Aprendizagem autodirigida |
1. Anotações no livro-texto: nas anotações realizadas pelos alunos no livro-texto, verifica-se em que medida os comentários dos estudantes refletem uma aprendizagem autodirigida. |
Qualidade, quantidade, pontualidade e distribuição |
|
2. Conjuntos de problemas: a partir das soluções dos problemas e das reflexões apresentadas pelos estudantes, afere-se sua habilidade de resolver problemas, analisar seu próprio trabalho e determinar o que precisa ser revisado para uma melhor compreensão do conteúdo. |
Esforço e reflexão |
Domínio do conteúdo |
1. Readiness Assurance Activities: ao final de cada unidade de estudo do livro-texto, os estudantes são avaliados quanto às suas habilidades em resolver entre 8 e 11 problemas, primeiramente de forma individual e depois em colaboração com suas equipes. |
Número de acertos |
|
2. Relatórios dos projetos: ao término dos projetos, as equipes submetem à avaliação um relatório, nos moldes de um artigo científico, e um caderno de campo, utilizado ao longo do processo para registrar todas as etapas do projeto. |
Conteúdo e forma |
Trabalho em equipe |
1. Apresentações dos projetos: Após o desenvolvimento dos projetos, as equipes são avaliadas por um grupo de monitores da disciplina e um conjunto de jurados externos em uma feira de apresentação dos projetos. |
Atendimento aos requisitos do projeto, apresentação dos resultados e habilidade dos integrantes de explicarem a Física envolvida no trabalho e de discutirem tais elementos |
|
2. Avaliações entre os colegas: para cada projeto, os estudantes avaliam a sua própria contribuição e as dos colegas de equipe para o andamento do trabalho. Também analisam a postura de cada indivíduo como membro da equipe. |
Participação nas atividades, preparação para as aulas, comunicação clara e respeitosa, presença e pontualidade, responsabilidade e flexibilidade para lidar com conflitos e discordâncias |
Profissionalismo |
1. Participação: a participação dos estudantes é avaliada nas seções de Peer Instruction (registradas no acesso ao Learning Catalytics), na avaliação realizada pelos colegas de equipe e pelos mentores, os quais analisam, principalmente, aquelas atividades que não são pontuadas em outras dimensões. |
Nível de engajamento nas atividades |
|
2. Pontualidade: os estudantes são avaliados quanto à sua pontualidade nas atividades programadas no calendário da disciplina pelos colegas de equipe e pelo mentor. |
Pontualidade nas aulas e nas entregas de trabalhos |
|
3. Ética: ao longo de todo o semestre, os estudantes são avaliados quanto a sua conduta em todas as atividades. Analisa-se se elas estão de acordo com padrões éticos aceitos socialmente. |
Respeito, honestidade e comportamento justo e igualitário com os outros |