluation of an itinerant science exposition in a poor region of Rio de Janeiro: a case report

O presente artigo relata por meio de um estudo de caso, o processo de investigação do impacto de uma exposição científica itinerante em um município da Baixada Fluminense (RJ), essa investigação se deu por meio da metodologia da lembrança estimulada. Realizamos uma exposição científica que versou sobre temas da óptica em uma escola, onde retornamos quatro meses após a realização da exposição. Buscamos avaliar o impacto dessa exposição em longo prazo, com o auxílio de fotografias digitais dos experimentos presentes na exposição. Os resultados desse trabalho demonstraram que a exposição exerceu sobre os estudantes um impacto positivo, cumprindo o papel de fomentar nesses alunos o interesse pela ciência, além de iniciar o processo de aquisição do conhecimento em espaços de educação não formal por meio da experimentação

lembrança estimulada; metodologia; impacto em museus; ensino de óptica


Sociedade Brasileira de Física Caixa Postal 66328, 05389-970 São Paulo SP - Brazil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: marcio@sbfisica.org.br